Gênero
Textual Poesia em Projeto Didático
Apresentação
A poesia
está presente em nosso cotidiano seja na forma de comerciais, vídeo, mensagens
de e-mails, músicas, livros e revistas. Na escola, ela merece um destaque, pois
é possível analisá-la de forma ampla, aumentando o conhecimento sobre sua
estruturação. O Projeto “Gênero textual poesia em projeto didático” tem como
foco principal a interação dos alunos com a poesia, estudando a metrificação, a
rima, inclusive analisando tais poesias, como também criando seus próprios
textos poéticos. Na programação curricular, dentro da Língua Portuguesa, as
oitavas séries apresentam o estudo da poesia. Sendo assim, a opção de escolher
estas turmas deve-se ao fato de agregar a produção prazerosa de poesia ao
estudo teórico deste gênero textual.
Objetivo
geral:
Explanar
o que é gênero textual através de experiências de produção textual com temática
livre e características não fugindo do gênero específico: poesia, levando à
aproximação dos alunos ao gênero textual em questão.
Objetivos
específicos:
• Analisar poesias, suas formas,
características, emoções, etc., em livros na Biblioteca da Escola e em sites
disponíveis na web;
• Estudar tipos de rima e
metrificação dos versos;
• Planejar uma produção textual
com temática livre com turmas de alunos de oitava série dentro do gênero em
questão;
• Explanar o que é gênero textual
através da própria produção de textos;
• Analisar a produção da turma,
escolhendo, trimestralmente, textos para publicação;
• Preparar um livro impresso e
colocar no acervo da Biblioteca da escola;
• Divulgar todos os trabalhos em
Wiki da turma, criado para este fim, permitindo a emissão de comentários na
página.
Público
alvo:
Alunos da
7 º ano com assessoria dos seus
professores de Língua Portuguesa
Passos do
trabalho:
1-
Demonstração de textos poéticos de autores de renome como: Cecília Meireles,
Mário Quintana, Manoel Bandeira , Fernando
Pessoa, e outras poesias disponíveis na Internet;
2-
Reflexão e análise, em sala de aula, sobre as características possíveis no gênero
poesia;
3-
Estudos sobre tipos de rimas e metrificação dos versos, analisando algumas
poesias;
4-
Momento de debate, em sala de aula, enfocando os pontos principais para a
produção textual: emoção, reflexão, escolha ou não de vocábulos, etc.;
5- Redação
de texto poético com temática livre;
6-
Socialização das produções entre os colegas, permitindo a escolha dos melhores
textos para serem colocados no mural da sala e da Escola;
7-
Momento de descontração com declamação das poesias produzidas pelos alunos em
sala de aula;
8-
Divulgação dos textos selecionados em livro a compor o acervo da Biblioteca;
9-
Construção de blog da turma para divulgação de todos os textos produzidos a
cada trimestre.
Considerações
gerais:
Acreditando
na idéia de produzir poesia, analisar o gênero, e com isso obter sucesso junto
à turma de alunos, pelo prazer que a poesia proporciona, apostamos nesta
proposta didático-pedagógica de Projeto.
Além de
ocorrer produção textual, acrescenta-se a análise do gênero textual poesia, em
torno de um tema livre e significativo ao aluno, portanto contando com a
participação particular na escolha do tema para seu texto e concluindo com a
divulgação dos melhores textos bem como de declamação diante da turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário