sábado, 28 de abril de 2012

Projeto poesia


Projeto poesia
Introdução:

Poesia o que é afinal?O fato é que poesia, apesar de ser complexo no seu contexto mais amplo, é um gênero que desperta gosto pela leitura e pela produção, encantamento e magia. È pensando nesse encantamento, nesse entusiasmo em ler e escrever poesia, que a semed, está procurando através desse projeto proporcionar atividades que dêem espaço para que as crianças possam ler, criar, compreender, aprender e brincar com a magia que existe nas poesias. 

Justificativa:

Este Projeto surgiu da necessidade de se trabalhar com poesias para que os alunos matriculados no 1º ciclo do ensino fundamental I possam participar mais ativamente do Concurso de poesia que é oferecido pela semed a todos os alunos regularmente matriculados na Rede Publica Municipal de Ensino. Além de Proporcionar para as crianças momentos de aprendizagem e construção de saberes; pois a poesia, possui, em muitos casos rimas e muito encantamento, o que facilita a alfabetização e desperta o gosto pela leitura e envolvimento com as atividade propostas.
Objetivo geral:
O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. E através desse contato estimular a escrita de poesias, recitais e atividades pedagógicas que proporcionem conhecimento e descobertas a cerca do gênero.

Objetivos específicos: 

• Ler poesias 
• Recitar poesias;
• Usar linguagem poética no cotidiano da escola; ( em leituras, apresentações, recitais);
• Realizar um recital de poesias com os alunos dos grupos
• Escrever poesias;
• Organizar um livro de poesia com as poesias escrita por cada turma;
• Incentivar a prática de leitura;
• Possibilitar as crianças envolvidas no Projeto, assim como os demais alunos da escola uma leitura crítica das poesias, compreendendo o seu contexto, dando a oportunidade de refletir e aprimorar esse gênero textual;

• Realizar pesquisas acerca do conteúdo (poesias);
• Estudar a biografia de alguns autores 
• Conhecer alguns escritores de poesias de nossa região;

• Avaliar o envolvimento e compreensão dos alunos acerca do gênero;
• Ter acesso a esse tipo de texto;

ETAPAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

• Levantamento de dados sobre a necessidade quanto ao aceso a leitura de poesias;
• Discussão com a equipe escolar sobre a elaboração do projeto, mediante as necessidades encontradas;
• Apresentação do Projeto para os alunos;
• Desenvolvimento das atividades pensadas para execução dentro do projeto, que proporcionem momentos de leitura de poesias;
• Avaliação sobre os aspectos que o Projeto contribuí para a aprendizagem dos alunos (por grupo);
• Socialização dos rendimentos (e não rendimentos) no decorrer do desenvolvimento do Projeto;
• Apresentações teatrais, recitais e dramatizações de poesias;

• Avaliação constante das atividades realizadas dentro do Projeto e seus reflexos na/para a aprendizagem do educando, tendo a avaliação como ponto de partida para um recomeço do que não foi satisfatório;

ATIVIDADES PROPOSTAS:

• Selecionar materiais disponíveis na Escola e Secretaria de Educação para elaboração e uso do/no Projeto;
• Criar um banco de texto com poesias;
• Proporcionar momentos de leituras compartilhadas, individuais ou coletivas no início da aula com poesias;
• Elaborar atividade que envolva esta tipologia;
• Leituras feitas pelo professor e pelos alunos com esse gênero textual;
• Rodas de leituras para a socialização dessa tipologia;
• Escrita coletiva de poesias com o tema sugerido para o concurso literário;
• Pesquisas e discussões acerca de determinados autores estudados ou de suas preferências;
• Acompanhamento do Projeto através de fichas de avaliação, relatos e auto-avaliação;
• Escrever e revisar textos (poesias) para possíveis publicações de livrinhos produzidos pelos alunos;
• Escolher o melhor texto produzido de cada sala para participar do Concurso Literário;
• Convidar poetas da região para realizar um recital de poesias;
• Realizar uma recital de poesias com apresentações feitas pelos alunos de cada turma;

MATERIAIS UTILIZADOS: 

Livros, jornais, revistas, panfletos, cartazes, gibis, Recursos áudio visuais, material individual do aluno, recursos paradidáticos, banco de poesias...

METODOLOGIA: 

Este projeto nasceu da necessidade de inserir poesias para os alunos do ensino fundamental I, com a finalidade de produzir textos poético para participar da seleção do Concurso literário.
Sua metodologia baseia-se no estudo preliminar desse dessa tipologia, na discussão do gênero com cada grupo de aluno, na leitura, escrita e apresentação do resultado obtido com o projeto de poesias, além de pretender despertar o interesse pela literatura e escrita de poesia; bem como subsidiar os professores e todo o grupo escolar sobre a importância da poesia no desenvolvimento cultural e intelectual da criança. 


AVALIAÇÃO: 

A avaliação será realizada no decorrer do projeto através de fichas de observação da participação e envolvimento do grupo e de cada aluno nas atividades realizadas, e também através de avaliações escritas das atividades propostas envolvendo essa tipologia textual.
exercícios  escritos
REFERÊNCIAS: 
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/224.shtml







Nenhum comentário:

Postar um comentário