PROJETO DE INTERVENÇÃO
DA LEITURA, ESCRITA E CONCEITOS MATEMÁTICOS
Público alvo: 6º anos
Duração: um mês
JUSTIFICATIVA
Observando o grau de
dificuldades na leitura, escrita e nas quatro operações do conhecimento
matemático dos alunos dos 6º anos , o corpo docente reivindicou junto a
coordenação e direção uma posição para resgatar no corpo discente a auto-estima
do campo cognitivo dos saberes da linguagem e raciocínio lógico
matemático, então, fez-se necessário a elaboração deste projeto que
visa desenvolver neles o gosto e o hábito pela leitura , escrita e o raciocínio
matemático.
O projeto desenvolvido
terá como foco a alfabetização, letramento e conhecimento matemático dos alunos
dos 6º anos. Serão trabalhadas atividades visando à participação de todos os
alunos no processo de ensino e aprendizagem. Utilizando métodos lúdicos e
recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz.
Devemos trabalhar em busca de uma Matemática
desenvolvida para resolver situações encontradas a partir do conhecimento do
aluno, em seu dia-a-dia, dentro ou fora da escola, da sala de aula, com ou sem
a ajuda de outro sujeito. É o aluno sentindo-se seguro para aplicar os
conteúdos matemáticos que dêem sentido à sua vida.
Através dos resultados
do diagnóstico das turmas, foi definido um plano de trabalho com as
metas a serem desenvolvidas do dia-a-dia da sala de aula no período de
quatro semanas.
Esse projeto será mais
um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o
estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora
substancial nas produções de textos e, conseqüentemente, melhor resultados nos
estudos, de modo geral.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para que os
alunos adquiram competências e habilidades necessárias à aquisição da leitura,
escrita e no conhecimento matemático bem como seus usos por meio de atividades
lúdicas, prazerosas e desafiadoras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Adquirir competência na leitura e escrita;
• Saber interpretar vários tipos de texto;
• Conhecer alguns portadores de texto;
• Produzir textos através de modelos
trabalhados;
• Escrever ortograficamente correto;
• Interpretar gráficos e tabelas;
• Dominar as quatros operações matemática;
• Melhorar o aprendizado dos alunos;
• Identificar e relacionar no seu dia-a-dia
situações-problema envolvendo a matemática.
• Reforçar a importância da matemática em
nosso dia-dia;
• Desenvolver o gosto pela matemática.
CONTEÚDOS ABORDADOS NO PROJETO:
LÍNGUA PORTUGUESA
• Leitura
• Interpretação
• Produção de texto
• Reescrita
MATEMÁTICA
• As quatro operações
• Problemas matemáticos
• Organização, leitura e interpretação de
dados e informações apresentados
em tabelas e gráficos.
RECURSOS DIDÁTICOS:
• Livros paradidáticos;
• Micro System;
• Quadro e giz;
• Jogos paradidáticos;
• Cartazes;
• Data show;
• Retroprojetor;
• Transparência
• Xerox;
METODOLOGIA
Para desenvolvermos
esse trabalho, com a intenção de tornar as atividades mais atrativas e ao mesmo
tempo enriquecedoras para a aprendizagem dos alunos, várias ações foram
desenvolvidas, tais como:
• Encontro entre os professores para estudo,
discussão, escolha dos recursos, jogos e textos para elaboração
das aulas;
• Apresentação e abertura do projeto para os
alunos dos 6ª anos;
• Aplicação de atividades desenvolvidas a
partir de textos;
• Aplicação de atividades envolvendo as
quatro operações matemáticas;
• Jogos didáticos;
• Construção de tabelas e gráficos a partir de
situações-problema envolvendo a matemática.
Ao longo
desse mês as atividades serão apresentadas e desenvolvidas de acordo com o
cronograma. Tendo diariamente duas aulas de português e duas de matemática.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES /
SEMANAS
|
1ª
|
2ª
|
3ª
|
4ª
|
5ª
|
Apresentação e
abertura do projeto para os alunos dos 6ª anos;
|
X
|
||||
Leitura de textos;
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Interpretações orais
e escritas de textos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Escrita e reescrita
de textos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Produção de textos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Interpretação das
mais diversos jogos matemáticos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Atividades
envolvendo Adição e Subtração
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Atividades
envolvendo multiplicação
|
X
|
X
|
|||
Atividades
envolvendo divisão
|
X
|
||||
Problemas
matemáticos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Construção de
tabelas e gráficos a partir de situações-problema envolvendo a matemática
|
X
|
||||
História em
quadrinhos (laboratório de informática)
|
|||||
Culminância do
projeto
|
X
|
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá
por meio das observações do professor em todos os momentos em que os alunos
estiverem participando das atividades propostas considerando-se os avanços
obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.
CULMINÂNCIA:
Ocorrerá com a exposição dos trabalhos realizados
pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário