PROJETO: LITERATURA INFANTIL
Tema: Projeto Viajando Pelo Mundo da Literatura
Na Educação Infantil
Duração: 19 de abril a 30 de maio de 2012
Justificativa:
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a
desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e
significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e
muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança
enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny
Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser
leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do
mundo...”.Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os
hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a
literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.
Objetivo geral: Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.
Objetivos específicos:
• Reconhecer algumas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Cuidar e valorizar os livros;
• Estimular o gosto pela leitura.
Conteúdos:
• Data comemorativa: Dia nacional do livro infantil;
• Motricidade fina e ampla;
• Expressão corporal;
• Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
• Historinhas
Objetivo geral: Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.
Objetivos específicos:
• Reconhecer algumas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Cuidar e valorizar os livros;
• Estimular o gosto pela leitura.
Conteúdos:
• Data comemorativa: Dia nacional do livro infantil;
• Motricidade fina e ampla;
• Expressão corporal;
• Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
• Historinhas
(OS TRÊS PORQUINHOS, CHAPÉUZINHO
VERMELHO, SITIO DO PICAPAU AMARELO);
• Criatividade e dramatização;
• Música e ritmo;
• Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
• Seriação, conjuntos.
• Criatividade e dramatização;
• Música e ritmo;
• Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
• Seriação, conjuntos.
Metodologia:
v Conversa informal diálogo e questionamento
oral através das historinhas, cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
v Músicas dramatizadas relacionada às
historinhas;
v História
em sequência;
v Quebra cabeça e jogos;
v Historinhas infantis;
v Dramatização das historinhas (teatrinho);
v Sessão historiada;
v Biblioteca na sala;
v Visita a biblioteca
v Fantoches
e dedoches;
v Maquete
da história dos Três Porquinhos;
v Máscaras do lobo mau
v Capas da Chapeuzinho Vermelho
v Vídeos:
OS TRÊS PORQUINHOS; CHAPEUZINHO VERMELHO; DEU A LOCA NO CHAPEUZINHO VERMELHO;
v Bonecos móveis do Sítio do Pica-pau Amarelo –
Emília e Visconde Sabugosa;
v Bonecos – Visconde e Emília com palitos de
picolé.
Culminância:
·
Apresentação de uma
das historinhas e amostra dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
Avaliação:
Avaliação será
contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora
Bibliografia
:
Ø CASHDAN, Sheldon. 'Os 7 pecados capitais nos contos de
fadas: como os contos de fadas influenciam nossas vidas'. Rio de
Janeiro: Campus, 2000.
Ø COELHO, Nelly Novaes. 'O Conto de Fadas'. São
Paulo: Ática, 1987.
Ø MEREGE, Ana Lúcia. 'Os contos de fadas: origens história
e permanência no mundo moderno'. São Paulo, SP: Claridade, 2010.
Gostei muito, bem elaborado e com objetivos bem claros. Obrigada.
ResponderExcluir