TEMAS TRANSVERSAIS
A
educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a
aprendizagem e a reflexão dos alunos. Portanto é importante incorporar essa
tendência e a incluir no planejamento de forma a compor um conjunto articulado
e aberto a novos temas, buscando um tratamento didático que contemple sua
complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas
convencionais. O planejamento ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os
temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferentes
realidades locais e regionais e outros temas podem ser incluídos.
Os
Temas Transversais dos PCN’s[1]
incluem Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual.
Conforme a necessidade contemporânea, outros temas são incluídos: Direitos
Humanos, Educação para o Trânsito, e outros. Esse trabalho requer uma reflexão
ética como eixo norteador, por envolver posicionamentos e concepções a respeito
de suas causas e efeitos, de sua dimensão histórica e política.
A
ética é um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo,
mas é também um tema presente no cotidiano de cada um, que faz parte do
vocabulário conhecido por quase todos.A reflexão ética traz à luz a discussão
sobre a liberdade de escolha. A ética interroga sobre a legitimidade de
práticas e valores consagrados pela tradição e pelo costume. Abrange tanto a
crítica das relações entre os grupos, dos grupos nas instituições e perante
elas, quanto a dimensão das ações pessoais. Trata-se, portanto de discutir o
sentido ético da convivência humana nas suas relações com várias dimensões da
vida social: o ambiente, a cultura, a sexualidade e a saúde.Segundo Menezes (2002)
a transversalidade é um “termo que, na educação, é entendido como uma forma de
organizar o trabalho didático na qual alguns temas são integrados nas áreas
convencionais de forma a estarem presentes em todas elas”. O conceito de
transversalidade surgiu no contexto dos movimentos de renovação pedagógica,
quando os teóricos conceberam que é necessário redefinir o que se entende por
aprendizagem e repensar também os conteúdos que se ensinam aos alunos
O
Meio Ambiente é um dos Temas Transversais dos PCN’s, tendo como objetivo
respeitar as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país,
com a finalidade de permitir aos alunos o acesso ao conjunto de conhecimentos
socialmente elaborados e reconhecidos como necessário ao exercício da
cidadania. No entanto, “não deve ser implantada como disciplina específica do
currículo de ensino” (Lei nº. 9.795/99 Artigo 10 § 1º), mas enfatizam a
necessidade da integração da educação ambiental em todas as disciplinas
escolares.Conforme citação dos Parâmetros
Curriculares Nacionais - Temas Transversais –
Meio Ambiente, (1998, p. 193):
Trabalhar
de forma transversal significa buscar a transformação dos conceitos, a
explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à
realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais
participantes. Cada professor, dentro da especificidade de sua área, deve
adequar o tratamento dos conteúdos para contemplar o Tema Meio Ambiente, assim
como os demais Temas Transversais.
Desta
forma, trabalhar de forma transversal constitui-se em buscar a transformação
conceitual dos conteúdos trabalhados convencionalmente nas disciplinas,
explicitar valores por meio do fortalecimento das relações interpessoais no
espaço escolar e a inserção de metodologias que possibilitem a transformação de
condutas, estabelecendo sempre um vínculo à realidade cotidiana da sociedade.
1- JUSTIFICATIVA :
Os PCN’s
afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus
alunos...”(p. 32) A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e
esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve
deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte
dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser
seguida e conquistada por todos os educadores.Por isso, percebemos que alguns
valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por
todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo
assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a
necessidade de desenvolver este projeto.
Para finalizar, mostrando a importância do mesmo, concordamos com Herkenhoff
quando diz “não podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu
compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da
realidade...(p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores.
Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.
2-OBJETIVO GERAL :
Proporcionar
ao aluno condições para que ele se conscientize da necessidade de respeito
entre todos através do reconhecimento,
da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e
morais para o exercício da cidadania e
cumprindo assim, com o maior papel da escola: favorecer uma aprendizagem
realmente significativa na formação de seres humanos mais conscientes,
participativos e responsáveis no convívio social.
3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Sensibilizar
os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente
agradável na sala de aula.
Desenvolver
reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos
desenvolver boa educação e boas maneiras.
Melhorar
a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem
algumas atitudes que causam a indisciplina.
Resgatar
atitudes de cooperação, participação, responsabilidade, altruísmo, tolerância,
sensibilidade e comprometimento na escola para toda a vida.
Falar,
através da música evangélica, canto, coreografia, etc., sobre os valores da fé,
do perdão e do amor de Jesus.
Desenvolver
a autoestima
e o respeito;
Formar
consciência dos valores éticos e morais;
Reconhecer
que a paz é uma conquista diária por
meio das nossas ações;
Respeitar
as diferenças;
Identificar
e repelir o bullying e/ou quaisquer outros tipos de desrespeito,discriminação,
exclusão, desvalorização do ser humano praticados contra outrem.
Proporcionar
momentos com atividades lúdicas que desenvolvam a atenção, concentração e
socialização dos educandos .
Possibilitar
uma maior comunicação entre a escola, a família e a comunidade escolar como um
todo;
Envolver
a comunidade escolar para colocar em prática os assuntos discutidos ou
vivenciados.
Valorizar
a família e a importância do diálogo; Identificar e respeitar diferentes tipos
de família;
Reconhecer
valores como, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito;
Perceber
as diferenças entre pessoas, mostrando que a diversidade não implica
inferioridade;
Valorizar
as belezas que a mistura das diferenças nos traz;
Ressaltar
a importância da afetividade na escola e na família;
METODOLOGIA
O
projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua, contando com a
participação de toda a comunidade escolar. Algumas sugestões podem ser seguidas
pelos professores para melhor desenvolvimento de suas aulas: vídeos, palestras,
textos informativos, confecção de cartazes, dramatização e simulação de
campanha eleitoral. O projeto se desenvolverá de acordo com as ações do
cronograma abaixo, porém sugerimos que em sala os professores realize ações
como exemplo de cidadania visando alcançar os valores a serem trabalhados:
justiça diante de qualquer situação, mantendo a ordem de acordo com direitos e
deveres dos alunos, impondo respeito entre todos, incentivando os alunos, a
saber a hora de ouvir, de falar...
AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma
contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é
necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com os
temas dos projetos, contextualizando o cotidiano escolar e vivência do aluno.O
acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em
consideração os seguintes questionamentos:
Quais os
conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer dos projetos avaliarem suas ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer dos projetos avaliarem suas ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
REFERÊNCIAS
·
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais:
introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF. 1997
·
BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e
práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco,
Petropólis, 2002.
·
SALVADOR.Coordenador Pedagógico:Traçando
Caminhos para a sua práticaEducativa.Documento original.SMEC/ASTEC, 2005.
[1]
Parâmetros Curriculares Nacionais.
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