COMO MOTIVAR SEU ALUNO
☺ Relatos do dia-a-dia; ☺ Notícias da comunidade; ☺ Notícias de jornais e revistas
☺ Acontecimentos importantes; ☺ Gravuras; ☺ Textos principiados;
☺ Textos em rodinhas; ☺ Textos coletivos; ☺ Textos em dupla;
☺ Livros lidos; ☺ Revistas em quadrinhos ☺ Debates;
☺ Acontecimentos importantes; ☺ Gravuras; ☺ Textos principiados;
☺ Textos em rodinhas; ☺ Textos coletivos; ☺ Textos em dupla;
☺ Livros lidos; ☺ Revistas em quadrinhos ☺ Debates;
☺ Cartas, bilhetes, avisos; ☺ Relatórios; ☺ Músicas;
☺ Poesias;
☺ Trabalho com sucatas, ☺ desenhos, pinturas, origamis maquetes
PONTOS IMPORTANTES A OBSERVAR
PONTOS IMPORTANTES A OBSERVAR
☺ Dar sempre um título para o texto; ☺ Colocar o título no meio da linha;
☺ Deixar um espaço entre o título e o texto; ☺ Usar sempre o mesmo espaço dado ao 1º parágrafo;
☺ Travessões são colocados após o espaço do parágrafo;☺ Evitar rasuras, borrões, manchas, etc;
☺ Cuidar da pontuação, bem como da divisão silábica no final da linha;
☺ Escrever o necessário, sendo objetivo, não escreva demais, nem de menos;
☺ Consultar o dicionário sempre. Ajuda no desenvolvimento do vocabulário.
O QUE AVALIAR NA PRODUÇÃO DE TEXTOS
☺ Título de acordo com o texto;☺ Vocabulário variado;☺ Expressões ou palavras interessantes e bem colocadas;
☺ Criatividade na estruturação das frases e emprego do vocabulário;☺ Apresentação (limpeza, margem, disposição do texto, etc);
☺ Fechamento adequado, curioso ou interessante;☺ Uma passagem engraçada, alegre, triste, poética;
☺ Novos contextos, situação diferenciada;☺ Intertextualidade ( personagens de diversas histórias em um mesmo texto);
☺ Descrição de personagens e lugares;☺ Caracterização de personagens ou de situações.
USO DO DICIONÁRIO
☺ Identificação, no texto, das palavras desconhecidas;☺ Busca do significado pelo sentido do contexto;
☺ Memorização do alfabeto de A a Z e de Z a A;☺ Localização da folha certa, por meio de identificação da palavra no alto da página;
☺ Identificar a 2ª, 3ª e 4ª letra na ordem alfabética;☺ Localização da coluna provável. Observar a ordem alfabética das palavras;
☺ Utilizar o dedo indicador para encontrar a palavra;☺ Escolha do significado mais adequado ao contexto em que a palavra foi empregada
ATIVIDADES DIVERSAS
☺ Falar o alfabeto de A a Z e de Z a A;☺ Partir de uma letra e ir até o Z;
☺ Voltar de outra letra até o A;☺ Dizer as vizinhas de determinada letra;
☺ Listar palavras em ordem alfabética;
☺ Observar a seqüência alfabética das palavras que começam com a mesma letra, analisando a 1ª, 2ª, 3ª, ... letras
☺ Deixar um espaço entre o título e o texto; ☺ Usar sempre o mesmo espaço dado ao 1º parágrafo;
☺ Travessões são colocados após o espaço do parágrafo;☺ Evitar rasuras, borrões, manchas, etc;
☺ Cuidar da pontuação, bem como da divisão silábica no final da linha;
☺ Escrever o necessário, sendo objetivo, não escreva demais, nem de menos;
☺ Consultar o dicionário sempre. Ajuda no desenvolvimento do vocabulário.
O QUE AVALIAR NA PRODUÇÃO DE TEXTOS
☺ Título de acordo com o texto;☺ Vocabulário variado;☺ Expressões ou palavras interessantes e bem colocadas;
☺ Criatividade na estruturação das frases e emprego do vocabulário;☺ Apresentação (limpeza, margem, disposição do texto, etc);
☺ Fechamento adequado, curioso ou interessante;☺ Uma passagem engraçada, alegre, triste, poética;
☺ Novos contextos, situação diferenciada;☺ Intertextualidade ( personagens de diversas histórias em um mesmo texto);
☺ Descrição de personagens e lugares;☺ Caracterização de personagens ou de situações.
USO DO DICIONÁRIO
☺ Identificação, no texto, das palavras desconhecidas;☺ Busca do significado pelo sentido do contexto;
☺ Memorização do alfabeto de A a Z e de Z a A;☺ Localização da folha certa, por meio de identificação da palavra no alto da página;
☺ Identificar a 2ª, 3ª e 4ª letra na ordem alfabética;☺ Localização da coluna provável. Observar a ordem alfabética das palavras;
☺ Utilizar o dedo indicador para encontrar a palavra;☺ Escolha do significado mais adequado ao contexto em que a palavra foi empregada
ATIVIDADES DIVERSAS
☺ Falar o alfabeto de A a Z e de Z a A;☺ Partir de uma letra e ir até o Z;
☺ Voltar de outra letra até o A;☺ Dizer as vizinhas de determinada letra;
☺ Listar palavras em ordem alfabética;
☺ Observar a seqüência alfabética das palavras que começam com a mesma letra, analisando a 1ª, 2ª, 3ª, ... letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário