quarta-feira, 11 de julho de 2012

projeto folclore


projeto folclore

ELABORADO PELOS ALUNOS E PROFESSORA
ALESSANDRA RIBEIRO DE PAULA AZEVEDO
DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


AGOSTO DE 2008
PROJETO DIDÁTICO TEMA: O FolcloreTurma: 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALMês: Agosto.

Apresentação.
Este projeto consiste na confecção de um livro contendo algumas histórias do folclore brasileiro para presentear os alunos e seus familiares.
1. JustificativaFolclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa, o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.O saber folclórico é o que aprendemos informalmente no mundo, por meio do convívio social - por via oral ou por imitação. Ele é universal, embora aconteçam adaptações locais ou regionais, como conseqüências dos acréscimos da coletividade."Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier)O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais. Outra experiência folclórica, a culinária resulta do encontro de diferentes culturas, diversidade do clima e abundância de recursos naturais. por meio dela o professor pode trabalhar os sentidos, a matemática, a estética e a saúde alimentar dentre uma infinidade de outros aspectos.2. Objetivos:Levar os alunos à:- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;- Conhecer a importância do folclore para a comunidade.- Propiciar o contato com este gênero de texto.- Promover a ampliação do repertório de lendas.- Sensibilizar as crianças para a preservação de lendas da cultura popular.- Criar situações contextualizadas de escuta, escrita e reconto de lendas.
- Escutar atentamente as histórias.- Gostar de ouvi-las.- Conhecer algumas lendas e personagens do folclore.- Escrita de leitura da lista de personagens.- Aprender a escrever e revisar textos.
3. Metodologia:As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmos ainda criarão desenhos que possam ilustrar os textos ( parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema.4. Conteúdos trabalhados nas Disciplinas:Língua Portuguesa: ortografia, escrita e leitura.Artes: criatividade, expressão gráfica.historia e geografia: as regiões, os costumes, a maneira de expressar-se.5. Atividades:- pesquisar sobre o folclore- discutir com o grupo a cultura popular brasileira.- construir um texto próprio sobre o folclore.6. Produção Final:Confecção de um livro de folclore a partir dos próprios trabalhos e campeonato de adivinhas.7. Avaliação:A avaliação será através de registro por parte do professor em sala de aula frente a participação de cada aluno de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.Avaliar a participação do grupo, durante a confecção do livro e durante o campeonato de adivinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário