Viajando No Mundo dos Contos de Fada

Viajando No Mundo dos Contos de Fada

sábado, 11 de fevereiro de 2017

EQUENCIA DIDÁTICA: MÚSICAS INFANTIS

     SEQUENCIA DIDÁTICA: MÚSICAS INFANTIS

PÚBLICO ALVO: Alunos do 3º ano.
PERÍODO: A partir do dia 28 de SETEMBRO de  2015
Áreas do conhecimento:
Disciplinas e eixos norteadores;
Língua Portuguesa - Eixos: Oralidade, Leitura, Produção de texto escrito e Análise Linguística;
Matemática - Eixo: Números e Operações, Grandezas e Medidas, Geometria  e Tratamento da informação;
História - Eixo: Tempo histórico      
Religião: Eu sou imagem e semelhança de Deus.
Arte - Eixo: Execução nas diferentes linguagens da Arte;
Direitos de aprendizagens/habilidades:
LÍNGUA PORTUGUESA
§  Participar de interações orais em sala de aula (questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala e a vez de intervir;
§  Produzir textos escritos com autonomia;
§  Ler texto do gênero música infantis com ajuda da professora e ou com autonomia;
§  Ler texto ajustando a pauta sonora ao escrito;
§  Produzir texto com base em ação desenvolvida;
§  Revisar o texto coletivamente;
§  Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertorio e ordem das letras;
§  Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas;
§  Inferir o sentido de uma expressão em texto lido com autonomia;
§  Identificar a finalidade, as características e o gênero de textos lido pela professora e ou com autonomia;
§  Conhecer e fazer uso de grafias de palavras com correspondência regulares: encontros  consonantais, R e RR, C e QU, NH, LH, CH, X, Consoantes + R (BR, CR, DR, FR, GR, TR, VR) e Consoantes + L (BL, CL, FL, GL, PL, TL) ;
§  Dominar as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo ler e escrever palavras;
MATEMÁTICA
§  Resolver situação problemas utilizando grandezas de mesma natureza; (sistema monetário)
§  Resolver problemas de adição e subtração sem e com agrupamento; (composição com uma das partes desconhecidas e transformação com uma das partes desconhecida , comparação)
§  Resolver situação problemas que envolvem a multiplicação, (parcela iguais e disposição retangular); dobro, triplo.
§  Compor e decompor números;
HISTÓRIA:  Perceber mudanças de costumes  em ralação  passado e presente;
ARTE: Aprimorar suas produções na linguagem do desenho e da pintura;
RELIGIÃO/NDH: Perceber a importância de sua existência e os cuidados que deverá ter consigo e com próxima;
Conteúdos:
·         Resolução de problemas campo aditivo (composição, transformação e comparação) e multiplicativo ( comparações entre razões e configuração retangular). Dobro, triplo.
·         Resolução de problemas com grandezas; (sistema monetário)
·         Sistema de numeração decimal;
·         Alfabeto;
·         Sinais de pontuação.
·         Estrutura das palavras;
·         Segmentação: hipo- segmentação e hiper-segmentação;
·         Letras maiúsculas e minúsculas;
·         Produção de texto escrito e oral;
·         Revisão;
·         Características dos gêneros;
·         Leitura;
·         Estratégias de leitura: antecipação, verificação e inferência;
·         Procedimentos de leitura e de escrita: localizar informações explícitas, identificar o tema de um texto;
·         Função social da escrita;
·         Músicas infantis;;
·         Desenho e pintura;
1º DIA - SEGUNDA FEIRA 28/9
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo.
Materiais: livros para leitura, lousa e pincel, caderno do aluno, letra da música, som ou data show, LD de Matemática.
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: _____________________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: Roda de conversa sobre as músicas infantis preferidas da turma.
ü  Quais músicas infantis vocês conhecem? Cantar algumas com os alunos. Listar em uma folha de papel para uso posterior. (para a professora). Informar que vamos iniciar uma nova sequência com músicas infantis e que a primeira escolhida foi CRIANÇA DE JESUS.
Atividade de leitura apontada e análise:
ü  Distribuir o texto para os alunos realizarem a leitura. Ler ajustando a pauta sonora. Cantar e parar em uma determinada palavra e verificar se os alunos estão parando realmente na palavra.
ü  Após a leitura escrever a palavra “CRIANÇA” e “JESUS”, na lousa e realizar a análise e síntese das palavras em sílabas. Escrever as sílabas na lousa e chamar alunos para formar palavras formando uma lista. Copiar as famílias e as palavras no caderno. Para os alunos não alfabéticos,  letras ou sílabas recortadas para formas algumas palavras.

2º momento:
Atividade de relaxamento: Ouvir a música, Criança de Jesus.
Atividade de Matemática: usando as mãos.
ü  Informe aos alunos que as mãos teve um papel importante em diferentes situações e construção dos conhecimentos Matemáticos: contar, medir. Como usam as mãos e os dedos para contar ou medir?
Escreva na lousa um quadro com as informações:
ü  Considerando como medida de um palmo equivalente a 22 cm; Mostre para os alunos essa medida na régua. Como posso encontrar os resultados?

MEDIDA EM PALMO
MEDIDA EM CM
1  PALMO
  22 CM
2  PALMO

3 PALMO

4 PALMO


Continuar com atividades de Multiplicação no LD – Página 236
Para casa: LD de Matemática – Atividades da Página 237
2º DIA TERÇA FEIRA 29/9
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo e em trio.
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Matemática, envelopes com fichas numeradas de 0 a 9 e ficha para registro, caixa com palavras, LD de Língua Portuguesa.
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: __________________________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: leitura de numerais. Escrever na lousa números de dois e três algarismos para os alunos realizarem a leitura.
Atividade de Matemática: correção da atividade de casa na lousa.
Desenvolver o jogo: Baralhos e números.
ü  Agrupar as crianças em trios. Entregar um envelope a cada aluno contendo fichas com os numerais de 0 a 9.
ü  Cada aluno do trio retira um numeral do envelope e um por vez forma um número com estas fichas e escreve o numero na ficha de registro. Marca ponto o aluno que formar o maior número. Após algumas jogadas soma-se os pontos de cada um, vence o jogo quem fizer mais pontos.
MODELO DE FICHA DE REGISTRO
NOME DO ALUNO
PONTOS POR JOGADA
TOTAL DE PONTOS










2º momento:
Atividade de relaxamento: Imagem e Ação.
ü  Dividir a turma em dois grupos. A frente a professora com uma caixa contendo palavras variadas (nomes de brincadeiras, ou de animais, ou de frutas, etc).
ü  Cada membro de um grupo vem a frente e retira uma palavra ler e demonstra em forma de gestos ou mímicas para que seu grupo adivinhe o que é. Determinar o tempo. Vence o grupo que acertar mais.
Atividade de leitura e análise:
Retomar o texto (CRIANÇA DE JESUS) ler e circular e retirar todas as palavras que tem R:
Distribuir um quadro com esta estrutura:
R NO INICIO
RR
R ENTRE VOGAIS
R NO FINAL












Explicar que o R tem vários sons dependendo da posição que se encontra na palavra.
Para casa: LD de Língua Portuguesa – Página 44, 45 e 46
3º DIA - QUARTA FEIRA 30/9
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo e em trio.
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Matemática, atividade xerocopiada.
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: ______________________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: Lá vem uma barquinha carregadinha de: (palavras que iniciam com R).
Atividade de leitura e análise:
Correção da atividade de casa.
Apresentação de uma nova música. ‘O cravo e a rosa”.
Escrever a música na lousa ou em cartaz e pedir que façam uma leitura coletiva.
Distribuir a letra da música para realizarem uma leitura individual e responder as questões. Acompanhar os alunos não alfabéticos intervindo para que consigam com ajuda realizar a atividade.
2º momento:
Atividade de relaxamento: ouvir a música (O cravo e a Rosa) ou cantar.
Atividade de Matemática: resolução de problemas.( banco de atividades)
Considerar a estratégia de resolução de cada um. Chamar alunos na lousa para resolver os problemas.
Para casa LD de Matemática: Página 52
4º DIA - QUINTA FEIRA  01/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo .
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Matemática e Língua Portuguesa, envelopes com fichas com as frases.
Duração: 3:45min
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: ____________________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: boca de forno. Comando, quanto é: o dobro de: 5, 4 ,3, 2...
Atividade de Matemática e de escrita: correção da atividade de casa.
ü  Escrever numerais por extenso de um a trinta. Escrever os numerais na lousa em colunas para os alunos copiarem e escreverem por extenso. Após terminarem chamar alunos para escreverem os nomes dos numerais na frente de numeral. Chamar atenção dos alunos para a escrita de cada palavra.
2º momento:
Atividade de relaxamento: leitura de frases, brincadeira batata quente.
Atividade de leitura: texto fatiado O CRAVO E A ROSA
ü  Distribuir o texto em tiras ou uma cópia com os versos desordenados para os alunos colocarem em ordem. Alunos agrupados ( dupla com nível de conhecimento aproximados)
Atividade de casa: LD de Língua Portuguesa – Página 159
5º DIA - SEXTA FEIRA 02/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo e em dupla.
Materiais: livros para leitura, lousa e giz, caderno do aluno, LD de Matemática e Língua Portuguesa, texto fatiado ou desordenado, folhas de papel para a escrita do texto, caixas vazias, textos para leitura.
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: ____________________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: Palavra Intrusa.
ü  Falar blocos de 4 palavras onde uma não rima com as demais para os alunos identificarem a palavra intrusa. EX:
ü   BOTÃO- COLA- BALÃO- CAPITÃO. Qual é a palavra intrusa?
ü  CADEIRA- MADEIRA- PANELA- MAMADEIRA.
ü  PINTINHO- MIDINHO- VIZINHO- PETECA.
ü  BICICLETA- BONECA- ATLETA- PATETA.
Atividade de escrita:
ü  Formar duplas produtivas e solicitar que escrevam a música (O CRAVO E A ROSA), sem o contato com o texto original.
ü  Recolher os textos para selecionar um para realizar a revisão na próxima aula.
2º momento:
Atividade de relaxamento: Morto Vivo.
ü  Atividade de Matemática: Apresentação de caixas pequenas com diferentes formatos: cubo, retângulos, para explicar as características destas figuras: faces, arestas e vértices. Realizar atividades no LD de Matemática – Página 68 e 69
Para casa distribuir um texto para cada aluno ler.
6º DIA - SEGUNDA FEIRA 05/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo e em dupla .
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Matemática, textos para leitura,  e texto para revisão,  fichas escalonadas.
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: __________________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: Roda de Leitura.
Solicitar que cada aluno leia para a turma o seu texto.
Atividade de escrita: Revisão
Revisão do texto selecionado na lousa, para os alunos copiarem.
2º momento:
Atividade de relaxamento: Formar Números
ü  Distribuir a cada dupla um envelope com ficha escalonadas para que formem os números que a professora irá ditar.
Atividade de Matemática, SND: LD de Matemática – Páginas 18, 19
Para casa LD de Matemática: 20 e 21
7º DIA - TERÇA FEIRA 6/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo .
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Matemática, textos para leitura, fichas com sílabas, fita adesiva.
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: _______________________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: Formando Palavras.
ü  Distribuir fichas com sílabas que formam o titulo de músicas infantis. Solicitar que os alunos fixe as fichas aleatórias na lousa. Em seguida a professora explica que com aquelas sílabas, serão formados títulos de musicas. O aluno que conseguir discriminar uma palavra dirige-se até a lousa, retira as fichas e reorganizar na lousa e ler a palavra.
Atividade de leitura: Correspondência Título Texto.
ü  Distribuir um texto “Se essa rua” e três títulos, para os alunos ler a letra da música e identificar o titulo. Pintar ou circular as palavras que rimam e responder as atividades abaixo.
        2º momento:
Atividade de relaxamento; CANTAR A MÚSICA (Se essa Rua fosse Minha)
Atividade de Matemática LD – Página 46. Resolução de problemas e correção na lousa.
Para casa LD de Matemática: Página 48
8º DIA - QUARTA FEIRA 7/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo .
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, painel para leitura, atividades xerocopiadas.
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: ______________________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: Adedanha do CH.

Atividade de leitura, escrita e análise:
ü  Retomar a leitura do texto (SE ESSA RUA) para responder as questões abaixo:
Atividade na lousa:
1-      Circular na letra da música palavras que tem NHLH, CH e copiar as palavras no espaço abaixo.
Desenhar o quadro na lousa e solicitar que alguns alunos venham a lousa e escreva as palavras em seguida distribuir a atividade com NH:
2-       
NH
LH
CH




2º momento: Programação do dia da criança
Para casa atividade xerocopiada: Pinte as sílabas que corresponde ao desenho.
9º DIA - QUINTA FEIRA 8/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo e em trio.
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Matemática, texto para leitura quadro para o ditado, bingo numérico.
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: _____________________________________________________________
Atividade de relaxamento: O Capitão Mandou.
Atividade de leitura : Painel de Leitura ( elaborar o painel)
ü  Montar um painel de leitura com os títulos das músicas elencadas no inicio da sequencia, contendo os títulos Enumerados (ver modelo livro Alfabetização página 218).
ü  Distribuir o banco de fichas de leitura  para os alunos e realizar os questionamentos:
v  Que palavra está escrita no número------?
v  Qual é o numero da palavra--------?
v  Quantas letras tem a palavra....? E outros questionamentos que achar pertinente.
2º momento: programação do dia da criança.
10º DIA - SEXTA FEIRA 9/10
Programação da criança.
 DIA -12/10 SEGUNDA FEIRA feriado.
11º DIA – TERÇA FEIRA 13/10
1º MOMENTO:
Atividade lúdica motivacional: cantar a música cinco patinhos fazendo gestos.
Atividade de leitura:
ü  Distribuir a letra da música (Cinco Patinhos) e realizar uma leitura apontada ajustando a pauta sonora ao escrito.
ü  Após a leitura realizar um ditado de palavras com grafias trabalhadas:amarelinha, casinha, cirandinha, capelinha, Terezinha, cravo, briga, pedrinha, ladrilhar, acrescentar outras se considerar pertinentes.
ü  Realizar a revisão na lousa chamando crianças para escrever as palavras.
Para esta atividade oferecer uma folha:
ESCRITA DO ALUNO
REVISÃO

2º momento:
Atividade de relaxamento: Bingo Numérico.
ü  Formar trios com níveis de conhecimento aproximados. Dois jogadores e um cantador. Distribuir dois dados: um de 0 a 5 e outro 4 a 9. Uma cartela para cada jogador (dois).
ü  O cantador joga os dados e canta os dois números possível de ser formados. Quem tiver este número pinta-o em sua cartela.
Atividade de Matemática no LD: Página 50
Para casa: Matemática no LD: 51
12º DIA - QUARTA FEIRA 14/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo .
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Matemática, texto para leitura..
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: _____________________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: Ouvir uma Música (Escolher a música)
Atividade de leitura:
ü  Distribuir a letra da música (Cinco Patinhos) e realizar uma leitura identificando o verso que não pertence a música e circular.
2º momento
Escreva  o quadro na lousa para os alunos calcularem dobro e  o triplo dos numerais que aparecem na música:
                         Numerais
Dobro
Triplo
                               5


                               4


                               3


                               2



Atividade de Matemática: Correção da Atividade de Casa.
Dia 15/10 quinta feira-  feriado dia do professor.
Dia 16/10 sexta feira programão.
13º DIA SEGUNDA FEIRA 19/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo e em dupla.
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Matemática, texto para leitura..
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: ________________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: Cantar a Música Pai Francisco .
Atividade de leitura:
ü  Distribuir o texto (Pai Francisco) para realizarem a leitura e as atividades.
Esta atividade não deverá ser entregue para os alunos: Carlos, Marcos Vinicius e Lucivania.
Análise e Síntese da palavra FRANCISCO
2º momento:
Atividade de relaxamento:
Atividade de Matemática - Jogo MUDAR DE NÍVEL.
ü  Escrever a regra do jogo na lousa, realizar a leitura, formar as duplas e distribuir os materiais, incluindo ficha para registro. Circular pela sala certificando que todos estão conseguindo jogar corretamente.
Atividade no LD de Matemática: 90 e 91
Para casa atividade Livro Didático Matemática – Página 93
14º - DIA TERÇA FEIRA 20/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo .
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Português, texto para leitura..
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: __________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: Cantar a Música FUI A ESPANHA.
Atividade de leitura: Texto Apagado.
ü  Distribuir o texto com lacunas para os aluno em dupla, completarem as palavras com sílabas faltosas.
ü  Escrever na Lousa as palavras: CHAPÉU e PEIXE, explicando que o som do X também é parecido com o do CH;
2º momento:
Atividade de relaxamento: Esfregar a Mão na Barriga e Bater na Cabeça (Atenção e Concentração)
Atividades do Livro Didático de Português – Página 80 e 81
Para Casa Atividades do Livro Didático de Português – Página 82 e 83
15º - DIA QUARTA FEIRA  21/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo .
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Matemática, texto para leitura.
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: __________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: Cantar a Música FUI AO MERCADO
ü  Enumerar as linhas do texto.
ü  Destacar todos os alimentos contidos no texto; E a palavraFORMIGUINHA.
ü  Trabalhar a Análise e Síntese da Palavra FORMIGUINHA
2º Momento: Elaborar atividades contendo SISTEMA MONETÁRIO – PREÇO DE ALIMENTOS
14º - DIA QUINTA FEIRA ;22/10
Planejamento:
Organização dos alunos e da sala: Em semicírculo .
Materiais: livros para leitura, lousa e Pincel, caderno do aluno, LD de Matemática, texto para leitura.
Duração: 3:45min.
Procedimentos metodológicos:
1º momento:
Leitura deleite: __________________________________________________
Atividade lúdica motivacional: CANTAR MÚSICAS INFANTIS.
Atividade avaliativa de leitura.
2º momento:
Atividade avaliativa de Matemática.
15º dia sexta feira 23/10 FECHAMENTO DA SEQUENCIA COM SARAU DE LEITURA.
Bibliografia:

MENDONÇA, Onaide Schwartz. Alfabetização: método socilínguistico: consciência social, silábica e alfabética em  Paulo  Freire/ Mendonça, Onaide Schwartz, Olympio Correa Mendonça- 3 ed- São Paulo Cortez, 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria de Educação Básica- caderno de jogos do PNAIC, Brasília, 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria de Educação Básica- caderno 3  do PNAIC. Construção do Sistema de Numeração Decimal ( SND ), Brasília, 2014.
NASPOLINI, Ana Tereza: Tijolo por tijolo: prática de ensino de Língua portuguesa. São Paulo :FTD, 2009.
PRÓ-LETRAMENTO. Programa de formação de  professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Secretaria da Educação Básica- Brasília, 2008.
PROJETO, BURITI, Língua Portuguesa,  3º ano Ensino fundamental. Editora Moderna. São Paulo, 2011.
PROJETO, BURITI, Matemática, 3º, Ensino fundamental. Editora Moderna. São Paulo, 2011.
RUSSO, Maria de Fátima. Alfabetização: um processo em construção. São Paulo, Saraiva, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário