quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Plano de Ensino Anual 4º ano

Plano de Ensino Anual 4º ano


Plano de Ensino Anual


Unidade Escolar
Componente Curricular: LÍNGUA  PORTUGUESA                                 Ano de Escolaridade: 4º ANO
Nome da Professora:

Estratégias:
-Cópia, leitura, interpretação e produção textual (gêneros diversos);
-Jogos, jograis, brincadeiras e músicas;
-Conversas formais e informais;
-Confecção de cartazes e desenhos;
-A escrita (formal e informal);
-Atividades envolvendo letras, sílabas, palavras, frases e textos;
-Conto de história (leitura antecipatória,  analise dos desenhos, ilustrações e pinturas);
-Utilização de palavras cruzadas, caça-palavras e palavras enigmáticas;
-Utilização de letra bastão e cursiva;
-Uso do dicionário;
-Atividades de juntar, separar, relacionar, completar, desenhar, pintar, recortar, colar, montar, copiar, etc;
-Utilização de livros e gibis;
-Uso de livros e folhas de diversos modelos etc;
-Trabalhos envolvendo letra, sílaba, palavras, frases e textos.


            Avaliação:

-Arguição oral;
-Leitura;
-Atividades escritas;
-Ditados;
-Participação;
-Avaliação objetiva;
-Observação realizada diariamente e de forma contínua.




Unidade Escolar: 
Componente Curricular:  MATEMÁTICA                                           Ano de Escolaridade: 4º ANO
Nome da Professora:

Estratégias:
-Atividades no caderno, livro e papel;
-Leitura, cópia e interpretação dos símbolos e numerais;
-Conversas formais e informais;
-Representação através de desenhos e pinturas;
-Utilização de blocos lógicos, material dourado e ábaco;
-Utilização de quadro valor;
-Situações concretas e cotidianas envolvendo as operações matemáticas;
-Resolução de situações problemas;
-Exploração da orientação espacial através de diferentes formas;
-Utilização de tabelas e gráficos simples com a lista de palavras móvel;
-Forma e figuras geométricas (uso de ilustrações, embalagens, etc);
-Jogos e brincadeiras;
-Utilização de calendário e relógio;
-Registro de medidas utilizando barbante, metro, régua, frasco, potes, garrafas, etc;
-Utilização de malha quadrada;
-Uso do dicionário.



Avaliação:

-Leitura;
-Atividades escritas;
-Contagem;
-Operações matemáticas e situações problemas com material concreto;
-Participação oral;
-Avaliação objetiva;
-Observação realizada diariamente e de forma contínua.



Unidade Escolar: 
Componente Curricular:  CIÊNCIAS                                           Ano de Escolaridade: 4º ANO
Nome da Professora:


Estratégias:
-Observação da natureza e do ser humano como sendo parte integrante e agente de transformação do meio
  em que vive;           
-Jogos, brincadeiras e músicas;
-Representação através de desenho, pintura, recorte e colagem;
-Pesquisa;
-Entrevista e debates;
-Confecção de cartazes;
-Representação do corpo humano com suas partes e órgãos;
-Hábitos de higiene pessoal e do ambiente;
-Representação dos seres vivos (animal e vegetal), ciclo vital (nascimento, crescimento, reprodução e
  morte); 
-Representação do ambiente modificado e natural;
-Coleta de dados para confecção de cartazes para expor objetivo de pesquisa;
-Conversa formal e informal;
-Utilização de fotos e ilustrações variadas e vídeos;
-Palavras cruzadas, diagramas e caça-palavras;
-Trabalho diversificado com recursos naturais: a água, o solo, o ar e os seres vivos;
-Tratamento de informações fornecida por meio de desenhos, quadros, listas, pequenos textos (orientado
  pelo professor).

Avaliação:

-Atividade oral e escrita;
-Trabalhos e pesquisas;
-Avaliação objetiva;
-Participação;
-Observação realizada diariamente e de forma contínua.




Unidade Escolar: 
Componente Curricular:  GEOGRAFIA                                          Ano de Escolaridade: 4º ANO
Nome da Professora:


Estratégias:
-Uso do espaço físico, a paisagem e o lugar de convívio;
-Estudo do ambiente;
-Jogos, brincadeiras e músicas;
-Conversas informais e formais;
-Coleta de dados;
-Representação através de desenho, pintura, recorte e colagem;
-Pesquisas;
-Entrevistas e debates;
-Utilização de fotos, ilustrações e vídeos;
-Palavras cruzadas e caça-palavras;
-Utilização da linguagem cartográfica (globo terrestre e mapas variados);
-Confecção de cartazes.


Avaliação:

-Atividade oral e escrita;
-Trabalhos e pesquisas;
-Avaliação objetiva;
-Participação;
-Observação realizada diariamente e de forma contínua.






Componente Curricular:  HISTÓRIA                                          Ano de Escolaridade: 4º ANO
Nome da Professora:


Estratégias:
-Reconhecimento de semelhanças e diferentes dos diversos grupos sociais étnicos;
-Jogos, brincadeiras e músicas;
-Conversas informais e formais;
-Coleta de dados;
-Representação através de desenho, pintura, recorte e colagem;
-Pesquisas;
-Entrevistas e debates;
-Utilização de fotos, ilustrações e vídeos (identificando as transformações do tempo);
-Palavras cruzada e caça-palavras;
-Utilização de combinados (regras de convívio em grupo);
-Questionários;
-Trabalhos variados (datas comemorativas, símbolos  nacionais, pontos turísticos de Cortês;
-Confecção de cartazes.



 Avaliação:

-Atividade oral e escrita;
-Trabalhos e pesquisas;
-Avaliação objetiva;
-Participação;
-Observação realizada diariamente e de forma contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário