1- Tema:
Poesia
2- Título:
3 Justificativa:
O modo de vida das pessoas nos dias de hoje, com o apelo cada vez maior a aparelhos eletrônicos, torna insignificante a concentração e os momentos de análise decorrentes do exercício da leitura e da escrita. Tendo em vista que, quem não entende o que lê, não consegue interpretar e construir conhecimentos faz com que a escola busque atrativos para desenvolver esta competência.
Sem o desenvolvimento da interpretação, todas as disciplinas terão dificuldades de aprofundar os conteúdos e avançar na construção do conhecimento. O Hábito da leitura é o primeiro passo para que a interpretação ocorra, ou seja, ao menos, potencializada. Portanto é uma ação não apenas da língua portuguesa, mas de todo currículo escolar.
Sabendo que o contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas, seja nas cantigas de roda, parlendas, adivinhas e até mesmo nas frases de amor, agendas ou músicas que ouvíamos e dizíamos na adolescência, acreditamos, então, ser essa uma ferramenta importante e interessante para que a aproximação com a poesia aconteça concretamente. Permitindo ao aluno, conhecer autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético, assegurando assim que o educando ensaie seus próprios passos em poesia.
O projeto Poesia, trabalhará a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisa, análises, interpretações, reescrita e reestruturação, onde o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos expressivos da linguagem poética.
4- Objetivos
4.1- Objetivo Geral:
Motivar para a necessidade da leitura e interpretação como fundamentos da compreensão de mundo e familiarizar-se com a linguagem poética, sentindo prazer em ler, ouvir e produzir poemas e, sobretudo, ter motivação para expor suas emoções.
4.2- Objetivos Específicos:
· Despertar o gosto pela leitura;
· Incentivar o prazer em ler poesias;
· Identificar os sentimentos nas poesias lidas;
· Conhecer vida, obras e pensamentos de autores;
· Auxiliar na desenvoltura dos estudantes e no desenvolvimento da capacidade de interpretação, expressão, oralidade; pronúncia e postura;
· Produzir poemas;
· Tornar o aluno mais competente na comunicação oral e escrita.
·
5- Metodologia:
O projeto Poesia será desenvolvido nas seguintes etapas:
Etapa 1: Apresentar a proposta aos alunos ressaltando a importância de conhecer, ser capaz de apreciar e de produzir poesias;
Etapa 2: Conversar com os alunos sobre poesia, saber se conhecem alguns poemas, se gostam ou não e por quê. Conferir se identificam as canções populares como poemas. Pedir para que façam o registro das letras que mais gostam no caderno e lerem para a turma. Escutar as músicas e cantar. (Ponto de partida para poesias mais elaboradas);
Etapa 3: Levar livros de poesias para a sala de aula, deixar que os alunos leiam. Pedir para que observem o autor, tema, título, ilustrações. Pedir para que escolham a poesia que mais gostaram para declamar ou ler para os colegas;
Etapa 4: Apresentar algumas poesias e propor que leiam e observem os títulos, os temas, as ilustrações, a estrutura e aproveitar para falar dos autores. Pedir para que escolham o poema que mais lhes chamou a atenção e expliquem a razão de sua escolha;
Etapa 5: Trabalhar com acrósticos;
Etapa 6: Trabalhar com paródias, onde os alunos deverão criar as mesmas e apresentar para os colega da escola e expor a construção no mural;
Etapa 7: Trazer novamente livros de poesia para sala de aula e fazer outra aula de leitura ( ler por prazer), por distração, para gostar de poesias.
Etapa 8: Momento em que os alunos produzem suas próprias poesias. Pedir que pensem em um tema. Pode ser sugeridos temas e colocar no quadro para ser escolhido pelas crianças.
Etapa 9: Após as poesias revisadas e reescritas os alunos digitarão as mesmas que serão organizadas em uma coletânea chamada
Etapa 10: Os professores em conjunto com a direção e auxilio dos alunos farão o lançamento da coletânea com a apresentação de algumas poesias para a comunidade escolar.
Etapa 11: Fazer uma avaliação com os alunos e professores, retomando as etapas do projeto e fazendo um balanço dos progressos alcançados e dificuldades que precisam ser superadas, para continuar progredindo na construção do conhecimento.
6- Orçamento:
As despesas relativas ao material de reprodução dos textos pelos alunos serão arcadas pela escola.
7- Cronograma:
Atividades
|
Meses
| ||||||
Mai
|
Jun
|
Jul
|
Ago
|
Set
|
Out
|
Nov
| |
Apresentação do projeto aos alunos
|
x
| ||||||
Leitura de Poesias
|
x
| ||||||
Trabalhos relacionados a poesias
|
x
|
x
| |||||
Produção de poesias
|
x
|
x
| |||||
Reestruturação e escolha de poesias para coletânea.
|
x
|
x
| |||||
Digitação da poesia e elaboração da coletânea
|
x
|
x
| |||||
Lançamento da coletânea e apresentação de poesias.
|
x
|
8- Considerações Finais
No decorrer do desenvolvimento do projeto, todos os alunos incentivados pelos professores participarão das atividades relacionadas.
Com isso acreditamos que nossos alunos se sentirão mais ligados a esse tipo de expressão escrita apreciando lê-las, interpretá-las e escrevê-las sanando dificuldades e aumentando seus conhecimentos.
9- Referências Bibliográficas:
ANDRADE, Carlos Drummond de Andrade. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: temas transversais.
MORIN, Edgard.Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.
RESENDE, Vânia Maria. Literatura infantil & Juvenil-vivências de leitura e expressão criadora. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 1997.
ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1982.
Nenhum comentário:
Postar um comentário