Educar é Semear

Educar é Semear

domingo, 15 de maio de 2011

Questões ligadas à Coordenação Pedagógica

Questões ligadas à Coordenação Pedagógica
*Plano de Ensino: o plano de ensino deve estar focado nas necessidades de aprendizagem apontadas pelas avaliações e orientado pelas Expectativas de Aprendizagem e uso do material como apoio didático;

*Organização de situações diagnósticas: orientações para elaboração e análise, bem como de instrumentos de registro para acompanhamento;


*Critérios e combinados para organização de grupos de apoio;

*Dinâmica de funcionamento das salas de PIC;

*Desempenho dos estudantes (mapas de sondagem/resultados internos); pontos que concentram dificuldades de aprendizagem; estratégias que funcionaram ou não;

*Definir as metas por disciplina ou área de estudo;

*Buscar consenso em torno das propostas pedagógicas (expectativas de aprendizagens/concepções) e formas de avaliação;

*Planejamento do acolhimento dos alunos no primeiro dia de aula;

*Discutir as orientações curriculares (expectativas de aprendizagem) elegendo conteúdos e situações didáticas ajustados às necessidades de aprendizagem dos alunos;

*Discutir reunião de pais (definição do que precisam ser informados), entrega da “cartilha aos pais”;

*Plano anual e eleição de conteúdos: coordenador e professores – o planejamento passa a ser operado entre as classes.



3 - Questões ligadas ao Plano de Ensino de cada professor

*Rever a abordagem dos conteúdos nas diferentes modalidades organizativas;

*Analisar registros sobre a aprendizagem dos alunos (conselhos de série/SARESP);

*Preparar, aplicar e analisar resultados de situações diagnósticas;

*Âmbito da sala de aula: o professor organiza e detalha o trabalho; foco na classe;

*Planejar as primeiras semanas e o diagnóstico;

*Montar a rotina semanal;

*Preparar as atividades;

*Levantar os recursos materiais para as aulas;

*Prever como serão as reuniões de pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário