Educar é Semear

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terça-feira, 17 de maio de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

JUSTIFICATIVA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA NO ENSINO BÁSICO
Mais do que a transversalidade de um tema compreende-se a Educação Ambiental como disciplina através das seguintes premissas:
  • âncora para a interdisciplinaridade;
  • desenvolver competências que promovam a identificação das questões ambientais locais e planetárias e sua abrangência multidisciplinar;
  • possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimentos que permitam sua participação ativa e consciente na preservação e conservação do ambiente;
  • despertar nos indivíduos a compreensão de que o meio ambiente é patrimônio de todos – um bem comum;
  • disponibilizar conhecimentos que promovam transformações sócio-ambientais para uma melhor qualidade de vida;
  • discutir o conceito de desenvolvimento sustentado e qual o papel que nos cabe, para atender as demandas atuais e futuras.
MÉTODOS: PRINCIPAIS TÓPICOS PROGRAMÁTICOS E ATIVIDADES
Na formação da ementa e de seu conteúdo inclui-se os seguintes temas e as atividades de extensão mais abaixo:
  • ECOSSISTEMAS
  • EFEITO ESTUFA
  • AQUECIMENTO GLOBAL
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
  • BIODIVERSIDADE
  • RESÍDUOS SÓLIDOS
  • RECURSOS HÍDRICOS
  • POLUIÇÃO
  • AGRICULTURA ORGÂNICA
  • ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE
·         BIBLIOGRAFIA CITADA

Morin, Edgar. Articular os saberes. Traduzido por Marlene Robin Campante, 1997-99.

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