Educar é Semear

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domingo, 22 de maio de 2011

Como a maioria das festas populares, as festas juninas estão vinculadas ao calendário religioso. Em praticamente todo o Brasil, durante o mês de Junho são comemorados os dias de Santo Antônio(13 de junho),São João (24 de junho) e São Pedro(29 de Junho).
Santo Antônio:Sua comemoração no dia 13, como as demais, foi trazidas pelos colonizadores portugueses. Santo Antônio de Pádua (nascido Fernando Bulhões), em Lisboa em 1195, faleceu aos 36 anos em Pádua, em 13 de Junho de 1231.Foi frade franciscano, tendo atuado na África, na Itália, na Sicília, e depois em Assis, onde sempre muito humilde iniciou-se como pregador da doutrina católica.Datam daí os milagres atribuídos a ele, entre eles conversar com os peixes e aparecer em vários lugares ao mesmo tempo. A tradição popular transformou Santo Antonio em casamenteiro e as moças que querem marido, rezam e fazem simpatias. É conhecido também como santo das causas difíceis e dizem que ajuda a encontrar algo desaparecido.
São João:  Conta a lenda que quando o Anjo Gabriel avisou Maria que ela daria à luza um menino que se chamaria Jesus, sua prima Isabel também teria um menino que nasceria primeiro, que se chamaria João. Para avisar do nascimento de João, Isabel mandaria colocar no alto da montanha próxima ao rio Jordão, um mastro enfeitado com flores vermelhas ( hoje flores de São João), com uma bandeira e acenderia uma fogueira.Assim fez. São João foi divulgador do Cristianismo e acabou sendo degolado na Palestina no ano 31.  O dia de São João é comemorado com fogueiras, mastros, bandeirinhas, bombinhas e devotos pisam em brasas com os pés descalços.
São Pedro: Este santo encerra o ciclo das festas Juninas. São Pedro, apóstolo de Jesus, era pescador.Quando Jesus morreu, Pedro foi encarregado de cuidar dos primeiros cristão se orientar a pregação da nova doutrina, tendo sido o organizador da Igreja Católica. Por isso, foi chamado Pescador de Almas . Por ter sido pescador, São Pedro é o protetor dos pescadores e em seu dia, muitos se organizam em procissões pelos mares, rios. Com o passar do tempo, as pessoas passaram a comemorar estes santos e além de incorporar elementos próprios de suas histórias, como a fogueira, mastros, bandeiras coloridas, pescarias, introduziram o casamento caipira em homenagem a Santo Antônio, danças, comidas típicas do campo que os santos eram mais comemorados. As festas passaram a ser conhecidas como “festas Caipiras“.As comemorações na cidade imitam aquelas feitas no campo, mas deturpam a figura do homem do campo, representando-o como desajeitado, que anda e dança desengonçado( é a fantasia do Jeca). O nascimento de São João (24 de junho) coincide com a época do ano em que a população do campo festeja a colheita. Toda a Europa vive a tradição de acender a fogueira nos campos e brincar e dançar ao seu redor, o que é uma expressão de alegria nos meses de fartura.
Os Balões: sobem ao céu, segundo o folclorista mineiro Sebastião Rocha, levando as promessas para garantir uma boa colheita, saúde e dinheiro para a família e casamento para os solteiros. Saltar a fogueira e pisar nas brasas fortalecem os laços  de amizade e de afeto entre as pessoas.Em muitas regiões do Brasil fala-se nos “irmãos” ou “manos” de fogueira.


A Quadrilha :não faz parte das origens das festas juninas.Sua origem é francesa.Esta foi a princípio uma dança de salão executada aos pares.Como no Brasil Colônia copiavam-se os modismos ditados pela França, a quadrilha chegou ao Rio de Janeiro primeiro nos salões, depois foi para as ruas.O que a quadrilha mostra é o romantismo de uma conquista amorosa. Os cavalheiros fazem a “corte” ás damas com gestos que encenam o que diz o marcador, o animador da quadrilha, que chama quem quiser participar da dança e orienta os pares, garantindo a animação.
SUGESTÃO DE QUADRILHA SIMPLIFICADA PARA CRIANÇAS PEQUENAS.
  • Entrada dos Pares   /Volta de Apresentação
  •  Divisão dos Pares  /Aos seus lugares
  • Cumprimento dos Cavalheiros   /Aos seus lugares
  • Cumprimento das Damas
  • Aos seus lugares /Balancê com seu par
  • Aos seus lugares
  • Balancê de novo ( dois a dois lateralmente até o final da fila)
  • Aos seus lugares /Olha o túnel Pessoal
  • Caminho da roça  /Olha a chuva!
  • Já Passou! Olha a cobra!
  • Já mataram! A ponte quebrou!
  • Já consertaram!
  • Preparar para o grande baile…(forma-se os pares a dançar pelo salão)
  • shi…jogaram pó de mico no salão! já passou…
  • Preparar para o caminho da roça e a grande despedida! ( o grupo faz uma volta balançando o chapéu e as moças a acenarem e mandarem beijinhos)
                                   ORIGEM DA FESTA JUNINA
     De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
     Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.Festas Juninas no Nordeste Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as


festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.Comidas típicas Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
CASO TENHA CASAMENTO: POESIA “CASÓRIO CAIPIRA” – para ser declamado antes do casamento.
- Vai começar o casório/de um parceiro roceiro/ Sinha…Seu…/Muito amor e pouco dinheiro
-Uma festa açucarada/Vai haver neste arraial/A noiva é moça prendada/nunca vi doceira igual
- O noivo é cantor famoso/Melhor não há no sertão/quando ele toca viola/Pega fogo no salão.
- Por favor peço atenção/pro casório começar/seu vigário,sacristão/os noivos vão “amarrar”
Sugestão de Casamento Caipira :
PADRE/NOIVOS/PAIS DA NOIVA/PAIS DO NOIVO/CONVIDADOS( todos os demais da dança)  ( fazer o casamento antes das danças ou da quadrilha)
Padre: Vamo dá início ao casório de Nhá Maria e Nhô Zé.  Ocês sabem o que tão fazendo? Vê bem…qundo vinhé os guri, noite inteira chorando…Vixi Maria: (olha o pai da noiva): mas vale a pena, né?( Olha os noivos): uai, cadê o noivo?( A noiva chora e o pai, furioso, procura e traz o noivo)
Padre: Intão vamo pros finarmente, antes que dê o bode.Si  arguém soubé de arguma coisa, que fale logo.Nhá Maria, qué arrecebê Nho Zé pra Marido?
NOIVA: – To doidinha pra isso…

Padre: Nhô Zé, quê arrecebê Nhá Maria pra muié? NOIVO:- Num sei si quero…
PAI DA NOIVA:(atrás do Noivo): -Hum …Hum… NOIVO: – Intão eu quero.
PADRE:( Fazendo o sinal da Cruz) Já tão casado, vão cuida da obrigação!
PAIS DO NOIVOS: Viva os Noivos!
PAI DA NOIVA: Vamo dancá pessoar, num quero vê ninguém triste nesse arraiá!!!
    (COMEÇA A QUADRILHA OU QUALQUER OUTRA DANÇA)
                    ASSUNTOS QUE PODEM SER TRABALHADOS
A vida dos Santos Padroeiros dessas festas
Comemorações feitas.Pelas Igrejas: com missas, novenas, procissões,benção dos pães, quermesses.Nas escolas: com quadrilhas,brincadeiras,comidas.Quermesses:
A vida do Homem do Campo – Vestuários, alimentação, costumes,  transporte, animais, plantações, comparação da vida na cidade e no campo,interdependência campo X cidade.
O inverno: Alimentação e vestuário adequados, hábitos de higiene e conservação da saúde.
Alimentos próprios das Festas Juninas.
Os perigos dos fogos e dos balões ( história : o Balãozinho teimoso)
Dramatizações  /  Músicas    /A  Festa Junina na nossa escola.
Vocabulário: Trabalhar com a criança o significado de termos como: Arraial,Balão, Caipira, Casamento, Capela,Dança,Quermesse, Quadrilha,Festa Junina,etc.
FONTES DE CONSULTA:
             -Nova Escola- Junho 1993   -Revista Pedagógica Brasileira
                                                   Festas Juninas
·         Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
·         Planejar a realização de uma Festa Junina
·         resgatar a memória das Festas Juninas
·         Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas
·         Distinguir a diferença dos costumes das Festas Juninas no Brasil e no mundo;-
·         Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;- Conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São João e São Pedro.
                      
                   Atividades que podem ser vivenciadas

Mural com bandeirinhas e balões, chapéus de palha, peneiras enfeitadas, espantalhos feitos de palha de milho. / Montagem de  painés  juninos para enfeitar a escola.
Leitura de textos informativos, de poesias e/ou músicas juninas.
Montagem de um jornal com dicas juninas. Leituras de textos criativos.
Caça-palavras,Cruzadinhas,Montagem de cartazes e convites.
Confecção de um caderno de receitas de comidas típicas da época,confecção de enfeites juninos.
Atividades de matemática com  problematização  /Montagem de painel com crendices e superstições.  Conscientização do perigo de soltar balões.
                     Gincana Junina: promovendo a cultura popular
Acontecendo na prática
1º passo: Definir uma equipe de organização composta por professores e equipe gestora da escola. Esta equipe será responsável por definir as tarefas, que serão distribuídas ao longo da semana, e coordenar o processo.
2º passo: Definir, por turmas ou misturadas por afinidade, as equipes de alunos que participarão da gincana. Cada grupo tem que: Escolher um nome e grito de guerra;
 Definir sua caracterização durante a semana, de acordo com o tema da gincana.
3º passo:
Distribuição das tarefas. Abaixo, seguem algumas sugestões:
• Ornamentação da escola;  Desfile do familiar ou do professor caipira;
• Desfile do professor caipira;Piada caipira contada por um professor;
• Imitação de um artista caipira; desfile caipira  Prova de conhecimentos gerais sobre a tradição das Festas  Caracterização de um desfile caipira;
  Elaboração de prato típico junino;  Apresentação da dança da quadrilha
• Buscar um significado bíblico para a fogueira de São João;
• Redigir versos em rima falando dos santos juninos.

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