Construindo e Resgatando Valores na Escola
Tema: Valores
PÚBLICO ALVO:
Alunos da Educação Infantil ao 9.º ano,
professores, coordenação, direção, funcionários e família dos alunos da
Escola
JUSTIFICATIVA:Educar! Tarefa das mais difíceis!
Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com
base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Na atualidade, tem-se observado que a escola e os pais têm deixado de lado o seu principal papel, no que diz respeito à educação, sabendo que esses são essenciais para formação do bom caráter do homem.
Na atualidade, tem-se observado que a escola e os pais têm deixado de lado o seu principal papel, no que diz respeito à educação, sabendo que esses são essenciais para formação do bom caráter do homem.
A palavra “caráter” tem sido definida de várias
formas, por vários especialistas, filósofos, educadores, etc. caráter, em
relação à educação, como sendo “unidade entre pensamento, palavra e ação”. Não
pode haver dúvida, então, de que o
fim do processo educativo deve ser a “ integração do homem”. Este fato,
infelizmente, vem sendo ignorado pelos planejadores educacionais. O resultado “é o mundo a beira da total desintegração”.
fim do processo educativo deve ser a “ integração do homem”. Este fato,
infelizmente, vem sendo ignorado pelos planejadores educacionais. O resultado “é o mundo a beira da total desintegração”.
OBJETIVO GERAL:Este projeto visa à valorização do
ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem,
que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à
construção da cidadania e autonomia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Proporcionar o espírito de solidariedade e despertar uma consciência de coletividade.
• Ir além da doação de alimentos, mas entender que o importante é ajudar o próximo.
• Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula.
• Pesquisar atividades de voluntariado.
• Procurar sensibilizar os alunos para a valorização do colega, do professor e dos funcionários da própria escola.
• Saber a história de sua vida e de sua família
• Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca a sua realidade
• Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteia.
• Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;
• Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
• Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
• Vivenciar os valores universais (solidariedade, respeito, colaboração...).
• Interagir com os outros em diferentes grupos e diferentes situações, relatando suas idéias e respeitando as idéias dos outros.
• Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva, tanto envolvendo atitudes como conhecimento.
• Saber ouvir os outros em diferentes situações.
• Resolver os conflitos sem brigar, procurando controlar sua impulsividade.
• Atuar com mais autonomia nas atividades habituais e nas interações com o grupo, desenvolvendo as possibilidades de tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e respeitosas.
• Colaborar no planejamento e realização das atividades de grupo, respeitando pontos de vista contrários, articulando seus interesses com os dos outros, assumindo seu papel no grupo e suas responsabilidades.
• Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas com os colegas, comportando-se de maneira solidária, valorizando as diferenças e rechaçando qualquer tipo de discriminação.
PROCEDIMENTOS:
• Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
• Selecionar canções coerentes com as temáticas a serem trabalhadas.
• Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
• Organizar reuniões periódicas com os pais, funcionários e professores com o intuito de elevar os valores trabalhados e por conseqüência levantar auto-estima do grupo.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
• Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões.
• Proporcionar o espírito de solidariedade e despertar uma consciência de coletividade.
• Ir além da doação de alimentos, mas entender que o importante é ajudar o próximo.
• Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula.
• Pesquisar atividades de voluntariado.
• Procurar sensibilizar os alunos para a valorização do colega, do professor e dos funcionários da própria escola.
• Saber a história de sua vida e de sua família
• Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca a sua realidade
• Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteia.
• Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;
• Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
• Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
• Vivenciar os valores universais (solidariedade, respeito, colaboração...).
• Interagir com os outros em diferentes grupos e diferentes situações, relatando suas idéias e respeitando as idéias dos outros.
• Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva, tanto envolvendo atitudes como conhecimento.
• Saber ouvir os outros em diferentes situações.
• Resolver os conflitos sem brigar, procurando controlar sua impulsividade.
• Atuar com mais autonomia nas atividades habituais e nas interações com o grupo, desenvolvendo as possibilidades de tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e respeitosas.
• Colaborar no planejamento e realização das atividades de grupo, respeitando pontos de vista contrários, articulando seus interesses com os dos outros, assumindo seu papel no grupo e suas responsabilidades.
• Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas com os colegas, comportando-se de maneira solidária, valorizando as diferenças e rechaçando qualquer tipo de discriminação.
PROCEDIMENTOS:
• Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
• Selecionar canções coerentes com as temáticas a serem trabalhadas.
• Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
• Organizar reuniões periódicas com os pais, funcionários e professores com o intuito de elevar os valores trabalhados e por conseqüência levantar auto-estima do grupo.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
• Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões.
A Seguir sugestão do cronograma para se trabalhar
os valores universais:
Valores trabalhados no 1º e no 2º semestre:
Valores trabalhados no 1º e no 2º semestre:
FEVEREIRO 1ª
quinzena –
perdão
2ª quinzena –
bondade
MARÇO
1ª quinzena –
amor
2ª quinzena -
fé
ABRIL
1ª quinzena – respeito mútuo
2ª quinzena – União
MAIO
1ª quinzena – respeito mútuo
2ª quinzena – União
MAIO
1ª quinzena –
tolerância
2ª quinzena –
Dedicação
JUNHO
JUNHO
1ª quinzena –
responsabilidade
2ª quinzena -
solidariedade
AGOSTO1ª quinzena – amor
2ª quinzena – amizade
SETEMBRO
1ª quinzena – diálogo
2ª quinzena – cooperação
OUTUBRO
1ª quinzena – Liberdade
2ª quinzena – Dedicação
NOVEMBRO
1ª quinzena – justiça
2ª quinzena – verdade
DEZEMBRO
1ª quinzena – honestidade
2ª quinzena – Paz
OBS: Você pode mudar as posições dos valores nas
quinzenas
AVALIAÇÃO:Que cada aluno consiga integrar-se no
grupo, participando ativamente, trocando experiências, resolvendo situações de
conflito de forma tranquila e convivendo adequadamente conforme as regras
elaboradas pela da turma e os valores trabalhados em aula. Que o grupo como um
todo consiga demonstrar maior autonomia e sensibilidade para resolver os
problemas que surgem com mais tolerância e amabilidade.
CULMINÂNCIA:A culminância deverá acontecer mensalmente, ou seja, a cada dois valores trabalhados as turmas deverão apresentar resultados alcançados, seja através do comportamento em sala de aula, pátio e passeios programados pela escola, apresentações de músicas e teatro de textos trabalhados no pátio pra as outras turmas e ou em reuniões e fóruns programadas pelo gestor, coordenador e professores.
Ficando assim toda a equipe responsável pela execução do projeto observar juntos e premiar de forma simbólica os alunos de cada turma que mais entendeu e colocou em prática os valores trabalhados.
CULMINÂNCIA:A culminância deverá acontecer mensalmente, ou seja, a cada dois valores trabalhados as turmas deverão apresentar resultados alcançados, seja através do comportamento em sala de aula, pátio e passeios programados pela escola, apresentações de músicas e teatro de textos trabalhados no pátio pra as outras turmas e ou em reuniões e fóruns programadas pelo gestor, coordenador e professores.
Ficando assim toda a equipe responsável pela execução do projeto observar juntos e premiar de forma simbólica os alunos de cada turma que mais entendeu e colocou em prática os valores trabalhados.
PROJETO RESGATANDO VALORES
Título do Projeto: Resgatando Valores
Público Alvo: Comunidade Escolar
Duração: 08 meses
Início: Março
Término: Novembro
APRESENTAÇÃO
Os
valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana,
onde os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade, às
normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade,
como a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça, a
solidariedade, a honestidade. Os valores morais são indispensáveis à
convivência humana. Já os valores religiosos referem-se às relações dos homens
com Deus. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo,
verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos
para ser feliz. A fé, a esperança e a caridade constituem os fundamentos dos
valores religiosos.
O que tem nos preocupado é a negação desses
valores em virtude da busca do desenvolvimento individual e social. Há consenso
de que os valores estão se degradando e/ou se modificando pela emergência de
novos valores. Essa instabilidade ou mesmo perda de referencial pode se definir
como uma “crise de valores”, onde se observa uma descrença e, consequentemente,
um abandono dos valores humanos considerados até então como os mais nobres do
ponto de vista social, até mesmo o bem mais precioso do ser humano, a vida,
está sendo banalizado e perdido por motivos fúteis.
Atualmente a indisciplina, a rebeldia, o
envolvimento dos jovens com álcool e drogas e os insatisfatórios índices de
aprendizagem tem sido a grande preocupação da escola e dos pais. Acredita-se
que chegamos a esse ponto devido à falta de uma educação pautada na moral e nos
valores.
Partindo da certeza de que são os valores que nos
tornam humanos, o presente projeto tem a finalidade de resgatar esses valores.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar
valores humanos, seus conceitos e suas práticas se fazem necessário, pois é
papel da escola oferecer um ensino significativo capaz de fornecer bases
culturais e criar hábitos que tornem possível viver em sociedade.
Este
projeto partiu da necessidade de canalizar problemas cotidianos em sala de
aula, individual ou coletivo, que impedem ou prejudicam o bom desenvolvimento
educacional, estendendo-se às famílias, fazendo com que todos possam refletir e
cultivar os valores necessários para a vida em sociedade.
A inserção de valores na escola ganhará mais força
ao permearem com a postura dos educadores, pois o professor inspira queira ele
ou não. Portanto, o presente projeto permitirá ao professor refletir com
bastante carinho e cautela sobre seus verdadeiros valores, não os valores
professados pela boca, mas os que ele pratica, se ele quiser tomar para si
conscientemente a tarefa de ajudar a formação de um sistema de valores pelos
alunos.
OBJETIVOS
Geral:
Promover reflexão ampla sobre os valores humanos
incentivando a prática desses valores no dia-a-dia. Contribuir na formação
de pessoas na busca e na defesa constante dos valores sociais já esquecidos por
grande parte de nossas famílias.
Específicos:
Resgatar os valores humanos como: a
verdade, o respeito, o amor, a honestidade, entre muitos outros;
Analisar as próprias atitudes;
Respeitar todo ser humano
independente de religião, origem social, etnia, sexo, opinião e cultura;
Preencher o tempo ocioso das
crianças, no momento em que estão fora da escola formal, com ideias
construtivas de valores;
Contribuir para a formação de
cidadãos autênticos;
Auxiliar os pais e professores na
educação das nossas crianças;
Criar ambiente de respeito e
harmonia;
Diminuir as atitudes agressivas nas
escolas, família e comunidade;
Promover a paz.
METODOLOGIA
Apresentação do projeto, explicando o
que será trabalhado durante o ano;
Montar a “Árvore dos Valores no pátio
da escola, onde cada turma, estendendo-se aos pais, irá colar as suas folhas
com frases ou pequenas mensagens mencionado a importância dos valores;
Assistir a filmes que abordem
determinados valores e permitam a reflexão e discussão sobre o tema; (ver
Anexos)
Leitura de textos informativos e
fábulas envolvendo os valores humanos; (ver anexos)
Confeccionar um “Dicionário dos
Valores”;
Cada turma irá confeccionar a “escada
dos Valores”, onde serão traçados objetivos e regras de convivência a serem
alcançados no mês. A turma que primeiro chegar ao topo ganhará uma manhã/tarde
de cineminha com pipoca;
Realização de dinâmicas;
Trabalhar com músicas; (ver anexos)
Criação do “Jornal Mural” sobre a
importância da família;
Confecção de cartazes sobre a
importância de zelar pela nossa escola, onde a turma será responsável por
cobrar uns dos outros que cumpram o que pedem os cartazes;
Realização do “Dia da Família na
Escola”, com oficinas, apresentações e sorteios de brindes;
Trabalhar o verdadeiro sentido da
Páscoa e os valores relacionados a ela;
Confecção de murais sobre
Valores, pela escola;
Aplicação de atividades escritas para
enriquecer os temas trabalhados;
Exposição sobre pessoas que fizeram a
diferença ajudando ao próximo com o tema “Pessoas Extraordinárias”;
Relatos de experiências e atitudes de
ajuda ao próximo;
Acróstico com os valores;
Palestra sobre Valores Humanos.
AVALIAÇÃO
Dar-se-á
por meio do feedback, sem atribuir valor numérico, onde os professores irão
extrair o que aconteceu de positivo e negativo durante a realização de cada
ação, permitindo assim novos estímulos.
REFERÊNCIAS
ALVES, Rubem A escola que sempre sonhei sem
imaginar que pudesse existir. 3. ed. Campinas: Papirus, 2002.
COBRA, Nuno A semente da vitória. 30. ed. São
Paulo: Senac, 2002.
GAUDÊNCIO, Paulo Minhas razões, tuas razões. 9.
ed. São Paulo: Palavras e Gestos, 2002.
MARTINELLI, Marillu Conversando sobre educação em
valores. São Paulo: Fundação Peirópolis, 1999.
MIGLIORI, Regina. de F. et al. Ética, valores
humanos e transformação. São Paulo: Fundação Peirópolis, 1998.
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