domingo, 2 de março de 2014

TRABALHANDO COM NOMES PRÓPRIOS..

TRABALHANDO COM NOMES PRÓPRIOS...
* ESTAS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS COM A TURMA DE PRÉ I - IDADE DE 3 E 4 ANOS.

ATIVIDADES COM CRACHÁ DESENVOLVIDAS ORALMENTE
* Chamar a criança pelo nome e pedir para que ela o repita;
* Chamar o aluno pelo nome e mostrar o crachá para a turma. A criança levanta e vai buscá-lo;
* Mostrar o crachá para a turma sem ler, dar uma característica do dono;
* Misturar os crachás na mesa do professor e pedir para que por mesa, cada um venha buscar o seu;
* Separar os crachás por mesa e ao sinal do professor um aluno por vez pegará o seu;
* Deixar os crachás embaralhados na mesa do professor e a criança vem até a frente escolhe um e tenta entregar para o dono, a turma poderá auxiliá-la;
* Contar o número de letras e fazer agrupamentos ou por letra inicial, ex.: tantos alunos com 5 letras, tantos alunos com 4 letras, tantos alunos que começam com a letra A ...
ATIVIDADES DE ESCRITA COM APOIO DO CRACHÁ
* Em uma folha de sulfite escrever os nomes de todas as crianças da turma e solicitar para que pintem:
1. Seu nome de vermelho;
2. Seu nome de vermelho e o da professora de amarelo;
3. A letra inicial do seu nome de azul;
4. O nome do seu colega que você trocou de crachá...
* Ache seu nome e circule a primeira letra;
* Entregar uma folha para cada aluno com o alfabeto (pode ser pequeno), e pedir para que ele pesquise a letra inicial do seu nome, recorte e cole. Em seguida tente fazer a grafia;
* Separe as letras do seu nome e monte novamente;
* Tente agora escrevê-lo;
* Complete os quadrados com a escrita de seu nome e faça seu retrato;
* Confeccionar um cartaz com os nomes da turma, agrupados pelas iniciais;
* Confeccionar um cartaz separando os nomes das meninas e dos meninos;
* Fazer a leitura diária dos cartazes;
* Solicitar para que o aluno ache o nome dele no cartaz;
* Fazer um envelope com a abertura lateral e colocar o nome de um aluno escrito em um outro papel e ir puxando e pedir para as crianças tentarem adivinhar o nome surpresa;
* Exercícios de escrita do nome;
* Contagem e escrita do número de letras;
* Trabalhar com músicas relacionadas (Cartaz)
1. João comeu pão;
2. A canoa virou;
3. Se eu fosse um peixinho...
Faça o cartaz de preferência com a turma, ensinar a música, brincar com eles de roda e depois pedir para que eles cantem, explicar que irá escrever a música no cartaz, pedir que eles falem ou cantem e você vai escrevendo. Na parte onde tem os nomes, deixar um espaço em branco, usar o crachá ou escrever o nome dos alunos à parte e usar um por dia, não esquecendo de cantar todos os dias usando o nome do aluno do dia.
Os nomes você poderá pôr na mesa todos juntos e pedir para que uma criança venha pegar o seu para colocar no painel.
Fiz da música "Se eu fosse um peixinho" e aproveitei para pedir para eles pesquisarem em revitas peixes para enfeitarmos o painel ( breve postarei fotos para maior entendimento).
Depois você pode fazer uma ficha com a música, deixando um espaço em branco na parte do nome e pedir para a criança escrever seu nome com auxílio do crachá ou fazer este espaço quadriculado com a quantidade de sílabas do nome da criança, ex: JO-ÃO, deixar 2 espaços do mesmo tamanho em branco, depois entregar para a criança o seu nome em sílaba, recortado no mesmo tamanho do espaço que você deixou em branco e pedir para que a criança tente montar seu nome, se houver muita dificuldade dar o crachá como apoio (em breve fotos para maior entendimento);
* Em uma folha quadriculada, escrever o nome do aluno na parte de baixo deixar o mesmo tanto de quadrados só que em branco, dar as letras móveis (EVA,plástico ou até mesmo feitas por você manualmente ou no computador...) e pedir para que a criança procure as letras do seu nome e coloque em ordem no espaço abaixo, se houver muita dificuldade dê somente as letras do nome desse aluno e peça para ele procurar e pôr em ordem;
* Com esta mesma folha quadriculada, você poderá pedir para que o aluno copie as letras nos quadros abaixo;
* Com esta mesma folha quadriculada, você poderá pedir para que pesquisem em revistas as letras e colem no espaço abaixo;
* Com esta mesma folha quadriculada, você poderá pedir para que pesquisem em revistas coisas que comecem com cada letra de seus nomes e colem abaixo;
Eu fiz estas folhas quadriculadas no mimeográfo e depois escrevi os nomes, postarei fotos em breve para que possam entender melhor, pode ser feito também no computador.
* Criei uma brincadeira para trabalhar os nomes, em um papel cartão (todos de uma cor só), fiz 1 retângulo para cada criança, mas você poderá fazer um triângulo, um círculo (que com isso estará trabalhando também as formas geométricas), e fiz no computador os nomes dos alunos, de tamanho grande e bem nítido e colei em cada retângulo um nome (de preferência todos do mesmo tamanho e cor), na quadra ou em um lugar com bastante espaço, distribua todos os nomes espaçadamente, as crianças ficam em um canto da quadra, ao sinal do professor as crianças correm para procurar seus nomes e ficam na frente deles, o professor vai verificar se eles acertaram, para continuar a brincadeira mudá-se os cartões de lugar e também pode pedir para que uma criança de o sinal (em breve fotos);

* Criei uma árvore da chamada, fiz ela em EVA fiz separado o tronco das copas, mas você poderá fazer de papel mesmo, para cada aluno fiz uma flor e o nome dele no centro, as flores ficam em uma caixa, na chegada das crianças peço para que elas peguem sua flor e coloque na árvore, depois contamos quantas crianças vieram contando as flores na árvore, quantas faltaram, contando as flores que sobraram na caixa, fazemos a contagem oral, mas também podem fazer no caderno uma árvore e desenhar ou colar a quantidade de flores correspondentes aos alunos do dia, com isso trabalhamos relação, correspondência, quantidades... (em breve fotos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário