DINÂMICAS
PARA 1º PRIMEIRO DIA DE AULA MEMORIZAÇÃO
DE NOMES
As dinâmicas de
integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo que os participantes se apresentem,
que memorizem os respectivos nomes, que iniciem um relacionamento amistoso e
que se desfaçam as inibições que falem de suas expectativas para o início do
ano letivo ou do curso.O professor ou educador começa com a apresentação e
depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira.
1)
Eu sou... e você, quem é ? Formar uma roda, tomando o
cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais
colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia
a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João,
e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou
Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de
integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a
roda girar.
2)
Apresentarte: Material Necessário: Objetos diversos
(xale, óculos, chapéu, colares etc.)Propor aos participantes apresentarem-se,
individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos
para que eles possam criar dentro da vontade de cada
um.
3)
Alô, alô! : Formar
uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de
forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar;
sou eu, fulano, que vim participar." É importante
que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.
4)
Procurando um coração...Material Necessário: Corações de
cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra.
Cada coração só poderá encaixar em uma única metade. Distribuir os corações já
divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música
caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares,
o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
5)
Abraçando amigos : Formar uma grande roda. Colocar bem
baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem
dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos
começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco",
"abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o
educador esteja atento para que todos participem.
6)
Quando estiver : Com o grupo em círculo, o primeiro a
participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para
a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um
passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
7)
Apresentação :Propor a criação coletiva de uma
história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a
narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve
levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário