A
IMPORTÂNCIA DO CONSELHO CLASSE
O Conselho de
classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão
democrática na instituição escolar. A
gestão democrática
esta prevista na LDB 9394/96
em seu artigo 14:
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão
as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo
com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
A finalidade
primeira dos conselhos de classe é diagnosticar problemas e apontar soluções
tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes.Na prática acaba por
avaliar alguns alunos e/ou turmas e a própria prática pedagógica da escola.
Normalmente os conselhos acontecem nos fins de bimestres, trimestres ou semestres, onde são discutidos encaminhamentos pedagógicos, notas e comportamento de alunos.
Normalmente os conselhos acontecem nos fins de bimestres, trimestres ou semestres, onde são discutidos encaminhamentos pedagógicos, notas e comportamento de alunos.
Quando necessário
o conselho de classe decide se um aluno será retido ou não.Se não é bem
conduzido, o Conselho acaba se atendo somente a questões dos alunos e suas
notas e comportamentos, sem avaliar a própria prática educativa da escola.
Ao invés de
discutir o aluno de modo integral, os professores acabam acentuando apenas seus
pontos negativos. Em uma escola onde a gestão democrática é realidade, o
conselho de classe desempenha o papel de avaliação dos alunos e de auto-avaliação de suas práticas, com o
objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as
mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais
dificuldades.
Para tanto, as
reuniões do Conselho não devem se ater somente aos momentos de “fechar as
notas”.Importante salientar que a gestão democrática citada na LDB 9394/96
garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de
estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e
dos outros mecanismos que a possibilitam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário