Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dinâmicas de Grupo para aquecimento - Técnica da Sinergia e Revezamento

Dinâmicas de Grupo para aquecimento - Técnica da Sinergia e Revezamento

Essa dinâmica de aquecimento tem por objetivo estimular a sinergia entre o grupo, apresentando seu conceito e desenvolvendo a integração entre os participantes. Foco nos resultados e liderança para o sucesso de seu grupo ou equipe de trabalho.
Materiais: Um baralho para cada equipe.
Procedimento: Divida o grupo em equipes de 5 a 7 participantes.
Os membros de cada equipe posicionam suas cadeiras lado a lado, formando uma linha. É melhor que cada equipe possa ver todas as outras (isso favorece a competição).
Diga à equipes que todos devem permanecer sentados e que se trata de uma atividade competitiva.
Regras para a dinâmica de aquecimento:
a. Os jogadores de uma das extremidades de cada linha devem pegar uma carta de cada vez de seus baralhos, que ficam no chão, ao lado de suas cadeiras. Depois de pegá-la, devem passá-la para a mão mais próxima do colega de equipe sentado ao lado. O segundo membro da equipe, então, passa a carta para a outra mão e, a seguir, para a mão mais próxima do colega ao lado, e assim por diante. Quando o último membro da equipe receber a carta, deve empilhá-la no chão, o lado de sua cadeira.
b. Se algum dos integrantes derrubar uma carta, os demais têm de esperar até que ele a pegue novamente, antes de continuarem. Cada pessoa não pode segurar mais de uma carta simultaneamente.
c. Todas as 52 cartas do baralho devem ser utilizadas, contando-as no final do jogo.
d. Concede-se aos times 5 minutos para o planejamento das estratégias antes de iniciar a competição.
A equipe que terminar o jogo em primeiro lugar é vencedora.
Dicas: O processamento pode ser guiado pelas seguintes perguntas: Como a equipe vencedora fez para ganhar? Quem liderou a discussão durante os 5 minutos para o planejamento das estratégias? Por quê? Quem derrubou cartas? Por quê? (Foi devido ao estresse?) O período de planejamento foi valioso para as equipes? Por quê?
Ao longo da discussão é importante observar e pontuar se surgiu lideranças, se os participantes tiveram habilidade e agilidade para realizar a atividade, se foi ou não elaborada uma estratégia de ação e se foi possível colocá-la em prática, se os participantes conseguiram trabalhar em grupo.
Para encerrar a atividade pode-se perguntar ao grupo: De que forma esta atividade pode ser relacionada a circunstâncias ou situações do ambiente de trabalho?
Observações: Podem ser realizadas algumas variações com esta atividade, como alguns dos participantes podem ter seus olhos vendados; ao invés de cartas, podem-se utilizar moedas; estabelecer que as cartas tenham de permanecer viradas para baixo ao longo do percurso.
Tempo de aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 50
Número mínimo de pessoas: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário