Educar é Semear

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sexta-feira, 13 de maio de 2011

OS SETE PECADOS CAPITAIS DAS EQUIPES

Com uma brincadeira bem humorada se pode enfocar quais os sete pecados capitais que podem comprometer o sucesso do trabalho em equipe.
                     OS SETE PECADOS CAPITAIS DAS EQUIPES
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1º PECADO – “Espelho, espelho meu, existe alguém mais genial do que eu?” Ocorre quando alguém se acha estrela do time.

2º PECADO – “Guerra das Estrelas”. O que não falta nesse time são estrelas.
3º PECADO – “Os Três Mosqueteiros”. Versão reduzida em vez do famoso um por todos, todos por um, nesse grupo só acontece o todos por um. O líder só está 4º PECADO – “Síndrome do Pinóquio”: Alguém mais acredita no que o líder fala? Ele(a) perdeu completamente a credibilidade.

5º PECADO – “Os Cavaleiros da Idade Média”. No passado,
eles usavam armaduras por razões de segurança. Numa equipe, esse líder é o líder que se protege tanto a ponto de se tornar inatingível.


6º PECADO – “Os Adeptos de Noé” não é comigo: vale para líderes e membros de equipe que não assumem responsabilidades.

7º PECADO – “Missão Impossível:” É típico das equipes que não acreditam que podem atingir os objetivos interessado nos próprios objetivos.

Fonte: Você S. A




PODEMOS TAMBÉM APROVEITAR E ADAPTAR AO AMBIENTE ESCOLAR OSSETES PECADOS CAPITAIS CORPORATIVOS
Não é só no Velho Testamento que os setes pecados capitais são dignos de reprovação. Se na bíblia essas atitudes são apontadas como um mal à alma, nas corporações são capazes de destruir qualquer negócio, incluindo sua carreira.
Olga Colpo, especialista em Recursos Humanos e sócia diretora da consultoria PriceWalterhouse, defrontou ao longo de sua vida com muitos profissionais que caíram nessa armadilha. Gente que não sabe lidar com o sucesso do colega, que não teve humildade para aprender ou reagir negativamente às diversidades. Resultado: Equipes poucos produtivas, ambientes pesados e inimizades. Sem falar nas inevitáveis conseqüências negativas no negócio.Olga Colpo extraiu um curioso painel sobre o reflexo da avareza, da gula, da imagem, da ira, da luxúria, da preguiça e da soberba no ambiente de trabalho e na carreira dos pecados corporativos. Não caia em tentação.
1ºPECADO-AVAREZA
Excessivo apego ao dinheiro. Não compartilhar ganhos, elogios e conquistas. Alto nível de estresse, baixa produtividade e motivação. A cooperação é obtida por meio do medo e do controle.
2º PECADO – GULA
Excesso na comida e na bebida. Assumir responsabilidades excessivas, não delegar e afogar-se no próprio trabalho. Desequilíbrio na distribuição do trabalho, gerando acomodação de uns e baixo desempenho de outros. Tem desempenho fraco em função do excesso de foco na tarefa e falta na estratégia e inovação.

3º PECADO – INVEJA
Desgosto pela felicidade alheia. Sentir ressentimento pelo sucesso do colega. Ausência de cooperação, falta de compromisso e desconfiança entre as pessoas. Acaba sendo expurgado da equipe, mais cedo ou mais tarde.

4º PECADO – IRA
Raiva, indignação, desejo de vingança. Reagir de forma negativa. Ambiente pesado, estressado e com baixa produtividade. Expressa descontrole emocional e acaba tomando decisões pouco adequadas. Não costuma aprimorar com os erros.

5º PECADO – LUXÚRIA
Lascívia, sensualidade, libertinagem. Conseguir promoção com o poder da sedução. A formação do time tende a ser medíocre e os interesses pessoais acabam sobrepondo ao da empresa. Os profissionais normalmente constroem relações frágeis e interesseiras.

6º PECADO – PREGUIÇA
Aversão ao trabalho, negligência e indolência.  Não demonstra interesse e se esconde das obrigações. Baixo desempenho. Terá uma carreira bloqueada e é candidato a demissão.


7º PECADO – SOBERBA
Orgulho excessivo, altivez, arrogância e presunção. Excesso de vaidade pelo próprio saber ou sucesso. Falta de humildade para ouvir e saber. Ambiente repleto de arrogância artificialismo e pouca preocupação com a comunidade. A pessoa não tem liderança efetiva e acaba ficando emburrecida e medíocre.
Fonte: Você S. A

A Educação do século XXI está em processo de grandes mudanças priorizando a cooperação, a interação e integração entre alunos/professores/coordenação/direção/pessoal do apoio. Assim ofereço mais este recurso, que foi por mim adaptado, em prol de um ambiente escolar saudável, coeso, produtivo e com um astral ótimo.
O laboratório Bristol-Myers Squibb desenvolveu há cinco anos, na matriz americana, o programa Leadership Team Bulding.A filosofia do Bristol é que todos podem ser líderes
Segundo o Bristol, um líder:
1 – Age com senso de urgência. Estabelece grande expectativa de performance e dá suporte para que todos atinjam os resultados esperados.
2 – Considera todos os envolvidos na hora de tomar decisões e em suas ações.
3 – Encoraja a colaboração e toma decisões que são melhores para o todo ao invés do focar somente o indivíduo.
4 – Cria novas idéias e processos incentivando o grupo a tentar novos caminhos e a assumir riscos.
5 – Abraça as mudanças.
6 – É pró-ativo em prover oportunidades de desenvolvimento para outros. Dá constante feedback.
7 – Compartilha seu ponto de vista e opiniões mesmo quando essas possam ser negativas e impopulares. Encoraja a livre troca de informações e opiniões.
8– Está sempre pronto a solicitar ajuda e a ajudar os outros.
9 – Respeita opiniões e demonstra sensibilidade às diferenças.
10 – Concentra energia no que pode pessoalmente fazer em vez de responsabilizar outros pelas falhas. Não age como vítima
11 – Aceita as contribuições que outros dão e as reconhece. Dá créditos às pessoas e às equipes.
12 – Possui atitude de vencedor. Alimenta a paixão por vencer.
13 – Age com ética, respeita os princípios, os valores e os comportamentos.
14 – Cria um ambiente de confiança, harmonia e aprendizado.
Fonte: Você S. A



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