“Ensinando Valores, Construindo Vencedores.”
ENSINO FUNDAMENTAL
Turma: 1º Ano
I – Tema do Projeto: Olha Como Eu Cresci!
II – Duração: 2 semanas
III – Justificativa:
Como estamos iniciando o ano, trabalharemos a integração dos alunos, partindo da sua identificação como pessoa, colega, filho e aluno. A identificação de características físicas e de personalidade contribui para o desenvolvimento da auto-estima e da identidade da criança.
IV – Integração Fé Ensino:
Assim como estamos iniciando um ano escolar, o mundo também teve um início. Estaremos trabalhando a história de Criação, enfatizando a Deus como único e Criador do Céu e da Terra. E como criador do ser humano, nosso criador, merece nosso louvor e adoração, pois sempre supre as nossas necessidades, de acordo com o que é melhor para cada um de nós.
V – Objetivos Gerais:
- Reconhecer-se como ser único, digno e capaz.
- Perceber que as pessoas apresentam diferenças físicas e de personalidades.
- Valorizar e respeitar a si mesmo e ao outro.
- Identificar, ler e escrever seu nome e conhecer o seu significado.
- Identificar e diferenciar números e letras.
- Identificar e relacionar quantidades.
- Identificar e ler síbolos.
- Perceber a utilidade dos numerais nas atividades cotidianas.
VI –Procedimento de Trabalho:
· Recortar números e letras de revistas e jornais usados, identificar, selecionar e confeccionar cartazes, um de números e outro de letras.
· Pesquisar sobre os diferentes lugares onde os números são encontrados (revistas, livros, dinheiro, porta, relógio, balança, placa de carro, etc.), como os números são usados, para que servem, etc.
· Cada um vai montar seu nome com alfabeto móvel, livrinho das letras, com recorte de revistas ou jornais.
· Contar a história “Arca das Letras” e outras de livros paradidáticos, referentes ao conteúdo.
· Dialogar.
· Contar e dramatizar a história da “Criação”.
· Com massinha, contar a história da criação do homem e da mulher.
· Distribuir massinha para que modelem bonecos, Adão e Eva.
· Cantar músicas diversas.
· Brincar com jogos variados.
· Pedir que cada criança localize o seu crachá, observando atentamente a escrita do seu nome. Copiar e identificar outro crachá que inicie com a mesma letra do seu nome.
· Trabalhar o nome dos animais através da música “Adão e os animais”. Escrever a música em papel Kraft e junto com os alunos destacar os nomes dos animais e palavras que rimam.
· Trabalhar conceitos: mais, menos, maior, menor, ordem crescente e decrescente, através de atividades concretas.
· Levar alguns tipos de documentos para a aula e mostrar aos alunos, dialogando sobre a utilidade de cada um.
· Trabalhar a representação espacial a partir da observação da casa, da rua, da cidade. Pedir para desenharem esses lugares. Trabalhar com mapas, observando códigos, desenhos, letras e números.
· Através das fichas de nomes, trabalhar a ordem alfabética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário