PROJETO DIDÁTICO - CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
Bloco de Conteúdo
Território
Território
Objetivos
- Reconhecer a ligação entre os protestos populares contra governos ditatoriais que vêm ocorrendo nos últimos meses em diversos países do norte da África e no Oriente Médio.
- Conhecer as características sociais e culturais desses países.
- Compreender a relevância da democracia no mundo contemporâneo.
- Reconhecer a ligação entre os protestos populares contra governos ditatoriais que vêm ocorrendo nos últimos meses em diversos países do norte da África e no Oriente Médio.
- Conhecer as características sociais e culturais desses países.
- Compreender a relevância da democracia no mundo contemporâneo.
Conteúdo
- Conflitos no norte da África e no Oriente Médio.
- Conflitos no norte da África e no Oriente Médio.
Anos
8° e 9°.
8° e 9°.
Tempo
estimado
Oito aulas.
Oito aulas.
Flexibilização
Para alunos com deficiência física (cadeirantes)
Os espaços da escola devem ser adaptados para dar acesso aos alunos cadeirantes. É importante que, assim como os colegas, este aluno tenha acesso à sala de informática para que possa realizar sua pesquisa como os demais. O jornal mural é afixado em uma altura que seja conveniente tanto para a leitura do aluno com deficiência física nos membros inferiores, quanto para os demais alunos e professores da escola.
Para alunos com deficiência física (cadeirantes)
Os espaços da escola devem ser adaptados para dar acesso aos alunos cadeirantes. É importante que, assim como os colegas, este aluno tenha acesso à sala de informática para que possa realizar sua pesquisa como os demais. O jornal mural é afixado em uma altura que seja conveniente tanto para a leitura do aluno com deficiência física nos membros inferiores, quanto para os demais alunos e professores da escola.
Material necessário
- Notícias de jornais e revistas sobre os levantes que ocorreram nos últimos meses no norte da África e no Oriente Médio.
- Notícias de jornais e revistas sobre os levantes que ocorreram nos últimos meses no norte da África e no Oriente Médio.
- Mapa político que apresente essas regiões, computador com
acesso à internet e impressora.
Desenvolvimento
1ª etapa
Questione os estudantes sobre o que eles sabem a respeito dos conflitos que têm sido anunciados nos últimos meses na TV, nos jornais e na internet. Quais países estão em foco? Indague por que
as pessoas protestam e quais são as possíveis motivações para tal. Liste no quadro as causas que levam a levantes. Proponha ao grupo analisar como as pessoas se organizam para manifestar o descontentamento e exigir mudanças. Convide a moçada a produzir um jornal mural para ser afixado nos corredores da escola sobre os conflitos estudados a fim de informar à comunidade escolar de forma breve o que está ocorrendo e explicar os motivos com uma linguagem acessível.
Questione os estudantes sobre o que eles sabem a respeito dos conflitos que têm sido anunciados nos últimos meses na TV, nos jornais e na internet. Quais países estão em foco? Indague por que
as pessoas protestam e quais são as possíveis motivações para tal. Liste no quadro as causas que levam a levantes. Proponha ao grupo analisar como as pessoas se organizam para manifestar o descontentamento e exigir mudanças. Convide a moçada a produzir um jornal mural para ser afixado nos corredores da escola sobre os conflitos estudados a fim de informar à comunidade escolar de forma breve o que está ocorrendo e explicar os motivos com uma linguagem acessível.
2ª etapa
Apresente as notícias de jornal reunidas por você antecipadamente. Distribua o material para ser lido pela turma e questione por que as populações citadas estão protestando. Escreva as repostas no quadro. Como lição de casa, os estudantes devem pesquisar na internet, em portais de notícias, respostas mais embasadas e completas para o questionamento. Peça também que, durante a pesquisa, procurem identificar a visão dos árabes sobre as manifestações e os protestos e a opinião de outros países do mundo
sobre os mesmos.
Apresente as notícias de jornal reunidas por você antecipadamente. Distribua o material para ser lido pela turma e questione por que as populações citadas estão protestando. Escreva as repostas no quadro. Como lição de casa, os estudantes devem pesquisar na internet, em portais de notícias, respostas mais embasadas e completas para o questionamento. Peça também que, durante a pesquisa, procurem identificar a visão dos árabes sobre as manifestações e os protestos e a opinião de outros países do mundo
sobre os mesmos.
3ª etapa
Peça aos alunos que contem o que descobriram na pesquisa feita em casa. Quais as diferenças e semelhanças entre os conflitos na Líbia, na Tunísia, na Argélia, no Sudão e no Egito, por exemplo? Quais eram as reivindicações populares em cada situação? A garotada provavelmente leu que os movimentos, em sua maioria, têm como exigência o fim de ditaduras vitalícias e da corrupção. Esses aspectos são os mais evidenciados pela mídia, mas é importante abrir o leque, mostrando dados econômicos, questões de empobrecimento da população, taxa desemprego, importância estratégica desses países na produção de petróleo e ligações entre os governos ditatoriais e potências internacionais. Estimule a moçada a notar que as manifestações se multiplicam por vários países do norte da África, mas que cada uma se dá de forma diferente e em tempos diferentes, comparando o caso do Sudão com o do Egito. Chame atenção para a reação dos governos, característica que também varia. Alguns reprimem e outros, como o da Jordânia, prometem reformas.
Peça aos alunos que contem o que descobriram na pesquisa feita em casa. Quais as diferenças e semelhanças entre os conflitos na Líbia, na Tunísia, na Argélia, no Sudão e no Egito, por exemplo? Quais eram as reivindicações populares em cada situação? A garotada provavelmente leu que os movimentos, em sua maioria, têm como exigência o fim de ditaduras vitalícias e da corrupção. Esses aspectos são os mais evidenciados pela mídia, mas é importante abrir o leque, mostrando dados econômicos, questões de empobrecimento da população, taxa desemprego, importância estratégica desses países na produção de petróleo e ligações entre os governos ditatoriais e potências internacionais. Estimule a moçada a notar que as manifestações se multiplicam por vários países do norte da África, mas que cada uma se dá de forma diferente e em tempos diferentes, comparando o caso do Sudão com o do Egito. Chame atenção para a reação dos governos, característica que também varia. Alguns reprimem e outros, como o da Jordânia, prometem reformas.
4ª etapa
Solicite que os estudantes, individualmente, elaborem um texto argumentativo reconhecendo que os levantes em questão ocorrem de modos diferentes em cada país e que há a radicalização em alguns. Para disparar a atividade, uma estratégia interessante é questionar se no Egito as manifestações foram provocadas por um regime fundamentalista ou por uma ditadura teocrática.
Solicite que os estudantes, individualmente, elaborem um texto argumentativo reconhecendo que os levantes em questão ocorrem de modos diferentes em cada país e que há a radicalização em alguns. Para disparar a atividade, uma estratégia interessante é questionar se no Egito as manifestações foram provocadas por um regime fundamentalista ou por uma ditadura teocrática.
5ª etapa
Recolha os textos, avalie o que a turma compreendeu até o momento e proponha uma discussão a respeito das informações frágeis ou equivocadas. Amplie a conversa e questione se esses manifestantes
sempre clamam por democracia e protestam contra a corrupção, que marcam os movimentos.
Recolha os textos, avalie o que a turma compreendeu até o momento e proponha uma discussão a respeito das informações frágeis ou equivocadas. Amplie a conversa e questione se esses manifestantes
sempre clamam por democracia e protestam contra a corrupção, que marcam os movimentos.
6ª etapa
Organize os alunos em grupos e instrua-os a listar os assuntos a serem abordados no jornal mural e fazer um breve resumo sobre eles, ou seja, a pauta. Peça também que sugiram os possíveis entrevistados, como professores de Geografia e História, e pesquisem na internet ilustrações para as notícias, incluindo mapas. Outra tarefa: decidir o nome, o número de páginas da publicação e o
cronograma para a realização.
Organize os alunos em grupos e instrua-os a listar os assuntos a serem abordados no jornal mural e fazer um breve resumo sobre eles, ou seja, a pauta. Peça também que sugiram os possíveis entrevistados, como professores de Geografia e História, e pesquisem na internet ilustrações para as notícias, incluindo mapas. Outra tarefa: decidir o nome, o número de páginas da publicação e o
cronograma para a realização.
7ª etapa
Finalizados os textos e escolhidas as imagens, encaminhe a revisão do material e a diagramação. Combine com a garotada e com a direção da escola os melhores pontos para afixar o material.
Finalizados os textos e escolhidas as imagens, encaminhe a revisão do material e a diagramação. Combine com a garotada e com a direção da escola os melhores pontos para afixar o material.
Produto final
Jornal mural sobre conflitos na África e no Oriente Médio.
Jornal mural sobre conflitos na África e no Oriente Médio.
Avaliação
Analise se a turma compreendeu com clareza os aspectos determinantes dos levantes em cada país. Avalie também a consistência das notícias publicadas no jornal mural.
Analise se a turma compreendeu com clareza os aspectos determinantes dos levantes em cada país. Avalie também a consistência das notícias publicadas no jornal mural.
Publicado em NOVA ESCOLA, MARÇO 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário