ESCOLA DE
EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCAR E APRENDER
PROJETO
TRABALHANDO COM OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÉ-ESCOLA
JUSTIFICATIVA:
A leitura figura como um dos principais exercícios para o desenvolvimento da linguagem oral e da autonomia da criança, tornando-o um sujeito reflexivo e crítico que conhece o mundo e se percebe como sujeito participante tanto do processo educativo quanto do meio social em que está inserido. É o que sugere GOES (1990, p. 16): A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É próprias emoções e reações.
A leitura figura como um dos principais exercícios para o desenvolvimento da linguagem oral e da autonomia da criança, tornando-o um sujeito reflexivo e crítico que conhece o mundo e se percebe como sujeito participante tanto do processo educativo quanto do meio social em que está inserido. É o que sugere GOES (1990, p. 16): A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É próprias emoções e reações.
Partindo
deste princípio compreendemos que a leitura deve ser vivenciada a partir da
educação infantil, atuando como agente mediador entre a criança e a
formação de sua personalidade, de sua concepção de mundo e a faz conhecer
sentimentos próprios da humanidade, um exemplo é o bem e o mal, sentimentos bem
presentes na literatura infantil (MAGNANELLI, 2005. p.2).
Além
de favorecer o conhecimento de mundo, favorecer o desenvolvimento das emoções e
das relações afetivas, a leitura na educação infantil atua como o primeiro
passo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, o que
resultará em um adulto leitor, capaz de fazer inferências entender e
interpretar qualquer texto. Neste sentido o Referencial Curricular para a
Educação Infantil (RCNEI) afirma que:
A aprendizagem da linguagem escrita é “um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que tem como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita”. Aponta ainda que “as instituições e profissionais de educação infantil deverão organizar sua prática de forma a promover as seguintes capacidades nas crianças: (...) interessar-se pela leitura de histórias; familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.” (Brasil/MEC, 1998, v.3, p. 122 e 131).
A aprendizagem da linguagem escrita é “um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que tem como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita”. Aponta ainda que “as instituições e profissionais de educação infantil deverão organizar sua prática de forma a promover as seguintes capacidades nas crianças: (...) interessar-se pela leitura de histórias; familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.” (Brasil/MEC, 1998, v.3, p. 122 e 131).
Compreendendo
e concebendo a leitura em suas múltiplas formas como um instrumento facilitador
e essencial no desenvolvimento do processo cognitivo e na compreensão de mundo
da criança, justificamos o presente projeto, que objetiva vivenciar diversas
estratégias de leitura, com textos de diferentes gêneros que incluíram
definitivamente a criança no mundo fascinante da leitura (ANTUNES, 2008, p.
19).
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar
diferentes gêneros textuais através de estratégias que favoreçam a compreensão,
participação e estimulem a formação de leitores na educação infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular
o interesse pela leitura;
Manusear
diversos tipos de textos;
Interpretar
e encenar histórias lidas;
Recontar
histórias ouvidas;
Conhecer
diferentes gêneros textuais;
Confeccionar
livros;
Formar
leitores e escritores competentes, que sejam capazes de produzir textos
coerentes e coesos;
Desenvolver
no aluno o papel de produtor, leitor e avaliador do próprio texto, levando-o a
uma atitude crítica;
Trabalhar
as características de cada gênero textual;
Estimular
a cooperação por meio de trabalhos em grupos.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS:
Conhecer
os diferentes gêneros textuais trabalhados;
Identificar
personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes,
etc.;
Identificar
os contos pela linguagem típica dos mesmos;
Identificar
as marcas temporais presentes nos contos;
Identificar
letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de
personagens.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
Expressar-se
por meio de desenhos, pinturas e colagens;
Desenvolver
a linguagem oral;
Ler,
ainda que de forma não convencional;
Dramatizar
histórias, por meio de expressões orais e dança;
Descrever
cenários e personagens;
Identificar
soluções de conflitos presentes nos contos;
Identificar
títulos de histórias conhecidas;
Continuar
histórias a partir de um determinado ponto;
Produzir
textos, tendo o professor como escriba.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS:
Possibilitar
um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças
refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo
da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real; Resgatar a
importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto (popular
e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprender valores; Desenvolver o
senso crítico e a criatividade.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA:
Trabalhar
os diferentes gêneros textuais: texto narrativo, informativo, fábulas,
entrevistas, receitas e contos (todos os tipos), Parlendas, canções, Histórias
em quadrinhos, trava-línguas, bilhetes e outros;
Conversa
informal sobre os diferentes gêneros textuais;
Investigar
o conhecimento prévio dos alunos sobre se já conhecem sobre os mesmos;
Após
a conversa organizar a sala em duplas e propor a leitura dos textos;
Apresentação
da Leitura individual dos textos para o grande grupo;
Socializar
no grupo as histórias e/ou textos lidos, mesmo que de forma não convencional;
Recitar
poemas, canções, trava-línguas e outros textos com o auxílio do professor;
Realizar
atividades referentes ao textos, fazendo perguntas aos alunos oralmente e
pedindo que expressem o que pensam sobre o gênero desenhando.
Vocabulário
de palavras desconhecidas;
Conversa
informal sobre histórias que gostam;
Falar
sobre autor e ilustrador de cada livro;
Ler
a história;
Debate
sobre a história;
Reprodução
coletiva da história;
Lista
de personagens;
Montagem
de livro contendo as histórias trabalhadas
Rodinha
para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
Apresentar
livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
Realizar
um banco de palavras retiradas dos textos, obedecendo a ordem alfabética.
MATEMÁTICA
Cores,
Quantidade
Textura;
Seriação:
Semelhança/diferença;
Construção
de jogo da memória a partir de imagens dos personagens das histórias;
NATUREZA
E SOCIEDADE:
Animais;
Higiene;
Cuidados:
acidentes domésticos;
Meio
ambiente e de acordo com o texto trabalhado (trabalhar de forma
interdisciplinar);
Transformações
dos diferentes ambientes causados pela ação do homem ou não;
Montagem
de murais com notícias da nossa cidade/ou estado;
Realizar
pesquisas com os alunos referentes aos temas trabalhados em aula sobre um
determinado assunto.
Realizar
a leitura de diferentes imagens, dialogando sobre as mesmas.
ARTES
VISUAIS:
Pintura,
Desenho
livre;
Modelagem
dos personagens;
Releitura
de imagens: obras artísticas de diferentes pintores;
Pintura
Recorte,
colagem
Desenho
livre
Construção
de personagens com sucatas;
Artes
com material reciclável;
TEATRO/
MÚSICA:
Dramatização
e registro feito pelas crianças através de desenho, oralmente;
Dramatização
de peças teatrais com cenários.
Realizar
com os alunos diversas dramatizações utilizando diferentes materiais como:
fantoches, álbum seriado, livros de histórias e outros.
Entoar
diversas canções envolvendo o tema em estudo, sempre dramatizando a música para
que as crianças visualizem e interpretem a música aprendendo desta forma com
facilidade;
MOVIMENTO:
Realizar
diferentes atividades para trabalhar a coordenação motora ampla;
Resgatar
brincadeiras antigas e atuais para trabalhar com os alunos;
CRONOGRAMA:
Meses
de outubro e novembro
RECURSOS:
Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.
Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.
Para
as apresentações das histórias: vídeo, aparelho de som, livros de literatura,
C.Ds, fantoches;
OBSERVAÇÕES:
Levar em consideração os seguintes temas:
Temas
Transversais
Ética:
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização,
solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade
Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas
educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres
individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e
variação linguística.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação
formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas, tais como:
Reprodução das histórias, mantendo sequências temporais, utilizando fantoches;
Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias.
RECURSOS:
Livros;
Jornais;
Revistas;
Papel
ofício;
Papel
quarenta quilos;
Cola;
Tesoura;
TNT;
Lápis
coloridos;
Varal;
Recursos
humanos.
CULMINÂNCIA
Montar
a exposição de livros,
Dividir
a turma em quem vai expor os livros, quem vai contar histórias dos livros
vivenciadas anteriormente ou Pedir para que venha um aluno por vez, eles
apresentarão seus livros, encenarão uma história e contarão histórias, farão
isso para a outra turma de educação infantil;
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