sábado, 21 de abril de 2012

ROTEIRO DE ATIVIDADES DO MÊS DE ABRIL



                                       
                                            DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO             
  ROTEIRO DE ATIVIDADES DO MÊS DE ABRIL
                    DIAS LETIVOS DO MÊS DE ABRIL: 18 DIAS
SUGESTÕES DE GÊNEROS PARA O MÊS DE 
 ABRIL  :  FÁBULAS

DATAS
                                                        ATIVIDADES

01/04/
DIA DA MENTIRA: Mostrar para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas.Contar a história de Pinóquio.Criar fases, poemas e textos falando sobre a mentira. 
02/02
DIA DA BANDEIRA DE PERNAMBUCO:Identificar a importância da bandeira de Pernambuco.Neste dia Cantar o hino,falar sobre o significado,fazer pintura etc
03/04
DIA DA MERENDEIRA : Confeccionar cartões com mensagens para as merendeiras e enviar grupos de alunos para fazer a homenagem.
06/04
PÁSCOA: Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.As atividades: Conversar sobre a data, dando ênfase aos valores que ela nos remete, Organizar uma celebração na escola trabalhar com músicas,cartazes,produção de textos orais e outras),devem ser aplicadas,adequando-as de acordo as fases de escrita de seus alunos. Procure fazer as intervenções necessárias, considerando as fases de aquisição da escrita em que seus alunos se encontram.
07/04
DIA MUNDIAL DA SAÚDE: Conversa sobre a importância de ter uma boa saúde e a importância das vacinas ao combate das doenças ;Confeccionar cartazes referentes ao tema; Visitar um Posto de Saúde e depois produzir um desenho da visita ou produzir um texto.
12/04
FORMAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA TURMAS  DE
 1º AO 5º ANO
Formadoras: Daniela e Conceição da Regional Mata Sul
Horário : Manhã :7 h às  11  Tarde: 13h  às 17 h
Local : Escola Municipal Mário Domingues(Estrela Guia)
13/04
DIA  DO HINO NACIONAL
·        Sensibilizar os alunos para a importância dos valores cívicos e morais e do seu papel como cidadão na sociedade brasileira;
·        Restabelecer o respeito ao Hino Nacional como dever cívico e cultural;
·        Levar o aluno a relacionar a letra do Hino com a história do Brasil, reconhecendo a Independência como libertação do Brasil do domínio de Portugal.
15/04
DIA DO DESARMAMENTO INFANTIL: Falar sobre a importância do não usar arma na infância (mesmo sendo de brinquedo).
16 à 20
SEMANA DAS  AVALIAÇÕES DA  I ETAPA : Vale ressaltar que as novas oportunidades ocorrerão gradativamente durante às aulas.
18/04


DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL: Conversar sobre a importância da leitura; Manusear livros, gibis, etc;Visitar uma biblioteca;Confeccionar um livro com a turma; Promover uma roda de contação de histórias na escola; Confeccionar cartazes incentivando a leitura.
19/04

DIA DO ÍNDIO: Conversa sobre as contribuições indígenas para nossas vidas; Contar para as crianças uma lenda indígena (SACI, MANDIOCA, YARA, CURUPIRA, entre outras). Confeccionar objetos indígenas (armas, instrumentos, artesanatos, etc.); Cantar músicas de índio. Ilustrar músicas de índio.
19/04
INÍCIO DO PROJETO VIAJANDO PELO MUNDO DA LITERATURA INFANTO JUVENIL
INÍCIO DO PROJETO CORTÊS ESPAÇO CIÊNCIA
21/04

FERIADO/ TIRADENTES: Propor uma pesquisa sobre a vida de Tiradentes; Promover um debate sobre essa pesquisa; Confecção de um mural sobre a data.
22/04

DESCOBRIMENTO DO BRASIL: Propor uma pesquisa sobre o Descobrimento do Brasil (gravuras de revistas, jornais ou livros). Contar como se deu essa façanha.
22/04

DIA DO PLANETA TERRA: Conversa sobre os cuidados que devemos ter com o nosso planeta; Produzir com a turma um mural sobre o tema; Promover um debate na sala sobre os acontecimentos que estamos presenciando em consequência dos descuidos das pessoas com o planeta.
27/04
CONSELHO DE CLASSE EM TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS

ATENÇÃO:
REGISTRAR OS DIAS 01 E 02 DE MARÇO
Os dias  da parada nacional  não registra os dias serão registrados quando as aulas forem compensadas.
   TEMA DO ALFABETIZAR:
Abril:
·        O jornalismo no mundo infantil
·        Hino nacional faz parte de nossa história
·        Todo dia é dia de índio
·        Educação é uma to de cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário