quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
PROJETO POESIA NA ESCOLA
“ O que dá grandeza a um poema não é o assunto que ele usa, mas a maneira com que ela trata o assunto”
Manual Barros
JUSTIFICATIVA
A escola deve ser um lugar em que a convivência com a poesia aconteça de fato, permitindo o contato com diferentes autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia.
Com o Projeto Poesia na Escola queremos descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e composições.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os princípios teóricos que norteiam este projeto , estão pautados na teoria sócio-interacionista da linguagem. Para Bakhtin, a linguagem é analisada a partir da interação entre os indivíduos dentro de uma prática social; a língua falada tem vida e se transforma constantemente pela própria pressão do uso cotidiano: ela não pode ser separada do fluxo da comunicação verbal.
Os indivíduos não recebem pronta para ser usada; eles penetram
na corrente da comunicação verbal; ou melhor, somente quando
mergulhamos nessa corrente é que sua consciência desperta e
começa a operar.(...) Os sujeitos não adquirem sua língua materna:
é nela e por me o dela que ocorrer o primeiro despertar da
consciência. ( Bakhtin.1992,)
OBJETIVOS
• Geral
Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.
• Específicos
- Despertar o prazer pela leitura de poemas.
- Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
- Recitar poesia explorando os recursos existentes.
- Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
- Destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público
Infanto-juvenil.
- Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.
- Resgatar sentimentos e valores.
METODOLOGIA
1º Momento
- Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um.
- Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma.
- Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos.
2º momento
- Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.
- Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e estrofes)
- Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma.
3º momento
- Conhecer poemas consagrados da literatura ( pesquisa – internet e ou/ sala
de multimeios)
- Declamação de poesias.
- Organização de um murais com os autores ( Vida e Obra).
- Escolher uma poesia para declamar durante o sarau.
4º momento
- Produção de um poema coletivo e/ou individual.
- Sarau – participação dos alunos, pais e comunidade.
AVALIAÇÃO
A avaliação Projeto Poesia na Escola acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário