PROJETO CARNAVAL
Público alvo: Educação infantil e
Ensino fundamental
Período: 02/02/12 a 17/02/12
APRESENTAÇÃO
Considerando-se o carnaval como
fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta
sua importância como símbolo de identidade nacional, esse projeto busca
desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do
carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e
educandos de forma inovadora e educativa.
O projeto tem como foco trabalhar a
interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do
conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental
para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas e,
sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o conhecimento através da
interdisciplinaridade.
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar
envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da via pessoal,
social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.
Este projeto tem o intuito de ir além
da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de
educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos
comuns.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o tema carnaval de forma
interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo
educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas
distintos.
Proporcionar aos educandos de
constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já
possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova
realidade, desencadeando novas ações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer o carnaval
brasileiro como a maior festa do mundo;
Conhecer a história do
carnaval no Brasil e suas características;
Coletar dados sobre o
carnaval no Brasil;
Conscientizar as
crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
Desenvolver o gosto pela
leitura;
Trabalhar o raciocínio e
a memória;
Desenvolver a linguagem
oral e escrita;
Desenvolver o gosto por
poemas e músicas;
Desenvolver a percepção
e a coordenação motora;
Estimular o ritmo;
Despertar e educar a
atenção e a observação;
Proporcionar liberdade
de auto-expressão;
Possibilitar habilidades
com as mãos;
Desenvolver o espírito
criador.
CONTEÚDOS
O carnaval
Linguagem oral e escrita
O fazer artístico
Apreciação musical
Expressividade
Equilíbrio e coordenação
Estatística
DST’s
Efeito de bebidas e
drogas
ESTRATÉGIAS
Trabalho em sala com
músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.
Pesquisa
Dança
Desenho
Pintura
Jogos diversos
Recorte e colagem
Vídeos
CD’s
Máscaras
Oficinas de máscaras e
fantasias
Murais informativos
CULMINÂNCIA
13/02 Desfile de máscaras – 6º anos
14/02 Desfile de fantasias – 7º anos
15/02 Apresentação do Olodum – 8º
anos
16/02 Apresentação do frevo – 9º anos
Apresentação
– 1º ano
Apresentação
– 5º ano
Baile
AVALIAÇÃO
Processual e contínua, valorizando a
expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS
AO CARNAVAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA,
HISTÓRIA E ARTE:
Explore com os alunos os enredos de
algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos
a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade.
MATEMÁTICA:
Estatística, porcentagem de índice de
violência, bebida alcoólica e uso de drogas.
ARTE, GEOGRAFIA E
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Como é festejado o carnaval em
Recife, Olinda, Manaus? Que outros carnavais existem no mundo? Divida a classe
em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza,
Recife, Olinda, Rio de Janeiro e etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa
para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com
o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e
países.
HISTÓRIA
Incentive os alunos a pesquisar a
história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de
rua e a comemoração atual.
ENSINO RELIGIOSO
O carnaval, desde sua origem, está
relacionado a permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a
antiguidade, até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a
festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por organizações
religiosas. Alguns jovens e adultos, empolgados com esse significado do evento,
creditam que é hora de libertar as fantasias, se despojar da censura e se
entregar ao sexo sem compromisso e sem conseqüências. O resultado para quem não
pratica sexo seguro: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.
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