Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 21 de abril de 2012

REPRESENTAÇÃO TEATRAL DO PROJETO MONTEIRO LOBATO


REPRESENTAÇÃO TEATRAL DO PROJETO MONTEIRO LOBATO
                                                          
APRESENTAÇÃO: Alunos vestidos como os personagens do sítio, darão início ao projeto Monteiro Lobato.
NARRADOR: Estamos aqui reunidos para comemorar a data de aniversário de alguém muito especial, um brasileiro famoso, autor de muitas histórias. O seu nome é MONTEIRO LOBATO. Em homenagem a ele, hoje dia 18 de Abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro.

(ENTRA MONTEIRO LOBATO E SENTA-SE)

NARRADOR : Biografia de Monteiro Lobato. (FOTO DO ESCRITOR
O homem de sobrancelhas grossas aí do desenho é Monteiro Lobato, um dos escritores mais importantes do Brasil.Seu nome era JOSÉ RENATO, mas ele teve a ideia de usar BENTO e virou JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO. Dizem que fez isso só para usar a bengala de seu pai, com as iniciais JBML gravadas.  Monteiro Lobato nasceu e cresceu em uma fazenda em Taubaté, no interior de São Paulo. Ele adorava desenhar e queria ser pintor, mas seu avô fez com que estudasse para ser advogado. Na faculdade, começou a escrever e não parou nunca mais.
Escreveu para adultos e crianças. A turma do Sítio aparece pela primeira vez no livro Narizinho Arrebitado. Depois vieram muitos outros títulos importantes, como O Pica pau Amarelo, O Poço do Visconde e Reinações de Narizinho.Monteiro Lobato se envolveu em muitas polêmicas e dizem que a boneca Emília, que fala tudo o que pensa, mostra a personalidade do escritor. No final da vida Lobato decidiu escrever apenas para crianças.
                                                                 Música Tema do Sítio
MONTEIRO LOBATO: Muito Prazer! Eu sou um escritor que adora contar histórias para crianças. Vocês já ouviram falar num lugar chamado Sítio do Picapau Amarelo?
(Crianças respondem): Sim!
MONTEIRO LOBATO: Pois é, fui eu quem inventou. Imaginem que legal, passar férias em um sítio, junto com uma turma muito animada, vivendo aventuras em vários mundos diferentes? Ao entrar no Sítio do Picapau Amarelo, vocês vão encontrar amigos como Narizinho, Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa, que estão sempre aprontando. Quando querem sair de alguma confusão, eles usam o Faz-de-conta e o Pó de Pirlimpimpim.O Sítio é um local agitado, cheio de aventuras fantásticas, onde vocês encontrarão rinocerontes simpáticos, burros falantes e seres mágicos como o Saci, a Mula-sem-cabeça, a Cuca e todos os personagens dos contos de fadas. É o lugar que todo mundo gostaria de viver.
Vou apresentar para vocês os meus amiguinhos:
NARIZINHO – Sou Lúcia, mas todos me chamam de Narizinho, moro com a vovó Benta e a tia Nastácia no sítio do Picapau Amarelo. Eu tenho uma boneca incrível que fala e que se chama Emília e também um primo – Pedrinho, que mora na cidade e passa as férias conosco. Eu adoro jabuticabas, brincar no ribeirão e passear com a Emília, é claro!

PEDRINHO – Sou neto de Dona Benta e moro na cidade. Todas as minhas férias,fico no sítio da vovó, vivendo grandes aventuras com a Narizinho e a turma. Quando estou no sítio, vivo pescando e inventando mil aventuras.

VISCONDE – Sou o Visconde de Sabugosa. Eu fui feito de sabugo de milho pelo Pedrinho. Aprendi tudo o que sei nos livros de Dona Benta e por isso, me chamam de sábio, mas na verdade, aprendo muito com o Pedrinho, Narizinho e Emília, nas aventuras que acontecem no sítio.

 RABICÓ – Sou o Rabicó. Um porco comum, que a Narizinho resolveu dizer que era Marquês, só para me casar com a Emília. O que eu mais gosto é comer. Como o dia inteiro. E ainda fico querendo mais.

TIA NASTÁCIA – Eu sou tia Nastácia. Adoro cozinhar. As crianças gostam muito de minha comida, principalmente dos meus bolinhos de chuva.  Ai, eu morro de medo, quando inventam umas aventuras malucas aqui no sítio. Um dia até, a boneca de pano que fiz – começou a falar. Ai, cruz–credo!

DONA BENTA – Sou a Dona Benta. A dona do sítio do Picapau Amarelo. Só porque vivo lendo livros, meus netos acham que sou sabida demais. Às vezes tenho que ficar brava com eles por causa das travessuras. Mas logo depois, adoro participar também. Acho que sou a vovó mais feliz do mundo!

EMÍLIA – Eu sou a Emília. Sou a personagem mais divertida, sem mim nada teria graça, pois eu sou a alma do sítio.  Eu fui feita pela tia Nastácia com retalhos de pano e recheio de uma erva chamada macela, que é o outro nome da camomila. No começo, eu não falava, vivia muda por aí. Mas tomei umas pílulas mágicas e não parei mais de tagarelar. Sou alegre e espevitada e invento mil maluquices. Ah, já ia esquecendo, sempre digo tudo o que penso.

CUCA – Eu sou uma bruxa poderosa – a Cuca. Vivo numa gruta misteriosa, perto do sítio do Picapau Amarelo. Detesto crianças. Há, há, há... É bom ter cuidado comigo.

SACI – Eu sou o Saci. Vivo nas matas e florestas e adoro fazer travessuras. Sou um moleque de uma perna só. Fico invisível quando bem entender, fumo cachimbo, sou esperto e ligeiro. Mas tenho um segredo, a minha carapuça, não deixo ninguém tirar. Sem ela, perco os meus poderes e quem pega-lá, ganha um desejo que devo realizar.

JUNTOS – Somos a turma do Sítio do Picapau Amarelo. Vivaaaaaaaaaaaaa!!!!


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-XFuEXvhm6-1Fdis3_QN6loSYPw4xyE8VKZPKUhWuXZMhSPGh_SLzwXZ-f6W8ieJXjxju6-85ANhox1kA_gHsnjECKF2eAGPgXey7_M1bw1jKoHRlP3PqXTVvf5qsCqLA6GleQpU7Gxs/s400/parte+4+projeto+monteiro+lobato.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário