SEGUE ALGUMAS SUGESTÕES DE COMO
TRABALHAR POESIAS..
EXPLORANDO A TIPOLOGIA TEXTUAL:
POESIA
TÍTULO: O PATO
AUTORES: VÍNICIUS DE MORAES E
TOQUINHO
LÁ VEM O PATO
PATA AQUI, PATA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ
O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA PANELA
PATA AQUI, PATA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ
O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA PANELA
OBJETIVO
São
textos com autoria, isto é, geralmente sabemos quem os fez. Prever o que está
por vir com base em informações ou inferências (estratégias de antecipação).
Perguntar: Quem sabe o que é uma poesia? Do que fala? Para que serve? Onde a encontramos? Quem sabe recitar uma?Ativar os conhecimentos prévios(conceitos espontâneos) dos alfabetizando, deixando que eles manifestem suas idéias, suas experiências e criem suas hipóteses.A partir dos conhecimentos prévios (conceitos espontâneos) dos alfabetizandos, explicar o que é uma poesia, sua função e suas características.As poesias servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente têm rimas e apresentam diferentes diagramações. Possuem títulos, brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras
Perguntar: Quem sabe o que é uma poesia? Do que fala? Para que serve? Onde a encontramos? Quem sabe recitar uma?Ativar os conhecimentos prévios(conceitos espontâneos) dos alfabetizando, deixando que eles manifestem suas idéias, suas experiências e criem suas hipóteses.A partir dos conhecimentos prévios (conceitos espontâneos) dos alfabetizandos, explicar o que é uma poesia, sua função e suas características.As poesias servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente têm rimas e apresentam diferentes diagramações. Possuem títulos, brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras
EXPLORANDO A LEITURA
Apresentar:
numa cartolina o título do texto ou escrevê-lo na lousa, em letra de maiúscula.
O PATO
Perguntar: O que vocês acham o que está escrito? Se eles não conseguirem, fazer a leitura do título do texto.Qual será o assunto que vamos encontrar ou que podemos esperar de um texto com esse título?
Terá personagens? Como eles serão? Quem será o autor?
Apresentar aos alfabetizando a poesia, que deverá ser escrito numa cartolina ou na lousa.Caberá ao professor:
Organizar grupos de no máximo cinco alfabetizandos, com diferentes hipóteses de escrita (pré-silábica,silábica, silábico-alfabética e alfabética).
Distribuir cópias da poesia O texto deverá está escrito em letras maiúsculas, para facilitar aqueles alfabetizandos não-alfabéticos.
Escrever o texto, em letras maiúsculas, na lousa ou numa cartolina.
Com base no título, levar os alfabetizandos a fazer suposições sobre o texto(estratégia de inferência).
Perguntar: Quem quer ler o texto? Se algum alfabetizando souber ler, permite que o faça,
respeitando o seu tempo e seu ritmo.
Fazer a leitura do texto, pausadamente e com entonação adequada, apontando palavra por palavra na lousa. Os alfabetizandos deverão acompanhar através dos seus textos ou da lousa.
Realizar leitura compartilhada, professor e alfabetizandos, pausadamente e com entonação adequada, apontando palavra por palavra.
O PATO
Perguntar: O que vocês acham o que está escrito? Se eles não conseguirem, fazer a leitura do título do texto.Qual será o assunto que vamos encontrar ou que podemos esperar de um texto com esse título?
Terá personagens? Como eles serão? Quem será o autor?
Apresentar aos alfabetizando a poesia, que deverá ser escrito numa cartolina ou na lousa.Caberá ao professor:
Organizar grupos de no máximo cinco alfabetizandos, com diferentes hipóteses de escrita (pré-silábica,silábica, silábico-alfabética e alfabética).
Distribuir cópias da poesia O texto deverá está escrito em letras maiúsculas, para facilitar aqueles alfabetizandos não-alfabéticos.
Escrever o texto, em letras maiúsculas, na lousa ou numa cartolina.
Com base no título, levar os alfabetizandos a fazer suposições sobre o texto(estratégia de inferência).
Perguntar: Quem quer ler o texto? Se algum alfabetizando souber ler, permite que o faça,
respeitando o seu tempo e seu ritmo.
Fazer a leitura do texto, pausadamente e com entonação adequada, apontando palavra por palavra na lousa. Os alfabetizandos deverão acompanhar através dos seus textos ou da lousa.
Realizar leitura compartilhada, professor e alfabetizandos, pausadamente e com entonação adequada, apontando palavra por palavra.
EXPLORANDO A ORALIDADE
Você
gosta de aves? Diga o nome de aves que você conhece ou que você mais gosta.
Você já viu um pato de pertinho? Como ele era?
Quem sabe o que significa as palavras jenipapo, marreco e poleiro?
O que você achou da poesia?
Promover a interpretação oral do texto, perguntando: Qual o título da poesia? De que fala o texto? Qual o nome do personagem? Como ele é? O que aconteceu com ele?
Você já viu um pato de pertinho? Como ele era?
Quem sabe o que significa as palavras jenipapo, marreco e poleiro?
O que você achou da poesia?
Promover a interpretação oral do texto, perguntando: Qual o título da poesia? De que fala o texto? Qual o nome do personagem? Como ele é? O que aconteceu com ele?
Atividade: Leitura e
Escrita de Listas
As listas são as
primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a
aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de
escrita do/a alfabetizando/a e a escrita convencional das palavras, promovendo
o conflito cognitivo.
Objetivos
. Favorecer a aquisição da base alfabética (dos/as alfabetizandos/as não-alfabéticos/as) e da base ortográfica (dos/as alfabetizandos/as alfabéticos/as). Possibilitar a escrita de textos em forma de lista e o reconhecimento o seu uso funcional.
. Favorecer a aquisição da base alfabética (dos/as alfabetizandos/as não-alfabéticos/as) e da base ortográfica (dos/as alfabetizandos/as alfabéticos/as). Possibilitar a escrita de textos em forma de lista e o reconhecimento o seu uso funcional.
Sugestões de atividades
. Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas.
. Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras, super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as da classe, dos/as professores/as ou dos/as funcionários/as da escola.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as presentes ou ausentes; dos aniversariantes do mês..
. Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas.
. Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras, super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as da classe, dos/as professores/as ou dos/as funcionários/as da escola.
. Lista de nomes dos/as alfabetizandos/as presentes ou ausentes; dos aniversariantes do mês..
Para
que o educando produza bons textos, é necessário motivá-lo, deixando-o à
vontade para que o faça de maneira espontânea. O educador deve valorizar toda a
escrita produzida, levando a criança a discutir, mostrando seu ponto de vista.
A produção de textos pode ser oral, escrita, utilizando recursos lúdicos como o teatro, os jogos e brincadeiras. Incentivar o educando não é uma tarefa fácil, mas utilizando recursos variados e adequados fica mais fácil de atingir os objetivos.
A produção de textos pode ser oral, escrita, utilizando recursos lúdicos como o teatro, os jogos e brincadeiras. Incentivar o educando não é uma tarefa fácil, mas utilizando recursos variados e adequados fica mais fácil de atingir os objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário