Educar é Semear

Educar é Semear

sábado, 21 de janeiro de 2017

TEXTO : Xote Ecológico (Luiz Gonzaga)

TEXTO :
 Xote Ecológico (Luiz Gonzaga)

Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se plantar não nasce, se nascer não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar.
Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu.
E o verde onde que está?
Poluição comeu.
 Nem o Chico Mendes sobreviveu.


1- Sobre o texto é correto dizer:

a) A “poluição” age contra o bem-estar da natureza, e, por conseguinte, das pessoas.

b) São vítimas da “poluição” apenas a “flor” e o “peixe”.

c) A “poluição” não interfere diretamente na qualidade do ar.

d) Embora a “poluição” incomode em algumas ações do homem, é possível ter uma vida saudável com ela.

e) A poluição não tem relação alguma com a qualidade da alimentação das pessoas.


2. Marque a alternativa que melhor traduz o sentimento expresso no texto:

a) Alegria com a atitude dos homens.

b) Medo de acabar a cachaça.

c) Ódio diante do comportamento dos homens.

d) Indignação com a atitude dos homens.

e) Esperança nas atitudes humanas.


3. Assinale a alternativa que apresenta a relação incorreta quanto à significação da palavra em destaque:

a) “Poluição comeu” - “Poluição destruiu”.
b) “Nem o Chico Mendes sobreviveu” – “Nem o Chico Mendes morreu”
c) “Se plantar não nasce” – “Se plantar não brota”
d) “se nasce não dá” – “se nasce não vinga” e) “E o verde onde que está?”
 “E a mata onde que está?”


4. A alternativa em que todas as palavras estão corretamente separadas é:

a) Po-lu-i-ção – am-bien-te – re-cur-sos.
b) Po-lui-ção – am-bien-te – re-cur-sos.
c) Po-lui-ção – am-bi-en-te – re-cu-rsos.
d) Po-lu-i-ção – am-bie-nte – re-cu-rsos.
e) Po-lu-i-ção – am-bi-en-te – re-cur-sos.



4- 1(A)   2(D)  3(B)  4(E)

Nenhum comentário:

Postar um comentário