Educar é Semear

Educar é Semear

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Conselho de classe

O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político-Pedagógico da Escola, e no regimento escolar, com a responsabilidade de analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetivação do processo ensino e aprendizagem.
Conselho de Classe constitui-se em um espaço de reflexão pedagógica, onde todos os sujeitos do processo educativo, de forma coletiva, discutem alternativas e propõe ações educativas eficazes que possam vir a sanar necessidades/dificuldades apontadas no processo ensino e aprendizagem. O Conselho de Classe caracteriza-se por sua ação coletiva, democrática, reflexiva e inovadora no processo educacional, visto que são momentos onde se permite a reflexão coletiva dos educandos, bem como as dificuldades encontradas pelos educadores (metodologia características da turma, indisciplina, descomprometimento, problemas sociais) em relação ao avanço dos alunos, ou seja, de cunho essencialmente pedagógico, onde o posicionamento de cada um é que direciona a qualidade deste momento.
Para Paulo Freire “a escola não pode tudo, mas alguma coisa ela pode”, o que caracteriza a visão de constante busca da melhoria, pois sempre se pode aprimorar o processo educacional, principalmente na troca de informações, sugestões e ajustes nas posturas de todos de modo geral.
O Conselho de Classe é constituido pelo Diretor(a) e/ou Diretor(a) Auxiliar, pelos Professores Pedagogos e por todos os Professores que atuam numa mesma turma e/ou série.
É responsabilidade da Direção presidir o Conselho de Classe e cabe ao Professor(a) Pedagogo(a) organizar as informações e dados coletados a serem estudados no Conselho de Classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário