Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 1 de maio de 2011

Sexo na Educação Escolar.

PROJETO ESCOLAR:Sexo na Educação Escolar.
Autor:Alexandre de Almeida Maciel

Objetivo
O sexo na educação escolar vai se preocupar principalmente com as primeiras situações em que a criança e o adolescente vivem na sua estrutura escolar objetivo é informar o aluno de forma geral, como conviver com determinado assunto e como agir em determinadas situações,já que muito das vezes o primeiro beijo e as demais curiosidades acontecem dentro da escola. As informações deveriam ser levadas em conta primeiramente com o estudo do corpo humano, as mudanças da puberdade, as doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, virgindade e o sexo dentro da família.

justificativa
O sexo na educação escolar vai esclarecer mitos sexuais e educar os nossos alunos de como atuar de forma consciente com relação ao sexo. Isto vai diminui os índices de gravidez, de doenças sexualmente transmissíveis, etc.

Metodologia
Preparação.
O sexo na educação escolar vai englobar todas as series do ensino fundamental maior e o ensino médio com apresentação do sistema reprodutor masculino e feminino de forma bem ilustrativa, mostrando como funciona tais órgãos e como acontece a gravidez. O aluno deve conhecer as formas contraceptivas, as doenças sexualmente transmissíveis e saber explicar de forma racional para a comunidade escolar, com é claro a ajuda do professor para seu aprendizado.
A Feira de Ciências.
A feira de ciências será o local de maior aproveitamento do nosso projeto, pois é o local onde pais e filhos podem se encontrar no ambiente escolar, o momento em que a comunidade local pode interagir com o assunto. Podem ser feitos seminários/cursos em que os pais possam participar e contribuir de forma direta ao tema.
Avaliação.
A avaliação dos nossos alunos levara em conta sobretudo a participação, a contribuição para a feira e o numero de participantes da comunidade que os alunos trouxeram entre eles pais e/ou familiares e amigos.

Recursos Humanos
Nossa Feira de ciências é o local em que toda a comunidade escolar vai contribuir para a realização do projeto.
A Direção da escola: Autorização para o funcionamento da feira,segurança e divulgação para a comunidade local.
A coordenação: Organização do espaço escolar.
O corpo docente: Instrução aos alunos.
Serventes: Limpeza.
Obs.:Todos devem contribuir de forma direta ou indireta independente de sua atuação profissional dentro da escola.

Recursos Materiais
Nossa feira de ciências é o único momento em que vamos necessitar de materiais como:
Balões,cartazes e fitas crepes.
Televisores e dvd's.
Peças anatômicas.
Canetas de cor e isopor.
Material de limpeza em geral.
Jornais, revistas e livros didáticos.
Como proceder com alunos desmotivados
Existem certos problemas no ambiente escolar que são praticamente impossíveis de não ocorrer, sendo a desmotivação do aluno um dos mais preocupantes, fato rotineiro que ocorre com profissionais de todas as áreas da educação e em diferentes níveis de ensino.
Considerado como um problema de difícil resolução é fundamental que o professor compreenda o que vem a ser a motivação e como ela se constrói.
Geralmente a falta de motivação é originada das características próprias do aluno e do ambiente escolar como um todo, fazendo com que o aluno passe a ter medo do próprio fracasso escolar e de como lidar com ele.
Ressalta-se que os pais, os colegas e o grupo social no qual este jovem se relaciona, também contribuem para a sua desmotivação.
Determinados alunos apresentam grande dificuldade em interagir com certas atividades, outros apresentam resistência total no sentido de adquirir conhecimentos, se isolando dos demais colegas, negando a participar das atividades propostas, bem como não apresentando interesse qualquer em realizar algo que se refere à aprendizagem.
O professor deve ficar atento ao comportamento de seus alunos, visto que podem partir desde aqueles jovens mais agitados, tanto aos jovens desligados e inquietos.
No sentido de ajudar o aluno desmotivado, o professor deve se preocupar com o ambiente escolar, em especial a sala de aula, o desenvolvimento das atividades, a organização e principalmente a relação professor/aluno e o processo avaliativo.
Com o objetivo de contribuir com os professores que muitas vezes no exercício da profissão apresentam o verdadeiro interesse em ajudar o aluno desmotivado, segue abaixo algumas sugestões baseadas em estudiosos da área com o objetivo de auxiliar o educador na prática, motivando seu aluno, independente da disciplina ou série em que se encontra:
• Aplique o conteúdo com entusiasmo, evitando aulas “mecânicas”;
• Faça com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, ao invés de apenas memorizar;
• Busque sempre relacionar os conteúdos com fatos da atualidade;
• Elabore atividades que possa detectar a evolução do aluno;
• Estabeleça um ritmo de aula de forma que todos possam acompanhar o raciocínio que exige o conteúdo;
• Quando o aluno apresentar dificuldades, apresente a ele pistas proporcionando oportunidades para superar as dificuldades, fazendo com que o aluno exerça seu próprio raciocínio;
• Ao iniciar a aula estabeleça metas e objetivos dessa, porém, baseados no ritmo da turma, combinando regras para que não seja desviado o objetivo da aula;
• No momento da avaliação, o ideal é que o professor evite comparações, ameaças, ou seja, condutas negativas que possam vir a refletir maleficamente na auto-estima dos alunos. O professor sendo mediador do conhecimento é responsável por realizar essa função da melhor maneira possível, buscando sempre se manter atualizado, podendo formar cidadãos cada vez mais

Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário