Planejamento Berçário
OBJETIVO GERAL
Criar
condições que auxiliem a criança na sua formação pessoal e social e o
conhecimento do mundo, promovendo a construção do saber, através de uma
educação democrática, capaz de auxiliar seu desenvolvimento.
*Identidade e
Autonomia
Objetivos específicos:
Objetivos específicos:
Experimentar
e utilizar os recursos que dispõem para satisfação de suas necessidades
essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e
agindo com progressiva autonomia.
*Movimento
Objetivos específicos:
Objetivos específicos:
Explorar
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação.
*Linguagem Oral e
Escrita
Objetivos específicos:
Objetivos específicos:
Participar
de variadas situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos,
necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
*Matemática
Objetivos específicos:
Objetivos específicos:
Estabelecer
aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
*Artes Visuais
Objetivos específicos:
Objetivos específicos:
Ampliar o
conhecimento de mundo que as crianças possuem, manipulando diferentes objetos e
materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de
manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão Artística.
*Música
Objetivos específicos:
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
*Natureza e Sociedade
Objetivos específicos:
Objetivos específicos:
Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
*Natureza e Sociedade
Objetivos específicos:
Levar a
criança a desenvolver sua capacidade de explorar o ambiente, para que possa se
relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, plantas e com
objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Obs: Os
conteúdos a seguir estarão dentro dos eixos e temas abordados durante o
decorrer do ano letivo de 2009.
ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS
• Cantigas na hora do banho.
• Brinquedos sonoros para ser levados ao banho, alternando o silêncio e o barulho.
• Músicas na hora de se alimentar.
• Atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada aluno. As crianças farão caretas, mímicas, brincarão com a própria imagem.
• Rodinhas com histórias, músicas.
• Banhos de sol.
• Empurrar caixas.
• Brincar de “cuca achou” embaixo do lençol.
• Cobrir o rosto com paninhos.
• Diferentes texturas: proporcionando o toque de lixas, argila, papel liso, rugoso, áspero, etc...
• Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o seu próprio corpo.
• Ouvir e aprender a cantar canções.
• Brincar de serra-serra-serrador.
• Rodinhas para incentivar a fala (falar o nome dos amigos).
• Expor cartazes com trabalhinhos realizados pelos alunos.
• Confecção de brinquedos com sucata.
• Contar histórias com fantoches e dedoches.
• Usar muitas cores.
AVALIAÇÃO
• Cantigas na hora do banho.
• Brinquedos sonoros para ser levados ao banho, alternando o silêncio e o barulho.
• Músicas na hora de se alimentar.
• Atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada aluno. As crianças farão caretas, mímicas, brincarão com a própria imagem.
• Rodinhas com histórias, músicas.
• Banhos de sol.
• Empurrar caixas.
• Brincar de “cuca achou” embaixo do lençol.
• Cobrir o rosto com paninhos.
• Diferentes texturas: proporcionando o toque de lixas, argila, papel liso, rugoso, áspero, etc...
• Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o seu próprio corpo.
• Ouvir e aprender a cantar canções.
• Brincar de serra-serra-serrador.
• Rodinhas para incentivar a fala (falar o nome dos amigos).
• Expor cartazes com trabalhinhos realizados pelos alunos.
• Confecção de brinquedos com sucata.
• Contar histórias com fantoches e dedoches.
• Usar muitas cores.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será no dia a dia da sala de aula, através do desenvolvimento de
várias atividades, envolvendo todos os aspectos físicos, motores e cognitivos,
o qual virá auxiliar na elaboração do parecer descritivo do aluno, sendo um
instrumento avaliativo flexível, permitindo contemplar com mais exatidão o
desenvolvimento da criança em cada bimestre.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; Brasília: MEC/ SEF, 1998
Nenhum comentário:
Postar um comentário