Projeto
Pedagógico: "Hora da leitura"
Tema: Hora da leitura
Apresentação:
Este projeto trabalhará com os alunos do Ensino Infantil-l com a finalidade de explorar os livros e o seu valor didático para estimular a leitura, a escrita como também à expressão oral.
JUSTIFICATIVA:
Conhecendo a importância da leitura como forma de expressar sentimentos, valores e a cultura de um povo, resolvi vivenciar com os meus alunos um projeto que possibilite explorar diferentes tipos de textos e gêneros como também a biografia de vários poetas e autores regionais e nacionais.
Objetivos específicos:
ü Estimular a leitura e desenvolver o prazer de ler.
ü Perceber que os livros podem nos levar a lugares que jamais pensaríamos que poderíamos chegar um dia.
ü Contagiar os pais, parentes e amigos com o hábito da leitura.
ü Ajudar a cada aluno formar sua opinião sobre o mundo.
ü Explorar a biblioteca da escola e todos os nossos recursos pedagógicos.
Etapas previstas:
ü Visita a biblioteca para locar um livro.
ü Trabalhar o autor, ilustrador, editora etc.
ü Desenhos interpretativos
ü Atividades individuais como:
Leitura não convencional, noções de latelaridade, sequência numérica, jogo da memória, bingo, etc.
ü Confecção de um dicionário com as letras do alfabeto.
ü Apresentação de histórias no retroprojetor e projetor
ü Se possível trazer para escola alguns autores para participarem do encerramento, autografar livros e principalmente para que os alunos conheçam quem escreveu o livro.
Outras sugestões:
HISTÓRIAS RIMADAS, BEM HUMORADAS, COM SUSPENSE, ENIGMAS, BOAS MENSAGENS...
1. A GALINHA GALINHOLA QUE ESCAPOU DA CAÇAROLA
2. A BRUXA E O PRÍNCIPE
3. CHAPÉU MAL E LOBINHO VERMELHO
4. O FANTASMA BUFÃO
5. O FANTASMA DA FAZENDA
6. O MACACO SUPIMPA
7. O RAPTO DA SAPENILDA
8. NILIN
9. QUEM VAI ATRÁS DEDOICE OU É DOIDO OU TÁ PRÁ SER
10. VOCÊ VAI AO CASAMENTO DO PATO?
11. O GOLPE DA RAPOSA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O PROFESSOR:
• Conversar –sobre a origem da galinha d’angola, sobre príncipes onde existem príncipes, sobre outras histórias que encontramos lobos...
• Desenhar/pintar/confeccionar –. Máscaras, dedoches, fantoches de vara, para recontar a história de diferentes maneiras.
• Dramatizar – com o auxílio de roupas do “faz-de-conta”: chapéus, bijuterias, gravatas, véus, perucas...
• Visitar – zoológico, procurar galinha d”angola, lobos, raposas..
HISTÓRIAS TEMÁTICAS:
1. LALÁ A LATINHA DE LIXO (MEIO AMBIENTE)
2. O CIRCO
3. TIM TIM POR TIM TIM (CIRCO)
4. A MAGIA DA TRANSFORMAÇÃO (METAMORFOSE)
5. SSSIIUU, MOVIMENTOS DO SOM E DO SILÊNCIO
6. PATA AQUI PATA ACOLÁ ( MANGUE, MEIO AMBIENTE)
7. GULODICE NOS TEMPOS DA PEDRA(PRÉ-HISTÓRIA)
8. LUPÉRCIO, O ELEFANTINHO GAGO (PROBLEMAS
FONOARTICULATÓRIOS)
VIDA DE PALITO É FOGO (MEIO AMBIENTE)
9. O SOM DOS BICHOS
10. NA TOCA DO SAPO (METAMORFOSE)
11. A LAGARTINHA SAPECA (METAMORFOSE)
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
• Brincar_ de circo, sugerir que se dividam em subgrupos e criem um número para ser apresentado, pitar o rosto das crianças...
• Investigar – curiosidades sobre a pré-história, sobre os tipos de mangue..., sobre a metamorfose.
• Desenhar/pintar/confeccionar – utilizar técnicas diferentes de pinturas tais como: lixa e lápis cera, aguada com guache, pintura com cotonetes, desenho cego, mosaico. Preenchimento com tiras...
• Dramatizar – com o auxílio de tiras de tecidos ou papel, trabalhar os movimentos corporais, imitar os o som que os bichos emitem,
• Visitar-zoológicos, jardins onde possam encontrar os animais citados, profissionais que falem sobre características dos bichos.
• Paródias - criar paródias a partir das histórias, utilizando músicas infantis mais conhecidas.
• Criar – fantoches de vara, deixá-los em lugares diferentes, com mensagens a cerca do meio ambiente.
• Brincar_ em um espaço livre, brinca com as músicas/loas que encontramos nas histórias.
• Investigar – curiosidades sobre a pré-história, sobre os tipos de mangue.. sobre a metamorfose.
• Desenhar/pintar/confeccionar – utilizar técnicas diferentes de pinturas tais como: lixa e lápis cera, aguada com guache, pintura com cotonetes, desenho cego, mosaico. Preenchimento com tiras...
• Ginástica historiada- fazer uma roda com as crianças e ir lendo a história e movimentando o corpo de acordo com os fatos da história.
Avaliação:
Entendemos que a avaliação não tem um fim em si mesmo. Desta forma a avaliação serve para redirecionamento da prática pedagógica, tomada de decisões, e sondagem do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma os alunos serão avaliados pela professora a cada atividade.
Culminância:
• Momento cultural na área do culto
Com a apresentação dos alunos do infantil-I Tarde
Dramatizando a história: UMA FESTA NO CÉU
• E também um lugar feito para eles ler (com livros, tapetes, almofadas, mesas, desenhos para colorir, giz de cera... seria interessante também se neste cantinho tivesse alguém para tomar cuidar dos alunos auxiliando as professoras) e uma ciranda de livros para que os alunos possam comprar os livros e levar para casa (criando assim um hábito, como se fosse um brinquedo)
Para dar continuidade no projeto, semanalmente (a cada sexta-feira) um aluno levará para casa a MALA DE LEITURA onde terá instruções para leitura com a família e fazer uma ilustração do livro que leu e trazer de volta para escola na segunda-feira.
Observações:
Apresentação:
Este projeto trabalhará com os alunos do Ensino Infantil-l com a finalidade de explorar os livros e o seu valor didático para estimular a leitura, a escrita como também à expressão oral.
JUSTIFICATIVA:
Conhecendo a importância da leitura como forma de expressar sentimentos, valores e a cultura de um povo, resolvi vivenciar com os meus alunos um projeto que possibilite explorar diferentes tipos de textos e gêneros como também a biografia de vários poetas e autores regionais e nacionais.
Objetivos específicos:
ü Estimular a leitura e desenvolver o prazer de ler.
ü Perceber que os livros podem nos levar a lugares que jamais pensaríamos que poderíamos chegar um dia.
ü Contagiar os pais, parentes e amigos com o hábito da leitura.
ü Ajudar a cada aluno formar sua opinião sobre o mundo.
ü Explorar a biblioteca da escola e todos os nossos recursos pedagógicos.
Etapas previstas:
ü Visita a biblioteca para locar um livro.
ü Trabalhar o autor, ilustrador, editora etc.
ü Desenhos interpretativos
ü Atividades individuais como:
Leitura não convencional, noções de latelaridade, sequência numérica, jogo da memória, bingo, etc.
ü Confecção de um dicionário com as letras do alfabeto.
ü Apresentação de histórias no retroprojetor e projetor
ü Se possível trazer para escola alguns autores para participarem do encerramento, autografar livros e principalmente para que os alunos conheçam quem escreveu o livro.
Outras sugestões:
HISTÓRIAS RIMADAS, BEM HUMORADAS, COM SUSPENSE, ENIGMAS, BOAS MENSAGENS...
1. A GALINHA GALINHOLA QUE ESCAPOU DA CAÇAROLA
2. A BRUXA E O PRÍNCIPE
3. CHAPÉU MAL E LOBINHO VERMELHO
4. O FANTASMA BUFÃO
5. O FANTASMA DA FAZENDA
6. O MACACO SUPIMPA
7. O RAPTO DA SAPENILDA
8. NILIN
9. QUEM VAI ATRÁS DEDOICE OU É DOIDO OU TÁ PRÁ SER
10. VOCÊ VAI AO CASAMENTO DO PATO?
11. O GOLPE DA RAPOSA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O PROFESSOR:
• Conversar –sobre a origem da galinha d’angola, sobre príncipes onde existem príncipes, sobre outras histórias que encontramos lobos...
• Desenhar/pintar/confeccionar –. Máscaras, dedoches, fantoches de vara, para recontar a história de diferentes maneiras.
• Dramatizar – com o auxílio de roupas do “faz-de-conta”: chapéus, bijuterias, gravatas, véus, perucas...
• Visitar – zoológico, procurar galinha d”angola, lobos, raposas..
HISTÓRIAS TEMÁTICAS:
1. LALÁ A LATINHA DE LIXO (MEIO AMBIENTE)
2. O CIRCO
3. TIM TIM POR TIM TIM (CIRCO)
4. A MAGIA DA TRANSFORMAÇÃO (METAMORFOSE)
5. SSSIIUU, MOVIMENTOS DO SOM E DO SILÊNCIO
6. PATA AQUI PATA ACOLÁ ( MANGUE, MEIO AMBIENTE)
7. GULODICE NOS TEMPOS DA PEDRA(PRÉ-HISTÓRIA)
8. LUPÉRCIO, O ELEFANTINHO GAGO (PROBLEMAS
FONOARTICULATÓRIOS)
VIDA DE PALITO É FOGO (MEIO AMBIENTE)
9. O SOM DOS BICHOS
10. NA TOCA DO SAPO (METAMORFOSE)
11. A LAGARTINHA SAPECA (METAMORFOSE)
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
• Brincar_ de circo, sugerir que se dividam em subgrupos e criem um número para ser apresentado, pitar o rosto das crianças...
• Investigar – curiosidades sobre a pré-história, sobre os tipos de mangue..., sobre a metamorfose.
• Desenhar/pintar/confeccionar – utilizar técnicas diferentes de pinturas tais como: lixa e lápis cera, aguada com guache, pintura com cotonetes, desenho cego, mosaico. Preenchimento com tiras...
• Dramatizar – com o auxílio de tiras de tecidos ou papel, trabalhar os movimentos corporais, imitar os o som que os bichos emitem,
• Visitar-zoológicos, jardins onde possam encontrar os animais citados, profissionais que falem sobre características dos bichos.
• Paródias - criar paródias a partir das histórias, utilizando músicas infantis mais conhecidas.
• Criar – fantoches de vara, deixá-los em lugares diferentes, com mensagens a cerca do meio ambiente.
• Brincar_ em um espaço livre, brinca com as músicas/loas que encontramos nas histórias.
• Investigar – curiosidades sobre a pré-história, sobre os tipos de mangue.. sobre a metamorfose.
• Desenhar/pintar/confeccionar – utilizar técnicas diferentes de pinturas tais como: lixa e lápis cera, aguada com guache, pintura com cotonetes, desenho cego, mosaico. Preenchimento com tiras...
• Ginástica historiada- fazer uma roda com as crianças e ir lendo a história e movimentando o corpo de acordo com os fatos da história.
Avaliação:
Entendemos que a avaliação não tem um fim em si mesmo. Desta forma a avaliação serve para redirecionamento da prática pedagógica, tomada de decisões, e sondagem do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma os alunos serão avaliados pela professora a cada atividade.
Culminância:
• Momento cultural na área do culto
Com a apresentação dos alunos do infantil-I Tarde
Dramatizando a história: UMA FESTA NO CÉU
• E também um lugar feito para eles ler (com livros, tapetes, almofadas, mesas, desenhos para colorir, giz de cera... seria interessante também se neste cantinho tivesse alguém para tomar cuidar dos alunos auxiliando as professoras) e uma ciranda de livros para que os alunos possam comprar os livros e levar para casa (criando assim um hábito, como se fosse um brinquedo)
Para dar continuidade no projeto, semanalmente (a cada sexta-feira) um aluno levará para casa a MALA DE LEITURA onde terá instruções para leitura com a família e fazer uma ilustração do livro que leu e trazer de volta para escola na segunda-feira.
Observações:
1.
Este Projeto foi realizado por mim, que
acrescentei algumas sugestões de Rosangela Lima, minha supervisora pedagógica
na escola que eu lecionava.
2.
Este projeto poderá ser realizado
por todas as séries.
Nenhum comentário:
Postar um comentário