sábado, 21 de abril de 2012

COMO MOTIVAR SEU ALUNO


                       COMO MOTIVAR SEU ALUNO

Relatos do dia-a-dia;       Notícias da comunidade;    Notícias de jornais e revistas
Acontecimentos importantes;   Gravuras;               Textos principiados;
Textos em rodinhas;        Textos coletivos;          Textos em dupla;
Livros lidos;              Revistas em quadrinhos     Debates; 
Cartas, bilhetes, avisos;     Relatórios;               Músicas;
Poesias;                  Trabalho com sucatas,     desenhos, pinturas, origamis maquetes

           
PONTOS IMPORTANTES A OBSERVAR

Dar sempre um título para o texto;    Colocar o título no meio da linha;
Deixar um espaço entre o título e o texto;  Usar sempre o mesmo espaço dado ao 1º parágrafo;
Travessões são colocados após o espaço do parágrafo; Evitar rasuras, borrões, manchas, etc;
Cuidar da pontuação, bem como da divisão silábica no final da linha;
Escrever o necessário, sendo objetivo, não escreva demais, nem de menos;
Consultar o dicionário sempre. Ajuda no desenvolvimento do vocabulário.

            
O QUE AVALIAR NA PRODUÇÃO DE TEXTOS

Título de acordo com o texto; Vocabulário variado; Expressões ou palavras interessantes e bem colocadas;
Criatividade na estruturação das frases e emprego do vocabulário; Apresentação (limpeza, margem, disposição do texto, etc);
Fechamento adequado, curioso ou interessante; Uma passagem engraçada, alegre, triste, poética;
Novos contextos, situação diferenciada; Intertextualidade ( personagens de diversas histórias em um mesmo texto);
Descrição de personagens e lugares; Caracterização de personagens ou de situações.

USO DO DICIONÁRIO

Identificação, no texto, das palavras desconhecidas; Busca do significado pelo sentido do contexto;
Memorização do alfabeto de A a Z e de Z a A; Localização da folha certa, por meio de identificação da palavra no alto da página;
Identificar a 2ª, 3ª e 4ª letra na ordem alfabética; Localização da coluna provável. Observar a ordem alfabética das palavras;
Utilizar o dedo indicador para encontrar a palavra; Escolha do significado mais adequado ao contexto em que a palavra foi empregada

ATIVIDADES DIVERSAS

Falar o alfabeto de A a Z e de Z a A; Partir de uma letra e ir até o Z;
Voltar de outra letra até o A; Dizer as vizinhas de determinada letra;
Listar palavras em ordem alfabética;
Observar a seqüência alfabética das palavras que começam com a mesma letra, analisando a 1ª, 2ª, 3ª, ... letras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário