Identificação:
Tema: Leitura além dos livros
Tema: Leitura além dos livros
Cronograma: Durante todo o ano e com culminância ao final de cada unidade
Alunos envolvidos: 2º ano ao 5º ano
Responsáveis: Professores, Coordenação Pedagógica e Direção Escolar.
Justificativa:
O material escrito é, sem dúvida, um dos maiores patrimônios da humanidade. Registram desde fatos históricos, costumes, ideias, sentimentos e crenças de várias épocas até descobertas científicas. Por meio da leitura é possível dialogar com personagens fantásticos, acontecimentos e personalidades de outras épocas. A leitura tem muitas vozes, muitos sotaques, muitas tonalidades, aquele que lê “ouve” as palavras registradas de acordo com as suas experiências e preferências. A leitura não é ato solitário, quem lê dialoga com o texto escrito no papel, com o texto que o leitor escreveu e com o texto que ele interpreta. Além disso, trocas as experiências de sua leitura com outros leitores. À educação cabe estimular o ato de ler de forma significativa e prazerosa, tornando os educandos capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.
Justificativa:
O material escrito é, sem dúvida, um dos maiores patrimônios da humanidade. Registram desde fatos históricos, costumes, ideias, sentimentos e crenças de várias épocas até descobertas científicas. Por meio da leitura é possível dialogar com personagens fantásticos, acontecimentos e personalidades de outras épocas. A leitura tem muitas vozes, muitos sotaques, muitas tonalidades, aquele que lê “ouve” as palavras registradas de acordo com as suas experiências e preferências. A leitura não é ato solitário, quem lê dialoga com o texto escrito no papel, com o texto que o leitor escreveu e com o texto que ele interpreta. Além disso, trocas as experiências de sua leitura com outros leitores. À educação cabe estimular o ato de ler de forma significativa e prazerosa, tornando os educandos capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.
Objetivo Geral:
Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando a formação do caráter do leitor no educando, a melhor qualidade do ensino-aprendizagem e o desenvolvimento social e cultural.
Objetivos Específicos:
· Estimular a leitura de forma lúdica e significativa;
· Valorizar a ação de ler e, consequentemente, as obras escritas como forma de arte e preservação de conhecimento;
· Apresentar as diferentes funções da leitura, especialmente as possibilidades de aquisição de conhecimentos ou acesso às informações;
· Ampliar o universo literário das crianças, oferecendo material diferenciado para leitura;
· Permitir à criança e à comunidade conhecer os elementos naturais, sociais e culturais por meio da leitura;
· Favorecer a interação entre membros de diferentes grupos sociais e faixas etárias, promovendo a troca de conhecimentos, idéias e sensações frente à leitura;
· Apresentar a leitura como forma de manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões;
· Definir e refinar o gosto literário, estimulando as crianças a identificar os seus gêneros preferidos;
· Antecipar o conteúdo dos textos a partir da capa, título, subtítulo, imagens, e verificá-las após a leitura;
· Coordenar informações proporcionadas pelo texto escrito com aquelas provenientes das imagens;
· Distinguir o que se entende e o que não se entende do texto que está sendo lido;
· Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades encontradas durante a leitura;
• Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.
Procedimentos:
· Leitura dos mais variados textos (receitas, bulas, poesias, anúncios, propagandas, fábulas, contos de fadas, instrucionais, narrativos, anedotas etc.);
· Interpretações dos textos trabalhados oral e escritos;
· Resumos dos livros e ou textos que os alunos leram;
· Promover cirandas dos textos ou livros lidos;
· Fazer leitura e releitura de obras de arte;
· Produção da leitura através do reconto.
· Utilizar músicas que se relacionam com os contos trabalhados.
· Criação de histórias através de desenhos, objetos etc.;
· Trabalhar com a gramática dentro do texto (interdisciplinar);
· Interpretação de enunciados (interdisciplinar);
· Aplicação de jogos como: memória, trilha, bingo, soletrando, velha, perguntas e respostas, batalha naval, dominó etc.;
· Produção de cartazes, panfletos, roteiros, slogans, jornais, revistas, maquetes, etc.;
· Exibição de filmes e documentários com inferência;
· Trabalhar com músicas, fazer a interpretação e coreografia das mesmas;
Culminância: (interna ou externa)
Saraus;
Contador de história;
Dramatizações;
Mini aulas;
Apresentação de jornal falado ou escrito;
Produção de revista;
Jogral;
Exposição de grande parte dos materiais confeccionados durante o período.
Avaliação:
Avaliação:
A avaliação permeia todo o processo, desde a elaboração do projeto, o desenvolvimento, e a finalização, servindo como indicador para que os educadores reformulem ou redirecionem os seus objetivos e estratégias.
Recursos:
Papéis, cola, jornal, revista, dvd, filme, televisão, som, sucatas, caderno, lápis, borracha, hidrocor, tinta etc
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