Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

MAPA CONCEITUAL GEOGRAFIA

MAPA CONCEITUAL GEOGRAFIA
CONCEITO: A Geografia é uma Ciência que estuda a relação entre a Terra e seus habitantes.
OBJETIVOS:

1. A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente (Geografia Humana). Um dos temas centrais da geografia é a relação homem-natureza.
2. O objetivo básico do estudo da geografia é o desenvolvimento do sentido de direção, da capacidade de ler mapas, da compreensão das relações espaciais e do conhecimento do tempo, do clima e dos recursos naturais.

CIÊNCIAS AUXILIARES: A geografia depende muito de outras áreas do conhecimento para obter informações básicas da química, da geografia, da matemática, da física, da astronomia, da antropologia, da biologia e os relaciona com o estudo dos povos e de seu meio-ambiente.

PRINCÍPIOS BÁSICOS: O Estudo da geografia compreende quatro linhas de investigação principais: São elas:
·      A localização de acidentes geográficos, localidades e povos;
·      A descrição das diversas partes do mundo e o estudo das diferenças existentes entre elas;
·      A explicação da origem dos diferentes acidentes geográficos do globo terrestre;
·      Os estabelecimentos de relações espaciais entre os acidentes e regiões.
PRINCIPAIS RAMOS DA GEOGRAFIA:

1.        Geografia Física (ou Fisiografia) se foca na geografia dentro das Ciências da Terra. Tem como objetivo entender a litosfera hidrosfera, atmosfera, pedosfera, e os padrões da fauna e flora global (biosfera).

Categorias: I - Biogeografia, II - Climatologia & paleoclimatologia, III - Geografia litorânea, IV - Geografia ambiental & Gestão ambiental, V - Geodésia & Topografia, VI - Geomorfologia, VII - Glaciologia, VIII -  Hidrologia & Hidrografia, IX -Ecologia de paisagem, X – Oceanografia, XI – Pegologia, XII – Paleogeografia.
22. Geografia Humana (ou sociografia) é o ramo da geografia que estuda os padrões e processos que formam a interação humana com os vários ambientes. Ela envolve os aspectos humanos, políticos, culturais, sociais e econômicos.
Categorias: I – Geografia cultural, II – Geografia do desenvolvimento, III – Geografia econômica, IV – Geografia da saúde, V – Geografia história & temporal, VI – Geog. Política & Geopolitica, VII – Geog. Populacional ou demografia, VIII – Geografia da religião, IX – Geografia social, X – Geografia do transporte, XI – Geografia turística, XII – Geografia urbana, XIII – Geografia rural, XIV – Recenseamento.

3. Geografia ambiental é um ramo da geografia que descreve os aspectos espaciais da interação entre humanos e o mundo natural.

4. Geomática é o ramo da geografia que envolve o uso de técnicas espaciais tradicionais usadas em cartografia e topografia e suas aplicações nos computadores.

5. Geografia regional é o ramo da geografia que estuda as regiões da Terra de todos os tamanhos. O principal objetivo é entender ou definir as particularidades de uma determinada região.
PPAISAGEM: É definida como sendo uma unidade visível, que possui uma identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; o passado e o presente. A paisagem é o velho no novo e o novo no velho.

lLUGAR: (...) A categoria lugar traduz os espaços com os quais as pessoas tem vínculos mais afetivos e subjetivos que racionais e objetivos: uma praça, onde se brinca desde menino, a janela de onde se vê a rua, o alto de uma colina, de onde se avista a cidade. O lugar é onde estão as referencias pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir a paisagem e o espaço geográfico.

TERRITÓRIO: (...) compreender o que é território implica também compreender a complexidade da convivência em um mesmo espaço, nem sempre harmônica, da diversidade de tendências, idéias, crenças, sistemas de pensamento e tradições de diferentes povos e etnias. Pode até mesmo ser considerada como o conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país. É algo criado pelos homens, é uma instituição.

ESPAÇO GEOGRÁFICO: O espaço geográfico é historicamente produzido pelo homem enquanto organiza econômica e socialmente sua sociedade.

CARTOGRAFIA: é um ramo da geografia que estuda a representação da superfície da Terra com símbolos abstratos (mapeamento). Através da produção de mapas e cartas a Cartografia manifesta-se como uma linguagem essencial para a produção de imagens geográficas através de conceitos espaciais como a Localização, Densidade, Distribuição, Escola, Distância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário