PROJETO: ÁFRICA E BRASIL: CONHENCENDO ONTEM, TRABALHANDO
HOJE E CONSTRUINDO O AMANHÃ...
“Uma boa árvore é aquela que se lembra da semente que a gerou”
Provérbio Africano
Língua Portuguesa
Pesquisar algumas palavras de origem africana que fazem parte do nosso
vocabulário, para atividade de leitura e escrita;
Trabalhar com lendas e histórias africanas que tratem de diversidade
como:
Menina Bonita do
Laço de Fita, de Ana Maria Machado, O Pássaro-da-Chuva, de Kersti Chaplet, o
gibi Zumbi dos Palmares (produzido em 2001 pela Editora Lake , é distribuído
gratuitamente.), Gosto de África de Joel
Rufino dos Santos , Lendas Africanas de Júlio Emílio Braz , além de familiares
dos alunos afro-descendentes que podem ser convidados para contar histórias de
sua vida,de modo que estas informações poderão ser transformadas em texto.
História
Buscar nos livros didáticos e paradidáticos informações que esclareçam ao
aluno que o continente africano já existia muito tempo antes do continente
europeu. Por exemplo No império de Gana, os monarcas se
reuniam todos os dias com os súditos para papear, ouvir reclamações e tomar decisões.
Essas informações são comparadas com o modo de vida do negro no nosso país, na
época da escravidão, nos quilombos e nos dias de hoje.
A tradição
oral é forte nas culturas africanas, mas os povos também sabiam ler, escrever e
viviam em cidades desenvolvidas, assim os alunos podem construir maquetes da cidade antigas do continente
africano.
Miséria, epidemias e guerras civis existem hoje
nos diversos países da África como as guerras civis em Angola e em Ruanda , mas
também estão presentes em outros lugares. A partir desta informação os
alunos podem pesquisar problemas comuns
do Brasil e dos povos africanos como a
fome e a epidemia de Aids. E desta pesquisa os alunos poderão até produzir um programa de rádio e ou um jornal
informativo.
Geografia
A África não é um país, e sim um continente. Essa afirmação pode parecer absurda, mas não Há uma tendência em falar da África como se todos que ali vivem tivessem os mesmos hábitos e tradições. Através da construção de mapas , os alunos conseguirão localizar os diversos países existentes do continente e quais foram os seus colonizadores e as riquezas de cada região
Ao falar sobre os diversos povos, é
possível destacar as contribuições de cada um para a economia do Brasil
Colônia. É importante que os alunos saibam que os negros trouxeram para cá a melhor tecnologia dos
trópicos como a enxada, o arado e técnicas de irrigação . Tanto que os donos
das terras encomendavam aos mercadores mão-de-obra especializada para a atividade
de seus domínios.
Ciências naturais
Somos todos africanos ...
Há 7 milhões de anos houve a
separação entre as linhagens do macaco e do que viria a ser o homem mais tarde.
Os fósseis mais antigos de nossos ancestrais foram encontrados no Vale da
Grande Fenda, formação que atravessa a Etiópia, o Quênia e a Tanzânia. Milhões
de anos depois, o Homo erectus teria partido dessa região para povoar a Ásia e
a Europa, onde se transformou em homem de Neanderthal. Os que continuaram na
África evoluíram para a espécie sapiens, que mais uma vez migrou, dizimando ou
substituindo os neandertais e os hominídeos asiáticos. E assim o planeta foi
povoado.
O professor ao
trabalhar este tema deverá ressaltar a importância ao abordar a evolução das espécies,
esclarecendo que biologicamente todos os seres humanos são parecidos e que as
pequenas diferenças físicas não interferem na capacidade intelectual. E isso
vai ajudar o aluno a desmontar o falso embasamento científico
que subdividiu a humanidade em raças, no século 19, idéias que perduram até
hoje.
Matemática
Simetria,
geometria e cálculo
Ao conhecer a cultura egípcia, os alunos podem
estudar as pirâmides e os triângulos,
olhando gravuras que retratam a construção dos monumentos, eles tentam estimar
a quantidade de pessoas que trabalharam na obra e de tijolos usados.
Língua
estrangeira
Reggae e biografias
Reggae e biografias
O professor poderá levar algumas letras de músicas do
afro-descendente jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e textos em
inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X e Martin Luther
King.
Artes
Na dança, nas máscaras e nos desenhos
Os elementos da cultura dos povos
africanos poderão ser desenvolvidos em todas
as séries,trabalhando conceitos
de arte abstrata e geometria , mitos , adereços
e máscaras relacionando essas
produções às manifestações artísticas do continente europeu. O grande desafio é
não resvalar no preconceito nem cair no encantamento do exótico, pois a cultura dos povos africanos é pouco
conhecida para nós, fica fácil se deslumbrar com o diferente e esquecer de dar
valor às culturas africanas em sua essência.
Educação física
Vamos jogar
iitop ou mbube-mbube?
Para a disciplina que se dedica à educação do corpo,
brincadeiras que privilegiam as competições em equipe. Assim o professor poderá
apresentar para os alunos o iitop,
o mbube-mbube (ou o tigre e o impala)
e
jogos como o yote e a mancala. Ele
iniciará contando a história do jogo e
os valores da cultura africana presentes em cada um. Veja como construir o kalah, versão do mancala e conheça as regras
dos outros jogos.
*http://revistaescola.abril.com.br
Quer saber mais?
Colégio Estadual Marquês de Maricá, R. Marquês de Maricá, s/n, 40310-000, Salvador, BA, tel. (71) 3244-3120
Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, R. Baden Powell, 409, 91110-040, Porto Alegre, RS, tel. (51) 3340-0822
Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, R. G, 1, quadra J6, s/n, cj. Graciliano Ramos, 53073-340, Maceió, AL, tel. (82) 3354-4343
Escola Estadual Luigino Burigotto, R. Ambrosina Henrique, 65, 13486-449, Limeira, SP, tel. (19) 3451-2643
Escola Internacional de Alphaville, Av. Copacabana, 624, 06472-001, Barueri, SP, tel. (11) 4195-6686
Escola Municipal de Educação Básica Antonio Stella
Moruzzi, R. Teotônio Vilela, 501, 13568-000,
São Carlos, SP, (16) 3372-5000
Escola Municipal Arthur de Sales, R. Antonio Carlos Magalhães, s/n, 41925-010, Salvador, BA, tel. (71)
3354-9438
Bibliografia
A África na Sala de Aula, Leila Leite Hernandez, 679 págs., Ed. Selo Negro, tel. (11) 3872-3322,
88,80 reais
Superando o Racismo na Escola, Kabengele Munanga (org.), 204 págs., Ed. MEC/BID/UNESCO, distribuição
gratuita pelo e-mail luciabraga@mec.gov.br
Projeto elaborado por:Professor
Gabriel K.Sima
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