PROJETO ÁGUA
JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
II- Conteúdos:
CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
• Saber sobre a necessidade de se economizar água.
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
• Compreender o ciclo da água.
• Conhecer as causas da poluição da água.
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
• Identificar o percurso da água do rio até as casas.
• Conhecer os estados físicos da água (sólido , líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
• Saber sobre a necessidade de se economizar água.
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
• Compreender o ciclo da água.
• Conhecer as causas da poluição da água.
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
• Identificar o percurso da água do rio até as casas.
• Conhecer os estados físicos da água (sólido , líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
II – OBJETIVOS GERAIS:
• Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
• Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
• Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
• Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
III- ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita
• Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
Linguagem oral e escrita
• Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
• Produção coletiva de pequenos textos.
• Escrita espontânea.
• Cruzadinhas, caça-palavras.
• Atividades com alfabeto móvel.
• Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
• Escrita espontânea.
• Cruzadinhas, caça-palavras.
• Atividades com alfabeto móvel.
• Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
• Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
• Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
• Situações-problema envolvendo a água.
• Jogo com dado/trilha.
• Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
• Situações-problema envolvendo a água.
• Jogo com dado/trilha.
NATUREZA E SOCIEDADE
• Observação do ciclo da água.
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
• Experiência do pé de feijão.
• Vídeos que abordam o tema.
• Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
• Experiência do pé de feijão.
• Vídeos que abordam o tema.
• Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.
VISUAL
• Desenho livre e de observação.
• Recorte e colagem
• Dobraduras
• Modelagem com areia e argila
• Técnicas de pintura.
• Maquetes.
• Recorte e colagem
• Dobraduras
• Modelagem com areia e argila
• Técnicas de pintura.
• Maquetes.
MÚSICA E MOVIMENTO
• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
• Ginástica historiada (chuí, olha lá!).
• Circuito da água.
• Cd Xuxa, Guilherme Arantes.
• Ginástica historiada (chuí, olha lá!).
• Circuito da água.
• Cd Xuxa, Guilherme Arantes.
AVALIAÇÃO
Exposição de trabalhos.
Fonte : Revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário