PROJETO: UMA VIAGEM PELO MUNDO MÁGICO
DA LEITURA
2º semestre
1º ano
JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a
leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na
comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e
praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso
a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo,
as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente
com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estarão
desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão
dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura
é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do
hábito da leitura nas crianças, considera-se importante a realização do
presente projeto: “Uma viagem pelo mundo mágico da Leitura”, que será
desenvolvido através da leitura de diversas histórias infantis.
O projeto está sendo desenvolvido
durante o 2º semestre com a turma do 1º ano, tendo como objetivo geral
estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a
partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a
imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita
e principalmente serão estimulados a prática prazerosa da leitura.
Através da contação de histórias, o
aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus
sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no
mundo das personagens, desenvolvendo assim o prazer pela leitura.
OBJETIVO GERAL
Estimular a leitura
entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias
contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade,
interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto
pela leitura.
Objetivos específicos:
Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura.
Desenvolver a linguagem oral;
Ler, ainda que de forma não convencional;
Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever
o que foi lido e trabalhado.
Descrever cenários e personagens;
Incentivar o trabalho em equipe.
Identificar títulos de histórias conhecidas;
Identificar personagens
das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras
conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
Sistematizar
situações-problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando
alternativas de acordo com seus pensamentos;
Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo
real.
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
Produzir textos, tendo o professor como “escriba” ajustando o falado ao
escrito, refletindo sobre o sistema de escrita alfabético, adequando o aluno a
norma culta.
CONTEÚDOS
Conversas
formais e informais.
Estratégias
de leitura.
Unidades
fonológicas e apropriação da base alfabética.
Registro de
quantidades, situações-problemas envolvendo adição e subtração, gráficos e
tabelas simples.
Comparação de
características e comportamentos entre os seres humanos envolvendo condições do
ambiente.
HISTÓRIAS:
Rapunzel.
Chapeuzinho
Vermelho.
Branca
de Neve e os sete anões.
Os
três porquinhos.
João
e o Pé de feijão.
Pinóquio.
João
e Maria.
Alice
no país das maravilhas.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo formativo e
contínuo.
É imprescindível enxergar com novos
olhos o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e,
consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
A avaliação dos alunos durante o
Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade,
participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos
em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita.
Em situações de leitura, espera-se que o aluno
seja capaz de ler, com ajuda, contos, identificando e interpretando as
informações do texto. Reconhecer elementos próprios à organização dos textos,
suportes e a correspondência com imagem.Observar o desenvolvimento dos alunos
em todas as atividades propostas de acordo com os objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário