segunda-feira, 3 de março de 2014

UMA VIAGEM PELO MUNDO MÁGICO DA LEITURA

PROJETO: UMA VIAGEM PELO MUNDO MÁGICO DA LEITURA
2º semestre
1º ano
JUSTIFICATIVA
      Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do presente projeto: “Uma viagem pelo mundo mágico da Leitura”, que será desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.
O projeto está sendo desenvolvido durante o 2º semestre com a turma do 1º ano, tendo como objetivo geral estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente serão estimulados a prática prazerosa da leitura.
Através da contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no mundo das personagens, desenvolvendo assim o prazer pela leitura.
OBJETIVO GERAL
   Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura.

Objetivos específicos:
         Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
         Desenvolver a linguagem oral;
         Ler, ainda que de forma não convencional;
         Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado.
         Descrever cenários e personagens;
         Incentivar o trabalho em equipe.
         Identificar títulos de histórias conhecidas;
   Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
    Sistematizar situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
         Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
         Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real.
         Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
         Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
         Produzir textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao escrito, refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a norma culta.
CONTEÚDOS
       Conversas formais e informais.
       Estratégias de leitura.
       Unidades fonológicas e apropriação da base alfabética.
     Registro de quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e tabelas simples.
   Comparação de características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do ambiente.

HISTÓRIAS:
         Rapunzel.
         Chapeuzinho Vermelho.
         Branca de Neve e os sete anões.
         Os três porquinhos.
         João e o Pé de feijão.
         Pinóquio.
         João e Maria. 
         Alice no país das maravilhas.


AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo formativo e contínuo.
É imprescindível enxergar com novos olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita.
Em situações de leitura, espera-se que o aluno seja capaz de ler, com ajuda, contos, identificando e interpretando as informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos, suportes e a correspondência com imagem.Observar o desenvolvimento dos alunos em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário