A Leitura e suas facilidades
Compromisso com a Leitura (Turma 7ª Série)
Delimitação
2.1. Problema
Por que a leitura ainda é pouco cultivada na escola, um
espaço onde se deveria respirar cultura e informações?
3. Justificativa
O projeto de leitura delineia-se
a partir de uma concepção de leitura, numa perspectiva interdisciplinar que
considera o ato de ter um exercício de descoberta e atribuição de
significados.Observa-se que as turmas, de um modo em geral, não têm hábito de
leitura. Diante dessa realidade torna-se necessário formular um projeto e
atividades de leituras que despertem nos alunos o interesse e o prazer pela
leitura, pois a leitura tem grande importância para o desenvolvimento do
indivíduo em seu contexto social, tendo como ponto de partida, as histórias
infanto-juvenis, visando, assim, despertar a curiosidade e o gosto do aluno
pela leitura.
4. Objetivo Geral.
Despertar o gosto pela leitura, de forma com que cada
estudante se conscientize da função e importância da leitura para seus estudos
e o conhecimento.
4.1. Objetivos Específicos:
· Permitir
aos alunos explicarem livros lidos à comunidade escolar;
· Reforçar o
prazer da leitura pelo esforço de aprender e melhorar os estudos;
· Incentivar
alunos para o hábito da leitura, como ferramenta de sua melhoria cognitiva.
· Estimular
o gosto pelo contar e ouvir histórias;
· Perceber a
leitura como um processo dinâmico;
· Recriar
histórias através de textos orais e escritos.
5. Referencial Teórico
A leitura é um
passaporte para a vida. É uma atividade permanente da condição humana, uma
habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em suas várias formas.
Para Paulo Freire, “um
acontecimento, um fato, um efeito, uma canção, um gesto, um poema, um livro se
acham sempre envolvidos em densas tramas, tocados por múltiplas razões de ser”.
Por esse motivo, um texto deve ser lido a partir de seu contexto, o que inclui
um contexto ainda maior no qual interessa muito mais a compreensão do processo,
em que a circunstância e como as coisas ocorrem, do que o produto final, o
texto em si. Ler é, sobretudo, um hábito de quem é estudante e daquele que
aprendeu a ler. A leitura abre espaço para o entender, aprender e pensar.
Segundo Cazden (1987
p. 169), leitura é um conjunto de processos paralelos em interação que atendem
simultaneamente a níveis diferentes da estrutura do texto é também um processo
construtivo. Diz ainda que a mente dos leitores não é uma tabula rasa na qual o
significado das palavras e orações são passivamente registrados.
Para Zilberman, p.75, 1998:Enquanto prática, a leitura associa-se desde seu
aparecimento à difusão da escrita, à fixação do texto na matéria livro (ou numa
forma similar a essa), à alfabetização do indivíduo, de preferência na fase
infantil ou juvenil de sua vida, é a adoção de um comportamento mais pessoal e
menos dependente dos valores tradicionais e coletivos, veiculados por meio oral
através da religião e dos mitos.A leitura é uma discussão permanente entre
vários autores, pois se trata de um recurso mais dinâmico para o ato de
aprender e o desenvolver cognitivamente, segundo: Paulo Freire, Vygotsky,
Emília Ferreiro, Jean Piaget, entre outros.
6. Metodologia (métodos)
O Projeto será desenvolvido
através do recontar e explicar a leitura feita sobre livros infanto-juvenis
contidos em nossa biblioteca. Os alunos, agrupados em 4 ou 5 explicam as
estórias lidas dos livros expostos
6.1 – Recursos a serem utilizados:
Didáticos: —
Cartazes
— Livros Infantis
Humanos: — Professor – Alunos
6.2 – Formas de Avaliação:
Durante o processo de avaliação será observado o
desempenho na participação das atividades individuais e em grupo.
6.3 – Cronograma de Execução:
O “Projeto de Leitura” será desenvolvido com os alunos
da 7ª Série ( ), no período de outubro
de 2008, no corredor da escola:
1º Momento — Escolha dos livros de história,
2º Momento — Leitura dos livros
3º Momento — Divulgação da obra através de cartazes,
apresentação de personagens e do próprio texto.
4º Momento — Culminância e exposição dos trabalhos
realizados no dia 22 de outubro, quarta-feira,2008 (tarde).
7. Referências
ABUD, Maria
José Milharez. O Ensino de Leitura, Editora Saraiva: 1999.
ALVES,
Rubens – Revista Nova Escola- maio de 2002.
BALINKY,
Tatiana, Pedagoga. Revista Nova Escola, nov. de 1998.
BARBOSA,
José Juvêncio, Alfabetização e Leitura, Editora Cortez4ª Edição, 1997, p.p.
27;29;31
BRASIL,
Parâmetros Curriculares Nacionais – MEC: 1996
CHARMEUX,
Evelina. Aprender a Ler: Vencendo o Fracasso. Editora, São Paulo - 1994. p. 28.
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