SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA
29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
O
PROJETO PEDAGÓGICO DEVE SER REVISADO? EM QUE MOMENTO?
Sim, ele deve ser revisto anualmente ou mesmo antes desse
período, se a comunidade escolar sentir tal necessidade. É importante fazer uma
avaliação periódica das metas e dos prazos para ajustá-los conforme o resultado
obtido pelos estudantes que pode ficar
além ou aquém do previsto. As estratégias utilizadas para promover a
aprendizagem fracassaram? Os tempos foram curtos ou inadequados à realidade
local?
É possível ser mais ambicioso no que diz respeito às metas de
aprendizagem? A revisão é importante também para fazer um diagnóstico de como a
instituição está avançando no processo de transformação da realidade.
Além disso, o plano
deve passar a incluir os conhecimentos adquiridos nas formações permanentes,
revendo as concepções anteriores e, quando for o caso, modificando-as.
- É projeto porque
reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de
tempo.
- É político por
considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes,
responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na
sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque
define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao
processo de ensino e aprendizagem.
( Fonte : Gestão
Escolar )
PERGUNTAS ESSENCIAIS
PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1. Pontos fortes da escola
2.
A Escola que temos
3.
A escola que queremos
Na prática, a
comunidade escolar deve começar respondendo à seguinte questão: por que e para
que existe esse espaço educativo? Uma vez que isso esteja claro para todos, é
preciso olhar para os outros três braços do projeto. São eles:
A proposta curricular - Estabelecer o que e
como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo
e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.
A formação dos professores - A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas.
A gestão administrativa - Que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da "escola que se quer".
Quem deve elaborá-lo e como deve ser
conduzido o processo? A elaboração do projeto pedagógico deve
ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade
escolar: funcionários, pais, professores e alunos
O QUE NÃO PODE FALTAR NO PPP
Nossos
Valores
A
PROCEDÊNCIA: Honramos nossa origem e história e
preservamos o nome da escola como referência em ensino de qualidade junto à
comunidade.
A
QUALIDADE: Oferecemos aos nossos alunos um
ensino de qualidade que os capacite a desempenharem bem seu papel na sociedade.
A
PARTICIPAÇÃO: Proporcionamos entre nossos
profissionais o trabalho em equipe, onde cada pessoa dentro da escola contribui
e partilha suas tarefas de conhecimentos, para enriquecimento do processo
ensino-aprendizagem.
A
CRIATIVIDADE: Valorizamos e incentivamos a
criatividade e a inovação na realização das atividades dos profissionais e dos
alunos.
Nossa
Visão de Futuro
Seremos
uma escola de referência e qualidade de ensino em nossa cidade, primando pela
qualidade e criatividade no ensino que ministramos, pelo trabalho
participativo, eficaz, inovador e responsável desenvolvido pela nossa equipe,
respeitando nossos alunos, pais e comunidade escolar, contribuindo para uma
sociedade onde se efetive o princípio da igualdade.
Nossa
Missão
Sentindo-nos orgulhosos da origem que ostentamos,
estabelecemos como nossa missão preservar o nome da escola como
referência em proporcionar um ensino de qualidade em nossa cidade,
assegurando aos nossos alunos uma educação crítica, participativa e de
excelência.
Nossos
Objetivos Estratégicos
·
Melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem;
·
Melhorar o resultado da escola
Bom
trabalho
Valdinere
Alves
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