terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Valores para minha vida”

Projeto Anual: “Valores para minha vida”

resgatando_valores
No ano de 2013 a equipe da Educação Infantil do  abraçou a ideia de desenvolver o Projeto Anual: “Valores da minha Vida”, com intuito de trabalhar a identidade do aluno fazendo com que ele se reconheça como um ser social em direitos e deveres. Tornando-o um cidadão capaz de conviver harmonicamente com as diferenças, respeitando os limites da convivência social, tendo como princípios básicos o amor próprio e aos outros.
Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos…” (p. 32)
A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, por toda a escola, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto. E ele se faz urgente em todo meio da educação (FONTE: ”"Projeto – Educação e Valores, por Célia Penitente Naumann).
Esse trabalho é um trabalho de cidadania de democratização do ensino pela formação de um ser social.
Problema:
Por que as crianças e os jovens estudantes não conseguem conviver em harmonia com as normas disciplinares da escola e da sociedade?
Hipóteses
- Falta de limites e autoridade amorosa dos pais;
- Crianças e jovens vivem só sem a presença de um adulto para supervisiona-los;
- Programa de atendimento em turno contrário para que o aluno possa participar ativamente de tarefas diversificadas;
- Políticas públicas que garante a permanência das crianças e dos jovens em tempo integral na escola;
- Estrutura física para atender os alunos em atividades em período Integral;
- Profissionais habilitados em diferentes áreas para descobrir possíveis talentos;
Justificativa
O Projeto “Viver e Aprender Cidadania” tem o propósito de difundir os direitos e deveres inerente a educação, introduzir de maneira visível nas áreas correspondentes aos assuntos relacionados as normas de convivências sociais, oportunizar o conhecimentos de conceitos e reflexão éticas que ajudam a entender a experiência pessoal e social,. Incrementar os conteúdos básicos para um projeto de cidadania ativa, abordando temas como: violência sexual, maus-tratos contra crianças e jovens, pedofilia, preconceito e valores culturais. Despertar no aluno o sentimento de amor próprio para que possa ter ideal de vida sabendo aperfeiçoar-se para descobrir sua verdadeira identidade.
Objetivo Geral
- Trabalhar a identidade do aluno fazendo com que ele se reconheça como um ser social em direitos e deveres. Tornando-o um cidadão capaz de conviver harmonicamente com as diferenças, respeitando os limites da convivência social, tendo como princípios básicos o amor próprio e aos outros.
Objetivos Específicos
- Resgatar a valorização do ser humano e a importância das virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade.
- Fortalecer os vínculos afetivos no âmbito educacional para desenvolver uma cultura de cooperação e camaradagem entre alunos e professores.
- Mostrar ao educando que educar não é unicamente instruí-los, mas oferecer experiências significativas que o prepare para a vida como cidadão.
- Desenvolver ações preventivas quanto a violência, maus tratos e abuso sexual contra crianças.
- Refletira sobre comportamentos e noções de boas maneiras.
-  Reconhecer o próprio valor.
- Abordar assunto referente aos sentimentos de egoísmo, avareza, falta de educação e respeito com outrem e com idosos.
Metodologia
O projeto será desenvolvido pelas turmas  cada qual escolhendo o valor correspondente ara cada mês / etapa do ano.
Avaliação
Será continua, com ênfase no aspecto pedagógico, observados através de questionários sob pontos positivos e pontos negativos participação e metodologia utilizada no projeto.
No final do ano, cada turma confeccionará um trabalho (álbum, DVD, exposição, etc) à escolha da professora, sintetizando tudo o que foi desenvolvido no Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário