quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

PROJETO: Cidadão, cidadania...

PROJETO: Cidadão, cidadania...
                Violência To fora!

Justificativa:

       O tema norteador desse projeto será: Violência to fora! Que será
desenvolvido com todos os alunos do 2º turno da
 ESCOLA(NOME DA ESCOLA) - . De forma a permear todo o
 trabalho educacional.
       Dentro desta proposta coletiva manteremos fieis a perspectiva educacional e administrativa que enfatizará valores de civilidade e cidadania incutindo
 nos alunos noções de respeito a si mesmo e ao outro, o que é “chique” e o
que “deselegante” (direitos e deveres).

Objetivos:

·  Produzir trabalhos com os alunos transformando a teoria em
atos concretos.
·  Construir com os alunos a relação existente entre o despertar de valores e o combate a violência.
·  Conciliar todos os trabalhos desenvolvidos, fazendo-os girar em torno
 do tema proposto neste projeto – Violência, uma questão de todos.

Atividades:

·  Músicas;
·  Desenho livre;
·  Produção de textos; ( escrita e desenho)
·  Cartazes:
·  Leitura de livros; etc.
Exemplo de cartazes a serem produzidos pelas crianças:

É CHIQUE
* Saber agradecer sempre-muito obrigado!
* Respeitar o outro;
* Saber ouvir;
* Levantar a mão quando quiser falar em sala de aula, etc.
* Respeitar o espaço do outro;
* Ceder lugar para os mais velhos;
* Pedir desculpas;
* Pedir licença para passar;
* Cuidar do próprio corpo, morar descentemente (limpeza)
* Saber cumprimentar as pessoas;

É DESELEGANTE

* Conversar com o outro a distância;
* Pichar (paredes, carteiras, muros e banheiros);
* Falar palavrões;
* Ficar de mau humor (cara fechada);
* Gritar nos corredores, sala de aula, rua e ônibus;
* Brincar de forma violenta;
* Arrastar carteiras e cadeiras;
* Sentar-se à mesa (carteira);
* Fofoca
* Trabalhar; (trabalho infantil).
* Brincar de forma violenta.
* Não respeitar as pessoas.

DEVERES NA ESCOLA

* Respeitar colegas e todos os funcionários da escola;
* Não jogar lixo no chão;
* Não rabiscar as carteiras, cadeiras e paredes;
* Não pichar muros;
* Não brigar com os colegas;
* Não sujar as salas, pátios e quadras;
* Não estragar os brinquedos ou materiais esportivos;
* Não quebrar os telefones públicos (orelhões).

Desenvolvimento:

       * No primeiro momento, os alunos deverão fazer uma produção de texto:
          ( escrita para as turmas: 3ª , 4ª e 5ª anos)
       * Para as turmas: Ed. Infantil, 1ª  e 2ª anos, desenho.
*Os alunos em grupo deverão confeccionar um cartaz com  
  uma frase sobre o tema proposto – Violência to fora!
* Os alunos receberão folhas com o cabeçalho do projeto –
Violência to fora! Onde deverão produzir textos e desenhos,
 que serão selecionados para exposição no mural da escola.
* Será realizada a leitura dos textos: Os Estatutos do Homem –
 Thiago de Mello,  Dia Mundial do Bem Querer- Mercedes Campos
 e  letra de músicas relacionadas ao tema deste projeto.









Estatuto do homem
Thiago de Mello
Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.
Decreta-se que nada será obrigado nem proibido: tudo será permitido. Inclusive brincar com rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.
Parágrafo único
Só uma coisa fica proibida, amar sem amor.
Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras.
Expulso do grande baú de medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.
Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas.
A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como fogo ou um rio ou como a semente do trigo, e a sua morada será sempre o coração do homem.
Folha de São Paulo, 1º de fevereiro de 1987, 4º caderno, p.41

·  Paz (Joana);
·  Canção da América (Milton Nascimento/ Fernando Brant);
·  Somos Amigos (Balão Mágico);
·  Se és  feliz.


Avaliação:

* Auto-avaliação dos alunos;
* Avaliação da equipe pedagógica.

Duração:

Mês de Agosto/Setembro, em 8 horas/aula para cada turma.
Obs: as atividades poderão ser desenvolvidas nas aulas de Ens. Religioso.

Material:
         * Papel A4, craft ou cartolina;
* Lápis de cor e de escrever;
* Borracha;
* Revistas;
* Som CD
* Fita crepe e/ou durex;
* CD
* DVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário