PROJETO: REEDUCANDO VALORES:
AS PALAVRINHAS MÁGICAS
INTRODUÇÃO
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida?
Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, no qual prevalece a cada um por si... O ser humano está perdendo seu valor... e parece não perceber. Hoje, na maioria dos países, os povos são influenciados pela ideologia materialista que cria uma cultura de acúmulo, posse, egoísmo e ganância. A escola enquanto instituição, sofre inevitavelmente com esta realidade, perderam-se os valores essenciais para vida. Desta forma desde a educação infantil os verdadeiros valores precisam ser abordados. Não no sentido da imposição, mas no da construção. Toda pessoa está em processo de constante aprendizagem, porém, ela será um ser privilegiado e mais seguro se a bagagem de conhecimento for de soma, ano a ano, em sua existência.
JUSTIFICATIVA
Por que viver valores? Os valores motivam o comportamento e a atividade humana. São fontes de energia que mantém a autoconfiança e a objetividade.
Baseado em observações feitas pelos profissionais da escola surgiu a necessidade de um projeto que vise o resgate dos valores não demonstrado pelas crianças e que são essenciais para um bom convívio escolar, familiar e social.
Visando construir um ser capaz de melhorar o mundo em que vivemos sentimos a necessidade de atuar de forma mais eficaz no que concerne aos valores humanos, pois com esta ação estaremos colaborando para a existência de alunos mais íntegros e saudáveis.
Centrado nos 4 pilares da educação para o século XXI: o aprender a ser, o aprender a conviver e o aprender a fazer e o aprender a conhecer criamos este pequeno projeto envolvendo valores, pois a autoestima das crianças precisava de um olhar especial.
OBJETIVO GERAL
- Propiciar atividades que desenvolvam a percepção das boas atitudes e ações que devemos ter para, em longo prazo, se tornar um hábito que contribuirão para a melhoria das relações interpessoais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Demonstrar atitudes de respeito para com o colega, utilizando sempre as palavrinhas mágicas;
- Aprimorar a linguagem oral;
- Perceber atitudes positivas e negativas em desenhos, história, brincadeiras, dramatizações, gestos, etc;
- Despertar o interesse no valor da boa convivência através de músicas, poesias, parlendas...
- Introduzir as palavrinhas mágicas, para que sejam usadas diariamente tanto no convívio escolar, familiar e social;
- Praticar as boas maneiras em diversas atividades ( brincadeiras, jogos...);
- Aprimorar o vocabulário, a imaginação, a criatividade, a memória e o raciocínio lógico.
- Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis a formação humana;
CONTEÚDOS:
LINGUAGEM ORAL:
· Abertura do projeto com a história: Anita Bocadura sendo um teatro apresentado pelos funcionários;
· Reconto de histórias trabalhadas;
· Dramatizações;
· Falar e escutar: trabalhar com as histórias lidas e contadas:
- O jacaré egoísta;,
- Anita Bocadura;
_ Rita não grita.
· Observar e manusear diversos materiais impressos e livros;
· Rimas;
· Adivinhas usando as palavras mágicas;
· Histórias com fantoche;
· Cartaz com as regras da escola;
· Cartaz com poesias;
· Recitar poesias;
· Produzir textos coletivos tendo a professora como escriba;
· Montar histórias sanfonadas ou livros seriados;
· Trabalhar crachás com nome dos alunos;
· Trabalhar símbolos relacionados ás palavras mágicas e sentimentos;
· Caixa surpresa.
MATEMÁTICA:
- Hora da novidade ( explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades e classificação);
- Brincadeiras diversas que envolvam valores;
- Conceitos básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos, manhã - tarde ;
- Calendário: explorar a data de aniversário;
- Espaço e forma: jogos e brincadeiras;
NATUREZA E SOCIEDADE
· Atividades da coleção Boas Maneiras
· DVDs ( Palavras mágicas – Xuxa 8, Palavrinhas mágicas – Eliana, As mãos – Patati Patatá...);
· Boas maneiras no momento do hino nacional e do município;
MOVIMENTO
- Mímica;
- Dança;
- Brincar;
- Função semiótica;
- Correr, saltar, pular.
ARTES VISUAIS
- Desenhos;
- Pinturas;
- Modelagens;
- Colagens;
- Recortes diversos;
- Dobraduras;
- Confecção de murais;
- Esquema corporal.
RECURSOS DIDÁTICOS
- Materiais diversificados de acordo com a necessidade das atividades desenvolvidas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua, realizada através de observação, relatórios e portfólio durante o desenvolvimento do projeto.
Este projeto será apresentado na feira cultural e terá sua culminância na Caminhada da Cidadania esperando que cada criança o carregue para sua convivência no dia-a-dia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apostila Vivendo Valores na Escola,SP.1995-UNICEF
A Galinha Ruiva
Baú do Professor -Vol.3 ed.FAPI
Celso Antunes, Alfabetização Emocional- Petrópolis- Ed. Vozes, 7 edição- 1999
_____________Alfabetização Moral em sala de aula e em casa: do nascimento aos 12 anos.
Petrópolis Ed. Vozes – 2002.
CD Eliana
Chlóris Arruda de Araújo, O Jacaré Egoísta- Editora do Brasil.
Coleção Valores para a Vida.
Djanine Amos, Coleção Sentimentos Ed. ECO.
DVD’s Xuxa 8, Eliana
Enciclopédia Britânica do Brasil
Luiz Gaspareto, Coleção Se Ligue em Você – SP Espaço, Vida e Consciência.
Mariângela Bueno, Anita Bocadura - Coleção Moral da História- Ed. Callis.
Maria Radespiel, Alfabetização sem Segredos. Contagem MG.Ed.IEMAR
Revista do Professor - outubro a dezembro de 2007.
Rita Não Grita
Willian Bennett, O Livro das Virtudes para Crianças-Ed. Nova Fronteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário