Educar é Semear

Educar é Semear

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sansão, Dalila e o Leão

Sansão, Dalila e o Leão
Objetivos : Restabelecer a atenção durante longas reuniões ou quando os participantes estão cansados.
Trata-se de um jogo similar ao famoso jogo "pedra-papel-tesoura". Só que aqui fala-se de Sansão, Dalila e dum Leão : Sansão vence o leão, o leão vence Dalila e, obviamente, Dalila vence Sansão.
O grupo divide-se em duas equipes. Os membros de cada equipe negociam para saber se vão fazer de Sansão, Dalila ou de Leão. . Para imitar Sansão ou Dalila, ou o Leão, temos de fazer o que nos indicar o facilitador. Por exemplo, para imitar o leão, é preciso rugir, mostrando as garras, quem imitar Sansão poderá fazer pose de atleta halterofilista; quem imitar Dalila faz uma pose de mulher com medo de barata. (Isto é só um exemplo, o facilitador usa da criatividade para indicar as imitações). Trabalha-se com duas equipes apenas que escolhem, por consenso, qual imitação fazer.
Cada equipe põe-se em fila indiana, virando-se as costas. Quando o animador der o sinal, os participantes viram-se de uma só vez, imitando o Leão, Sansão ou Dalila, conforme a escolha de cada equipe. O facilitador anuncia imediatamente quem ganhou (quem fez a  imitação mais convincente) e pode-se repetir o jogo varias vezes, até todos estarem bem acordados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário