quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Trabalhando os descritores

Continho

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?
— Ela não vai não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.

    MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler  Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.

a). Há traço de humor no trecho

(A) “Era uma vez um menino triste, magro”.
(B) “ele estava sentado na poeira do caminho”. 
(C) “quando passou um vigário”. 
(D) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”. 

2. No diálogo do vigário com o menino aparece a frase:
“Ela não vai não: nós é que vamos nela.” Esta fala é do:

     (A) Narrador
     (B) Vigário
     (C) Menino
     (D) Professora

3. Segundo o texto as características do menino são:

(A)  Pobre, bondoso.
(B)   Alto, magro.
(C) Triste, magro.
(D) Estudioso, gentil.

4. Quem é o autor deste texto?


Qual a tipologia do texto?_____________Porque________________________
_______________________________________________________________

5. Em sua opinião, o dialogo do vigário com o menino foi respeitoso?_______
Por que?_______________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

6. Retire do texto lido:

a)    A frase com ponto final:________________________________________
b) Uma frase com ponto parágrafo__________________________________
c)    Uma frase interrogativa:___ ____________________________________
d) Uma frase exclamativa

7. Complete o quadro colocando cada palavra abaixo na coluna certa:

Magro, vigário, estava, menino, chama, engraçadinho, passou, cavalo triste.

substantivo
adjetivo
verbo










8. Escreva as palavras na coluna certa, de acordo com o número de sílabas:
mundo, sentado, não, cavalo, barrigudinho, novela, estrada, nós bicicleta, jeito, vez, lápis, historinha, rei, lapiseira, pé, magro.

MONOSSÍLABAS
DISSSÍLABAS
TRISSSÍLABAS
POLISSÍLABAS


















Texto A Minhoquinha Dorminhoca


A Minhoquinha Dorminhoca

A minhoquinha Filomena morava num belo jardim, cheio de flores.
Sua casinha ficava no pé da roseira azul, e era muito arrumadinha.
No inverno fez tanto frio, mas tanto frio, que a minhoquinha fechou as portas e as janelas da casa e foi pra caminha.
Cobriu-se com todos os cobertores que tinha, e ficou tão quentinha, mas tão quentinha, que acabou dormindo o inverno inteiro.
Foi-se o inverno e veio a primavera. As flores do jardim se abriram para o sol e a vida ficou mais feliz. As abelhas vieram colher o pólen das flores. As formigas saíram do formigueiro para pegar folhas verdinhas. Os passarinhos cantavam nas árvores e faziam seus ninhos.
Foi quando Titi, o beija-flor, sentiu falta da minhoquinha.
- Onde está a Filomena? – perguntou ele.
Mas ninguém tinha visto ainda a minhoquinha nessa primavera.
Titi foi até a casa dela e viu portas e janelas fechadas.
Então Titi teve uma idéia: fazer uma serenata para acordar a minhoquinha.
Combinou tudo com os amigos do jardim. O grilo trouxe o violino. A borboleta trouxe a trombeta. O castor trouxe o tambor. E o beija-flor cantou uma linda música.
A minhoquinha acordou, se espreguiçou, saiu da cama e foi ver o que era aquilo.
Quando abriu a janela o sol entrou em sua casa e ela pode ouvir a linda cantoria da primavera.
                                                                                     Emílio Carlos


1- Responda:

      a) Qual é o título do texto?  R: _________________________________________________

      b) Qual é o autor do texto? R: _________________________________________________

      c) Qual é o personagem principal do texto? R: ___________________________________

      d) Quantos parágrafos há no texto? R:__________________________________________

2- A minhoquinha Filomena morava :

(  ) Num buraquinho do jardim

(  ) numa casinha no pé da roseira azul

(  ) num jardim feio e sem flores

3- No inverno :

(  ) ventou muito.

(  ) estava muito quente.

(  ) fez muito frio.

4- O que Filomena  fez no inverno? R: __________________________________________

____________________________________________________________________________

5-    Quem sentiu a falta da minhoquinha? R:_____________________________________

6- Qual a idéia do beija-flor para acordar a minhoquinha Filomena?

R: __________________________________________________________________________

7- Quais bichinhos ajudaram o beija-flor?

(  ) gato   (  ) borboleta    (  ) formiga  (  )  cigarra  (  ) grilo   (  ) passarinho  (  ) castor


8- E o que fez o beija –flor? R:_________________________________________________

9- Dê o antônimo das palavras destacadas:
a- Quando abriu a janela o sol entrou em sua casa.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Marque a opção em que há apenas palavras paroxítonas:

(     ) janela- borboleta- formiga
(    ) música- pólen- formiga
(    ) grilo- pé- frio
______________________________________________________________________
11- Retire do texto:

a- Um substantivo próprio:_________________________________________________
b- Dois substantivos comuns:_______________________________________________
c- Dois ditongos:_________________________________________________________
d- Um hiato:____________________________________________________________
______________________________________________________________________
12-Dê adjetivos às palavras retiradas do texto:

a- Jardim___________________________   b- Folhas___________________________
c- Casinha__________________________   d- Música__________________________
______________________________________________________________________
13- “Os passarinhos cantavam nas árvores.” Cantar é uma ação que os passarinhos fazem. Então essa palavra é:

(    ) adjetivo                                  (    ) verbo                                          (    ) substantivo
______________________________________________________________________
14- Qual palavra é trissílaba?

(    ) arrumadinha                                       (    ) azul                                    (    ) trombeta
______________________________________________________________________
15- Qual palavra está no plural?

(    ) flores                                   (    ) casa                                 (    ) formigueiro
______________________________________________________________________
16- Escreva as palavras em ordem alfabética:


Minhoquinha- cama- cantora- primavera- inverno- roseira- passarinhos- pólen- flores-

Texto A caixinha de Laurinha

A caixinha de Laurinha


Laurinha tem uma caixinha
Que é toda amarelinha
Dentro tem tantas coisinhas
Pra ela fazer roupinhas.

Paninhos estampadinhos
Ficam em uma latinha
Pra fazer os vestidinhos
De todas as bonequinhas.

Linhas de todas as cores
E fitinhas enroladinhas
Tem várias agulhinhas
Pra costurar as roupinhas.

Laurinha, que é criativa,
De tudo sabe fazer
Com uma meia faz maiô
Com um retalho, o cobertor.

Vestidinhos rodadinhos
Calça comprida, blusão
Tudo muito enfeitadinho
Formando uma coleção.

E as bonequinhas logo ficam

Prontas para desfilar

Com chapéus, laços de fita
Nem dá para acreditar.

E quando a caixinha se fecha
Tudo volta ao seu lugar
Pra reabrir no outro dia
Quando Laurinha for brincar.

(Rogéria Araújo)



1) O texto “A caixinha de Laurinha” é um poema. Então responda:
a) Quantas estrofes tem esse poema?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Quantos versos tem cada estrofe?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2) Responda:
a)    O que Laurinha faz para as bonequinhas?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)    Se você tivesse uma caixinha igual a de Laurinha, o que guardaria nela?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c)     Que outro título você daria para o poema?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2) No texto encontramos várias palavras que estão no diminutivo. Grife estas palavras no texto.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3) Passe as palavras que estão no diminutivo para a forma normal.
caixinha – amarelinha – coisinha – roupinha – bonequinha – agulhinhas – latinha – Laurinha – enroladinha
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4) Reescreva as frases passando para o singular.
a)    Os paninhos ficam nas latinhas.

b)    As meninas fizeram roupinhas.

c)     As fitinhas estão nas caixinhas.

d)    Os vestidinhos ficaram rodadinhos.

e)    As bonequinhas estão bonitinhas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5) Escreva as palavras abaixo na ordem alfabética.
desfilar – brincar – laços – caixinha – agulhas – blusão – maiô – roupinha
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6) Separe em sílabas:
bonequinha – retalho – cobertor – cores – latinha – amarelinha – coleção

Nenhum comentário:

Postar um comentário