sábado, 28 de abril de 2012

PROJETO BRINCANDO COM AS PALAVRAS


PROJETO BRINCANDO COM AS PALAVRAS

JUSTIFICATIVA:


Levando em conta a necessidade de aprimorar e compartilhar ideias e experiências entre alunos e professores elaborou-se tal projeto; que será desenvolvido com alunos do Ensino fundamental  na modalidade  de 6º ano ao 9 º ano,nas  escolas  do município de Cortês MT, que irão interagir e buscar novos conhecimentos na área de leitura e produção literária, motivando-se a buscar novos desafios e com a prática compreender e valorizar cada vez mais a importância da leitura e do manuseio de livros desde a  educação infantil. Compreendendo e respeitando as diferenças regionais e as variações linguísticas ,com isso fazendo da comunidade escolar um ambiente agradável e prazeroso transformando  suas aulas  mais atrativas e motivadoras, despertando em seus alunos  a  paixão pela leitura.
Este tema foi escolhido por sabermos que a leitura é a base primordial na educação dos alunos, tendo como efeito produtivo na construção do conhecimento de mundo, formando assim cidadãos críticos e capazes de resolver situações-problemas que poderão enfrentar no seu cotidiano.Sendo assim o projeto visa  a inserção no cotidiano escolar de  alguns gêneros  textuais  para que  o desenvolvimento da leitura seja a cada dia mais aprimorado.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar aos educandos uma visão ampla do ensino de leitura e escrita, proporcionando o conhecimento de como transformar as aulas mais dinâmicas e participativas prendendo a atenção de todos de forma que possa gerar mudanças para uma transformação social, oferecendo sugestões para um trabalho interdisciplinar, rompendo as barreiras da escola .


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Oportunizar aos participantes a confecção de matérias de grande importância para desenvolver atividades de produção e leitura;
Identificar diversos gêneros textuais
- Ler, analisar e interpretar ideias de grandes pensadores, proporcionar aos alunos oportunidade de reflexão e socialização sobre os processos de produção e edição de livros.
- Refletir sobre a necessidade de planejamento, para assim conseguir alcançar os objetivos desejados.
- Ampliar o conhecimento e valorização da prática da leitura e escrita, bem como de seus dialetos lingüísticos.
- Participar de atividades dinâmicas e motivadoras.
- Compreender a importância da moral da história, preocupando sempre em transmitir valores educacionais e étnicos.

METODOLOGIAS:

O trabalho terá como fundamentação teórica os mais variados pesquisadores, na área de leitura e escrita .
Para desenvolver o presente projeto será feito leituras em livros, vídeos , revistas, jornais e materiais didáticos, bem como fontes testemunhais, com questionamentos e debates. Durante o curso serão desenvolvidas atividades sugestivas em relação ao assunto leitura e escrita, com aulas práticas que poderão ser usadas em sala com alunos, servido como exemplos de atividades motivadoras que envolvem a participação de todos.

MATERIAL NECESSÁRIO:

-Livros , revistas;
-Dicionário;
-Lápis de cor e canetinha;
- Data show ou retroprojetor;
-Folha sulfite;
- Pincel atômico.
-revistas;
Entre outros de uso comum na escola.

ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS:

- Leitura de textos, histórias e debates;
- definição de leitura e escrita, e suas variações linguísticas;
- Diferentes tipos textuais;
-Como diferenciar os gêneros textuais;
- Como fazer a leitura de imagens;
-Descrição oral, e colocação das ideias em grupo
-Exemplos de aulas dinâmicas e práticas;
-Identificação do narrador em textos infantis;
-Produção de textos usando concordância nominal e verbal, para diferentes faixas etárias;
-Uso da internet na leitura, e pesquisa para confecção dos livros;

AVALIAÇÃO:

Será continua, durante o desenvolvimento do projeto desenvolveremos atividades que facilitarão as aulas de leitura e escrita, com a confecção de livros que servirão para apresentar nas creches e escolas de educação infantil, podendo ser individual ou coletivo, também será observado a importância da moral da história, procurando sempre passar uma ideia educativa.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 20ª edição - Rio de Janeiro - RJ – Ed. Paz e Terra, 1980.
DARTON Robert. O Grande Massacre de Gatos e outros episódios da historia cultural francesa. Rio de janeiro – RJ – Ed. O Rio de janeiro Graal, 1986.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 41ª edição – São Paulo-SP – Ed. Cortez, 2001.
BAGNO, Marcos A. Norma Culta: Língua e poder na sociedade. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
MUNDO JOVEM, revista OUTUBRO DE 2006.
PERINI, A. Mário; Sofrendo a Gramática.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUÇÃO DE MATO GROSSO. Escola ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar – aprender a sentir, ser feliz e fazer. 2.ed. Cuiabá: Seduc, 2001.
JR. Ari Pedro Balieiro: volume 2 psicolinguistica Introdução à Lingüística, Domínios e Fronteiras.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo – SP, Ed. Global, 1981.
Revista Nova Escola Maio de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário