Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dinâmica de grupo - RELACIONAMENTO

Dinâmica de grupo - RELACIONAMENTO
Dinâmica de grupo de sensibilização para QUALIDADE DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (para quatro participantes ou mais)
Material necessário: folhas em branco, canetas, balões coloridos.
Esta dinâmica pode ser aplicada para melhorar a qualidade do relacionamento interpessoal entre os integrantes de uma mesma equipe, a qualquer tempo.
Para iniciar a atividade, convide os participantes para sentarem dispostos em um círculo e distribua uma caneta, uma folha de papel e um balão para cada um.
 Peça para escreverem o nome completo no alto da folha, legível e, após, para dobrarem a folha de papel no formato de uma gaita, com várias dobras espaçadas igualmente - se forem seis participantes, a gaita deve ter duas dobras; se forma oito, três dobras; se forem dez, quatro dobras e assim por diante.
 Na seqüência, peça para todos encherem seus balões, "descarregando" dentro deles, todos os sentimentos negativos que impedem um bom relacionamento: ciúme, desconfiança, inveja, arrogância, etc… e que, após cheios e fechados, todos os balões devem ser depositados no centro do círculo.
 Agora, peça para cada participante entregar a sua folha para o colega a sua direita e este deve escrever, sem se identificar, um adjetivo que melhor define, na opinião dele, o colega cujo nome está escrito na folha.
Cada adjetivo deve ser escrito em um dobra da gaita e repassado ao colega a direita.
Quando todos estiverem escrito em todas as "gaitas" (uma volta completa), peça para que os seus "proprietários" leiam, em silêncio, tudo que está escrito em suas "gaitas" - fique atento à reação dos participantes.
Convide o grupo a se manifestar sobre os sentimentos que tiveram ao ler o que foi escrito sobre cada um.
É provável que o momento seja de elevada carga emotiva.
Após a participação espontânea de quem quiser falar, comente brevemente sobre o espírito de equipe, a qualidade do relacionamento entre eles e encerre a atividade solicitando que todos estourem os balões que encheram no início da atividade, E LOGO EM SEGUIDA, com todos de pé, de braços ou mãos dadas, encerre a atividade dizendo de que deseja que essa corrente seja cada vez mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário