Viajando No Mundo dos Contos de Fada

Viajando No Mundo dos Contos de Fada
Branca de Neve

sábado, 28 de abril de 2012

Gênero Textual Poesia em Projeto Didático



Gênero Textual Poesia em Projeto Didático
Apresentação
A poesia está presente em nosso cotidiano seja na forma de comerciais, vídeo, mensagens de e-mails, músicas, livros e revistas. Na escola, ela merece um destaque, pois é possível analisá-la de forma ampla, aumentando o conhecimento sobre sua estruturação. O Projeto “Gênero textual poesia em projeto didático” tem como foco principal a interação dos alunos com a poesia, estudando a metrificação, a rima, inclusive analisando tais poesias, como também criando seus próprios textos poéticos. Na programação curricular, dentro da Língua Portuguesa, as oitavas séries apresentam o estudo da poesia. Sendo assim, a opção de escolher estas turmas deve-se ao fato de agregar a produção prazerosa de poesia ao estudo teórico deste gênero textual.
Objetivo geral:
Explanar o que é gênero textual através de experiências de produção textual com temática livre e características não fugindo do gênero específico: poesia, levando à aproximação dos alunos ao gênero textual em questão.
Objetivos específicos:
• Analisar poesias, suas formas, características, emoções, etc., em livros na Biblioteca da Escola e em sites disponíveis na web;
• Estudar tipos de rima e metrificação dos versos;
• Planejar uma produção textual com temática livre com turmas de alunos de oitava série dentro do gênero em questão;
• Explanar o que é gênero textual através da própria produção de textos;
• Analisar a produção da turma, escolhendo, trimestralmente, textos para publicação;
• Preparar um livro impresso e colocar no acervo da Biblioteca da escola;
• Divulgar todos os trabalhos em Wiki da turma, criado para este fim, permitindo a emissão de comentários na página.

Público alvo:
Alunos da 7 º  ano com assessoria dos seus professores de Língua Portuguesa
Passos do trabalho:
1- Demonstração de textos poéticos de autores de renome como: Cecília Meireles, Mário Quintana, Manoel Bandeira  , Fernando Pessoa, e outras poesias disponíveis na Internet;
2- Reflexão e análise, em sala de aula, sobre as características possíveis no gênero poesia;
3- Estudos sobre tipos de rimas e metrificação dos versos, analisando algumas poesias;
4- Momento de debate, em sala de aula, enfocando os pontos principais para a produção textual: emoção, reflexão, escolha ou não de vocábulos, etc.;
5- Redação de texto poético com temática livre;
6- Socialização das produções entre os colegas, permitindo a escolha dos melhores textos para serem colocados no mural da sala e da Escola;
7- Momento de descontração com declamação das poesias produzidas pelos alunos em sala de aula;
8- Divulgação dos textos selecionados em livro a compor o acervo da Biblioteca;
9- Construção de blog da turma para divulgação de todos os textos produzidos a cada trimestre.
Considerações gerais:
Acreditando na idéia de produzir poesia, analisar o gênero, e com isso obter sucesso junto à turma de alunos, pelo prazer que a poesia proporciona, apostamos nesta proposta didático-pedagógica de Projeto.
Além de ocorrer produção textual, acrescenta-se a análise do gênero textual poesia, em torno de um tema livre e significativo ao aluno, portanto contando com a participação particular na escolha do tema para seu texto e concluindo com a divulgação dos melhores textos bem como de declamação diante da turma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário