Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 11 de fevereiro de 2017

A importância da família

Tema: A importância da família na construção da aprendizagem da criança
  Resumo
O relato apresenta a importância da presença da família no processo de aprendizagem das crianças, mediante a construção de parcerias família/escola, favorecendo uma melhor compreensão da proposta metodológica do PNAIC. Como também promover a interação significativa com os pais oportunizando vivências que possibilitem a reflexão sobre o processo de desenvolvimento da aprendizagem das criação, considerando o lúdico.
Objetivos:
v  Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, incluindo a família no processo ensino aprendizagem;
v  Promover a integração entre família e escola, ressaltando a importância de um trabalho que envolva o lúdico;
Período:
Mês de novembro
Àreas do conhecimento
  Língua Portuguesa e matemática
Conteúdos:
  O papel dos pais na educação dos filhos;
  Consciência fonológica;
  Leitura;
  SND;
  Operações;
  Dobro e metade;
Pressuposto teórico
  Atualmente a escola precisa está preparada para enfrentar de imediato dois desafios como: as tecnologias de ponta e o ouro a família que não compreende as mudanças metodológicos que a escola vem enfrentando a cada década. Diante deste conflito surge a necessidade de uma parceria entre escola e família, uma vez que ambas emergem dos mesmos objetivos em relação a educação da criança. A parceria entre as duas instituições é peça fundamental para o desempenho escolar das crianças. Daí a importância da escola está aberta à família, envolvê-la em atividades educativas, mostra na prática como as crianças aprendem mediante a utilização de diferentes situações e recursos, como afirma TIBA, 1996: “O interesse e participação familiar são fundamentais. A escola necessita saber que é uma instituição que completa a família, e que ambos precisam ser lugar agradável e afetivo para os alunos/filhos. Os pais e a escola devem ter princípios muitos próximos para o benefício do filho/aluno”. (TIBA, 1996, pag. 140)
Recursos didáticos: Data show, jogos diversos, livros de literatura, vídeos;
Procedimentos metodológicos:
ü  Definição da data do PNAIC em cada escola;
ü  Iniciar cada encontro com uma dinâmica;
ü  Divisão dos pais em grupos por ano; Cada professor acompanha os pais de seus alunos para direcionar um jogo, ou outra atividade Distribuição do jogo, leitura pela professora das regras e materiais utilizados;
ü  Acompanhar os grupos por 40 minutos e retomar a sala para socialização da experiência, mediante questionamentos: o que sentiram ao realizar o jogo? quais dificuldades? Fácil ou difícil?
ü  Apresentação do vídeo “ boletim escolar” e as “crianças aprendem o que vivenciam”; Comentários em relação aos vídeos assistidos;
ü  Apresentação cultural pelas crianças;
ü  Lanche/almoço;
Avaliação:
A avaliação foi positiva. Os não queriam parar de jogar. Concordaram que jogando as crianças aprendem. Solicitaram que a atividade aconteça mais vezes, com sem maior tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário