quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PROJETO - semana da alimentação

PROJETO - semana da alimentação



Se eu fosse um tomate - (Augusta Schimidt)
Às vezes fico pensando o que seria de mim se eu fosse um tomate.
Nossa, que horror! Já estou até me vendo todo gelado, espremido, junto com os outros lá na gaveta da geladeira.
É... Se eu fosse um tomate seria muito triste...seria terrível...seria o fim.
Sim porque eu odeio tomate e como poderia viver me odiando tanto?
Ainda bem que eu sou gente!
Ser um tomate deve ser pior do que chuva nas férias ou ficar sem jogar videogame por causa de nota baixa no boletim.
Bom, estou aqui pensando nisso , mas pra falar a verdade, eu nem sei o que é um tomate. Verdura eu sei que não é, porque verdura é verde.
Será que tomate nasce embaixo da terra? Não pode ser, senão seria minhoca.
Ah, eu não sei o que é tomate, só sei que detesto isso. Aliás, eu nem sei pra que é que ele serve!
Só se for pra dar trabalho, pois quando vou comer, preciso ficar prestando atenção só pra não ter que engolir o danado. Às vezes ele vem disfarçado no meio de folhas de alface.
Acho que vou perguntar pra professora, pra que serve o tomate, porque se perguntar pra minha mãe, certamente ela vai querer que eu experimente.
Mãe é sempre assim, acha utilidade pra tudo!

Atividades propostas: 

Ø Discutir com o grupo os alimentos que não gostam.
Ø Procurar saber como se faz um molho de tomate e trazer a receita para a sala.
Ø Fazer uma lista de coisas que se faz com o tomate. Colocar a lista em ordem alfabética.
Ø Discutir na sala de aula o que realmente é o tomate. Legume? Fruta? Cereal? Verdura?

1. Procure o significado das palavras abaixo:
Palavras Significados
Função

___________________________________________________

Cereal

___________________________________________________

Tubérculo

2. Encontre no caça-palavras o nome dos cereais,

verduras e hortaliças:

P I M E N T Ã O O F

C D B A T A T A E I

A L F A C E C E A J

B E G C C O U V E S

A R R O Z X S A C T

C E B O L A B F R T

( pimentão, batata, alface, couve, arroz, cebola )

 sobremesa 

( Música do Balão Mágico)

Mamãe mandou dizer, ta na hora de comer
Papai gritou de lá, ta na mesa
Arroz com feijão é boa alimentação.
Mas o melhor que há é a sobremesa
Depois de toda noite vem o dia
Depois de uma tristeza, uma alegria
Mas depois de almoçar
Que bom saborear
Deliciosa sobremesa
Vovô foi quem falou, seja aluno ou professor
Se é hora de rangar já pra mesa
Comer feijão com arroz e o que vem depois
A delicia do jantar é sobremesa
Por isso eu como tudo
E quem não come bem, não pode se dar bem
E depois de almoçar que bom saborear
Deliciosa sobremesa
Gelatina
É como um banho de piscina
Saúde pro menino e pra menina
Gelatina
É coisa muito fina
Gelatina
E com tudo combina
Gelatina
Ela é pura proteína
Um gosto que você nem imagina.
Atividades:

1. Marque no texto como se pede:
( - ) substantivos ( + ) verbos ( O ) adjetivos ( * ) artigos

2. Retire do texto um verbo e conjugue-o nos tempos: presente, passado e futuro.

3. Elabore em grupo um caderno de receitas de sobremesas.

4. Faça na cantina a receita de gelatina, calculando a quantidade necessária, preço e quanto cada aluno deverá contribuir.

Culinária Alternativa


A culinária alternativa utiliza alimentos pouco usados na alimentação diária que em muitos casos são desprezados pelas donas-de-casa, movidas pelo desconhecimento do valor nutricional que possuem. Cascas, talos, sementes e folhas de vegetais são aproveitados na culinária alternativa.
A multimistura ajuda a compor qualquer dieta, mantem a saúde, recupera crianças desnutridas, aumenta o leite materno e diminui infecções.
Para obter um quilo de multimistura, são necessários:

Ø 330 gramas de fubá torrado
Ø 330 gramas de farelo de trigo ( refinado)
Ø 330 gramas de farelo de arroz ou de farinha de trigo torrada
Ø 10 gramas de folha de mandioca, batata doce ou de abóbora ( as folhas devem ser secas à sombra e depois trituradas).
Ø 10 gramas de pó de casca de ovo.
Misture tudo e depois coloque 2 colheres de sopa de multimistura no feijão ou na sopa.
Podemos fazer também farofa de casca de banana, maionese de talo, patês de talos de folhas, bolinhos de folhas de beterraba, suco de casca de frutas, pudins de casca de frutas, chás, suflês ou tira-gosto de sementes de abóbora.

Elaboração de um cardápio

Prepare um cardápio para o café da manhã, utilizando sempre alimentos de três grupos: (animal-vegetal-mineral).
Tente variar o máximo possível.

Receitas para fazer sozinho 
Espetinho de frutas: Podem ser feitos com qualquer coisa disponível em casa: queijo, doces, legumes, etc. Uva verde, pedaço de pêssego e morango.
Como preparar: Corte em pequenos cubinhos os ingredientes escolhidos. Depois, é só espetar o palito, obedecendo sempre a mesma ordem. Se não come-los de imediato, guarde-os na geladeira

Trabalhando com receitas
Pedir a cada aluno que traga uma receita fácil de ser feita.
Dividir a sala em grupos para se fazer uma análise dirigida das receitas do grupo.
Escolher um aluno para copiar as receitas do grupo em folhas de stencil, para repassar às turmas posteriormente.
Todos os componentes do grupo deverão ler atentamente as receitas, anotando todos os ingredientes necessários. 
Modelo
Receita 1 – Nome________________________________________
Ingredientes: Quantidade Preço

Açúcar 2 xícaras ?

Leite 2 xícaras ?

Ovos 3 unidades ?

Fermento 1 colher de sobremesa ?

Farinha de Trigo 3 xícaras ?
Fazer as outras receitas seguindo o modelo.
Os preços dos ingredientes deverão ser pesquisados pelos alunos em casa, nos jornais, mercearias, supermercados, etc.

Após esta atividade, os alunos deverão calcular o preço total de cada receita.

Pedir a cada grupo que escolha um dos ingredientes para pesquisar sobre sua origem, ilustrar e passar aos demais grupos e assim sucessivamente.

SABER POPULAR

Um assunto da maior importância que se pode introduzir na sala de aula é o Saber Popular, onde as crianças relatarão ou farão pesquisas sobre a sua bagagem de conhecimentos, de sua história, regatando a sua cultura.

Plantas Medicinais


Atividades Propostas:
Ø Pedir aos alunos que relatem os conhecimentos que já têm sobre a medicina caseira.
Ø Pedir que os alunos entrevistem pessoas mais velhas sobre as plantas que curam.
Ø Pedir aos alunos que tragam mudinhas ou sementes para formarem na escola uma “Horta Medicinal”. 
Ø Pedir aos alunos que pesquisem e tragam receitas de alimentos típicos da região.
Ø Elaborar com as crianças, um caderno de receitas sobre as plantas pesquisadas.

Obs.:
Ø Ressaltar com os alunos o valor curativo das plantas, sendo um tipo de medicação mais barata e sem efeitos colaterais.
Ø Elaborar um álbum com folhas de plantas medicinais, colocando-se o nome e sua utilidade.
Ø Elaborar um livrinho “Plantas que curam”,com nomes das plantas, sua utilidade, com receitas de chás, xaropes, etc.
Ø Pode-se fazer também pesquisas de comidas típicas das várias regiões brasileiras e até de outros paises.
Ø Elaborar um caderno de receitas com as receitas pesquisadas sempre fazendo a troca entre os alunos.

Atividades Integradas sobre a alimentação

Geografia

Português

Matemática

Ciências
Atividades:
Ø Qual é a comida que você mais gosta?

Ø Conversar e discutir sobre a importância dos alimentos

Ø Origem dos alimentos: animal, vegetal e mineral.

Ø Importância da higiene dos alimentos.

Ø Evitar o desperdício dos alimentos.

Ø Montar um mercadinho com embalagens e rótulos para serem usados em situações matemáticas.

Ø Matemática > sistema de medidas; Fazer um bolo (usar medidas e frações).

Ø Sistema monetário: Pesquisar preços dos ingredientes do bolo.

Ø Pesquisar preços de frutas e verduras da estação.

Ø Elaborar cardápios.

Ø Montar uma feira da alimentação com comidas, bebidas, doces e salgados.

O bolo e as frações

Mariana é uma menina muito prendada nas artes culinárias. Ela gosta muito de fazer bolos. Hoje ela vai fazer 4 bolos para levar de lanche para os colegas de sala. Eles são no total 36 alunos.
Receita do bolo de Mariana



Ingredientes:

03 ovos

01 copo de leite

03 xícaras (chá) de farinha de trigo.

02 colheres de manteiga

01 xícara (chá) de açúcar

½ colher sopa de fermento


1. Cada receita dá para 8 fatias de bolo. Quantas receitas ela deverá fazer para atender aos 36 alunos de sua sala?

2. Calcule a quantidade de ingredientes que ela gastará no total

3. Se cada bolo dá para 8 pessoas, em quantas partes ela deverá parti-lo?

Descubra no caça-palavras abaixo palavras referentes a 10 temperos caseiros.



Utilize este diagrama e invente outro caça – palavras para seu colega resolver.
P I M E N T A

CRA V O X P

GAL H O S F

ORE G A NO

B I C S A L O

SA L S A F H

CE BO L A W

QV ER V A S

V LOU R O K

P ÁPR I C A


(pimenta, cravo, alho, orégano, sal, salsa, cebola, ervas, louro, páprica)

Mural dos alimentos

Tipos de alimentos que possuem maior quantidade de proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.



Gorduras:



Ø óleos

Ø azeite

Ø toucinho

Ø manteiga

Ø margarina

Ø castanhas

Ø amêndoas

Ø gema de ovo

Ø tutano

Ø coco

Ø chocolates

Sais Minerais:

Ø leite e derivados

Ø verduras

Ø algas marinhas

Ø sal iodado

Ø água potável

Açucares:

Ø Açúcar

Ø Mel

Ø Cereais: milho/ feijão/ trigo

Ø Farinhas: massas/ biscoito/pães

Ø Chocolates

Ø Batata

Vitaminas:

Ø frutas

Ø legumes

Ø gérmen de trigo

Ø cereal integral

Ø fígado

Ø óleo de peixe

Ø verduras



Proteínas:



Ø carnes de todos os tipos: boi/ porco/ coelho/ rã/ frango e peixes

Ø leite : queijos/ co

Atividades:



1. Dividir a turma em grupos para que cada um monte um mural sobre os nutrientes: açucares, sais minerais, proteínas, gorduras, vitaminas.

2. Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre as funções dos nutrientes, enriquecendo-a com gravuras e desenhos para a confecção do mural.

3. Cada aluno deverá fazer um relatório citando o que ele precisa mudar na sua alimentação para torna-la de qualidade e nutritiva.



BRINCADEIRAS

Painel dos Alimentos


Brincando de Adedanha

Material Necessário:

Ø folha mimeografada ou branca

Ø lápis de escrever

Ø borracha

Ø 4 dados comuns


Maneiras de brincar:

Cada aluno terá a sua folha. Um aluno inicia a brincadeira jogando os 4 dados.

Somam-se os números que aparecem e busca-se no alfabeto a letra correspondente. A partir daí, todos os alunos terão que preencher a tabela com a letra sorteada.


Modelo:

Nº de acertos:_____________________________________________________

Nome do aluno:_______________________________________________

Sala: ___________Série_____________

MATE AS CHARADAS

1. Sou vermelha ou verde, muitos gostam de mim, fazem tortas, geléias ou suco. Meu nome só tem 4 letras. Quem sou?

2. Tenho casca espinhenta, mas sou muito saboroso em sucos e sorvetes. Sirvo de sinônimo quando é uma tarefa chata ou complicada de se fazer. Sou um...

3. Sou uma raiz. Os coelhos me adoram e minha cor é alaranjada. Quem sou?

4. Sou verdinho, meu nome é utilizado para elogiar moças bonitas. Quem sou?

5. Sou o aumentativo de pimenta, posso ser da cor verde, vermelha ou amarela. Sou o ...

6. Sou verde, pequeno e azedo mas quando me encontro com a água e o açúcar me torno muito refrescante. Quem sou eu?

7. Posso ser Rubi, Itália, Roxinha mas quando estou seca me chamam de passa.Quem sou eu?

8. Fico uma delicia frita com hambúrguer, mas posso virar purê, cozida ou assada. Eu sou a ...

9. Vivo com muita baba, por isso muitos não gostam de mim. Quem sou eu?

10. No dia das bruxas, as pessoas me enfeitam, furam e colocam de noite uma vela dentro. Quem sou eu?

RESPOSTAS

1. maçã

2. abacaxi

3. cenoura

4. chuchu

5. pimentão

6. limão

7. uva

8. batata

9. quiabo

10. abóbora.

Produção de texto

Katita a bruxinha boa

Katita mais parecia fada do que bruxa de tão boa que era.

Morava no alto de um morro, num castelo enorme, quase pertinho do céu.

Quando se cansava de brincar com seu irmãozinho Lukita, sentava numa almofada de nuvem e ficava observando lá de cima o que acontecia cá embaixo.

Certo dia, o vento soprou tão forte que a nuvem onde estava sentada foi parar bem dentro da cozinha da bruxa Elisa Lu.

Elisa Lu era uma bruxa temperamental. Às vezes estava de bom humor, às vezes de muito mal-humor.

Justamente naquele dia, de muito mal-humor, Elisa Lu preparava uma poção mágica para espalhar sobre a terra. Queria que todos ficassem como ela, mal humorada. Que horror!

Katita muito esperta ficou escondida debaixo da mesa onde estava o livro de receitas e com sua varinha de meia bruxa, meio fada, transformou a receita de Elisa Lu num delicioso bolo de energia e luz. 


RECEITA

Esta é a receita:



Ingredientes:

250 gramas de raios de sol

250 gramas de raios de luar

3 estrelas bem iluminadas

100 gramas de pó de ouro do arco-íris

2 colheres de bem cheias de nuvem branquinha

1 pitada de fermento de relâmpago.



Modo de fazer:

Misture bem os raios de sol com os raios de luar. Acrescente as estrelas uma a uma e vá salpicando o pó de ouro.A nuvem e o fermento coloque por ultimo.

Ponha tudo numa forma de coração e exponha ao sol para dourar.
Atividade: Cada aluno deverá fazer uma receita maluca baseada no texto acima.

Entrevistando a cantineira

1. Prepare as perguntas em sala de aula coletivamente.

2. Marque um horário com a cantineira para fazer a entrevista.

3. Elabore um cartão de agradecimento para a cantineira, valorizando o seu serviço e agradecendo a atenção.

4. Com os dados obtidos, monte um cardápio semanal para a merenda da escola.

5. Organize um quadro com os valores nutritivos dos alimentos do cardápio escolar. ( peça ajuda à supervisora da merenda)

DRAMATIZAÇÃO

As frutas e Legumes



Eu sou a Laranja

Meu caldo faz bem,

É doce e gostoso

E vitaminas contém!



Eu sou a Banana

E bem madurinha

A todos agrado,

Pois sou gostosinha!



Eu sou a Maçã

Vermelha e cheirosa

Minha casca tem ferro

E a polpa é gostosa!



Eu sou a Uvinha

Num cacho aninhada

Rosada ou branquinha,

Sou muito apreciada!



Eu sou o Alface

Tão fresca e verdinha,

Trazendo saúde

Em cada folhinha!



Eu sou o Milho

Bem verde e dourado

Assim que apareço

Já sou procurado!

Eu sou a Batata

Sou bem gorducha

Sou deliciosa

Cozida ou fritinha!



Sugestões: Fazer fantoches com verduras, frutas e legumes para usar na dramatização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário