sábado, 28 de abril de 2012

TEMAS TRANSVERSAIS


  
                                             TEMAS TRANSVERSAIS
A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos. Portanto é importante incorporar essa tendência e a incluir no planejamento de forma a compor um conjunto articulado e aberto a novos temas, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. O planejamento ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais e outros temas podem ser incluídos.
            Os Temas Transversais dos PCN’s[1] incluem Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual. Conforme a necessidade contemporânea, outros temas são incluídos: Direitos Humanos, Educação para o Trânsito, e outros. Esse trabalho requer uma reflexão ética como eixo norteador, por envolver posicionamentos e concepções a respeito de suas causas e efeitos, de sua dimensão histórica e política.
A ética é um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo, mas é também um tema presente no cotidiano de cada um, que faz parte do vocabulário conhecido por quase todos.A reflexão ética traz à luz a discussão sobre a liberdade de escolha. A ética interroga sobre a legitimidade de práticas e valores consagrados pela tradição e pelo costume. Abrange tanto a crítica das relações entre os grupos, dos grupos nas instituições e perante elas, quanto a dimensão das ações pessoais. Trata-se, portanto de discutir o sentido ético da convivência humana nas suas relações com várias dimensões da vida social: o ambiente, a cultura, a sexualidade e a saúde.Segundo Menezes (2002) a transversalidade é um “termo que, na educação, é entendido como uma forma de organizar o trabalho didático na qual alguns temas são integrados nas áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas”. O conceito de transversalidade surgiu no contexto dos movimentos de renovação pedagógica, quando os teóricos conceberam que é necessário redefinir o que se entende por aprendizagem e repensar também os conteúdos que se ensinam aos alunos
O Meio Ambiente é um dos Temas Transversais dos PCN’s, tendo como objetivo respeitar as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, com a finalidade de permitir aos alunos o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessário ao exercício da cidadania. No entanto, “não deve ser implantada como disciplina específica do currículo de ensino” (Lei nº. 9.795/99 Artigo 10 § 1º), mas enfatizam a necessidade da integração da educação ambiental em todas as disciplinas escolares.Conforme citação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais –  Meio Ambiente, (1998, p. 193):
Trabalhar de forma transversal significa buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais participantes. Cada professor, dentro da especificidade de sua área, deve adequar o tratamento dos conteúdos para contemplar o Tema Meio Ambiente, assim como os demais Temas Transversais.
Desta forma, trabalhar de forma transversal constitui-se em buscar a transformação conceitual dos conteúdos trabalhados convencionalmente nas disciplinas, explicitar valores por meio do fortalecimento das relações interpessoais no espaço escolar e a inserção de metodologias que possibilitem a transformação de condutas, estabelecendo sempre um vínculo à realidade cotidiana da sociedade.
1- JUSTIFICATIVA :
      Os PCN’s  afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...”(p. 32) A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade  de desenvolver este projeto. Para finalizar, mostrando a importância do mesmo, concordamos com Herkenhoff quando diz “não podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade...(p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.
2-OBJETIVO  GERAL :
Proporcionar ao aluno condições para que ele se conscientize da necessidade de respeito entre todos através  do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício da cidadania  e cumprindo assim, com o maior papel da escola: favorecer uma aprendizagem realmente significativa na formação de seres humanos mais conscientes, participativos e responsáveis no convívio social.
3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula.
Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras.
Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
Resgatar atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, altruísmo, tolerância, sensibilidade e comprometimento na escola para toda a vida.
Falar, através da música evangélica, canto, coreografia, etc., sobre os valores da fé, do perdão e do amor de Jesus.
Desenvolver  a  autoestima   e o respeito;
Formar consciência dos valores éticos e morais;
Reconhecer  que a paz é uma conquista diária por meio das nossas ações;
Respeitar as diferenças;
Identificar e repelir o bullying e/ou quaisquer outros tipos de desrespeito,discriminação, exclusão, desvalorização do ser humano praticados contra outrem.
Proporcionar momentos com atividades lúdicas que desenvolvam a atenção, concentração e socialização dos educandos .
Possibilitar uma maior comunicação entre a escola, a família e a comunidade escolar como um todo;
Envolver a comunidade escolar para colocar em prática os assuntos discutidos ou vivenciados.
Valorizar a família e a importância do diálogo; Identificar e respeitar diferentes tipos de família;
Reconhecer valores como, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito;
Perceber as diferenças entre pessoas, mostrando que a diversidade não implica inferioridade;
Valorizar as belezas que a mistura das diferenças nos traz;
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;

METODOLOGIA
      

O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua, contando com a participação de toda a comunidade escolar. Algumas sugestões podem ser seguidas pelos professores para melhor desenvolvimento de suas aulas: vídeos, palestras, textos informativos, confecção de cartazes, dramatização e simulação de campanha eleitoral. O projeto se desenvolverá de acordo com as ações do cronograma abaixo, porém sugerimos que em sala os professores realize ações como exemplo de cidadania visando alcançar os valores a serem trabalhados: justiça diante de qualquer situação, mantendo a ordem de acordo com direitos e deveres dos alunos, impondo respeito entre todos, incentivando os alunos, a saber a hora de ouvir, de falar...


AVALIAÇÃO:

 A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com os temas dos projetos, contextualizando o cotidiano escolar e vivência do aluno.O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos:
Quais os conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer dos projetos avaliarem suas ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.

                                                                      REFERÊNCIAS

·         BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF. 1997
·         BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Petropólis, 2002.
·         SALVADOR.Coordenador Pedagógico:Traçando Caminhos para a sua práticaEducativa.Documento original.SMEC/ASTEC, 2005.

=== PARTE 2 ====
=== PARTE 3 ====


[1] Parâmetros Curriculares Nacionais.

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