Projeto:
Semana da Pátria
Título: Independência - Conquista de Cidadania que se Faz a cada
Momento
Período: 02 a 06 de setembro
Justificativa:
É
preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a
conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos
e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes
realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior
compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Objetivos:
Ao final das atividades cívicas: pesquisas, debates, trabalhos
artísticos, murais, auditório; os alunos deverão ser capazes de:
·
Despertar
o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
·
Despertar,
através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio
escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
·
Incentivar
o amor à Pátria;
·
Cantar
e interpretar o Hino Nacional;
·
Conhecer
e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa
do Brasil.
·
Conhecer
as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;
·
Conhecer
a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania
e resgatando os valores éticos e morais.
Desenvolvimento:
02/09- Abertura - 07:00 h - hasteamento da
Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional - Direção;
·
Paródias
- Pátria;
·
Trabalhar
o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas;
·
Confecção
de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos;
·
17:00
h - descimento da Bandeira Nacional.
03/09
- Sala de
Informática: Turmas envolvidas - 5ªs séries - Interpretação do Hino
Nacional - Microsoft Word;
Sala de
Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto,
acróstico, poesia.
04/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas
6ªs séries - Trabalhar o mapa do Brasil - estados, capitais e suas
respectivas siglas- Microsoft Excel;
Sala de
Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados de: população,
área, hidrografia, relevo, vegetação e clima; nas 5ªs séries,
trabalhar Minas Gerais.
05/09 - Sala de Informática - Turmas envolvidas
- 7ªs séries - Símbolos da Pátria - Microsoft Power Point, Paint;
Sala de
Aula - Confecção de mapas: país, Minas Gerais, Pedra Azul e Localização - 5ª e
6ª série;
Cidadania
- a importância de votar - 7ª e 8ª.
06/09
- Sala de Informática
- Turmas envolvidas - 8ªs séries - dados do Brasil - Microsoft Excel
Sala de
Aula - Produção de Texto - Sugestões de temas:
- Brasil sempre Brasil;
- A pátria se constrói;
- Brasil, terra que eu amo;
- Independência não se faz num dia, mas
a cada momento;
- Por que gosto do Brasil;
- Brasil mostre a sua cara.
Outras
Atividades:
- Concurso do Hino Nacional - Paródia;
- Coro falado;
- Slogan;
- Poesias;
- Danças;
- Interpretação e apresentação de
músicas sobre o Brasil;
- Interpretação de textos;
- Confecção de faixas;
- Palavras cruzadas;
- Caça-palavras;
- Charge;
- Seminário;
- Debates.
Sugestões
para Debates:
- O que é ser patriota hoje no Brasil?;
- Cidadania - como colocá-la em
prática?;
- Como viveu a maioria dos brasileiros?;
- A falta de patriotismo dos políticos
brasileiros;
- A importância do voto.
Obs.:
Os professores
escolherão dentre as sugestões dadas, trabalhos que melhor adaptem à série e
turma que lecionam. No término da semana, apresentarão números de sua
coordenação: poesias, versos, músicas, etc.. Deverão comunicar com antecedência
à comissão organizadora.
Consolidação:
Turno
Matutino: Passeata
Cívica;
Turno
Vespertino: Jogos
- sob coordenação da professora de Educação Física (organizar torneios ou
gincana).
Recursos
da Informática Utilizados:
- Microsoft Word
- Paint
- Microsoft Power Point
- Microsoft Excel
Recursos
Humanos:
- Todos os professores;
- Voluntários;
- Todas as turmas de 5ª a 8ª séries dos
turno matutino e vespertino.
Avaliação:
Ao
desenvolvermos o Projeto Semana da Pátria - Independência - Conquista de cidadania,
percebemos a grande mudança de comportamento dos alunos no desenvolvimento das
atividades; observamos a participação, o interesse, o empenho e o
relacionamento com os colegas.
Ao
propormos o projeto, encontramos até mesmo voluntários da própria escola
(alunos) para ajudarem a executá-lo.
Gostaríamos
de ressaltar que foi o primeiro projeto coletivo, mas não as primeiras
atividades realizadas na Sala de Informática, pois temos professores que já
levam seus alunos e ficam surpresos com a habilidade dos mesmos.
Foi um
sucesso, houve a participação e o entusiasmo de todos os professores,
supervisora, direção e facilitadoras na elaboração e execução do projeto.
Sentimos que foi uma experiência gratificante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário