sábado, 7 de julho de 2012

PROJETO GÊNEROS TEXTUAIS


PROJETO GÊNEROS TEXTUAIS

Período de execução
Turma:
Professoras coordenadora:

Justificativa:
O presente projeto visa a melhoria do ensino aprendizagem tanto na leitura como na escrita, oportunizando ao aluno o desenvolvimento nas produções textuais, bem como despertar o prazer de ler.
Objetivo:
Tornar o aluno em um leitor competente, dotado de bons hábitos de leitura e de estratégias para compreender o que lê.
Conteúdos:
Gêneros literários:
Poesia /Conto Tradicional/Fábula/Lenda/Carta/Bilhete/Diário/Conto de fadas
Mitos brasileiros/Crônica/Anúncio/Notícia/Instruções/Instrucional/Informativo
Biografia/Convite.
Metodologia:
Cópias de textos retirados da Coletânea do projeto Além das Palavras;
Leitura e interpretação;
Produção textual;
Leitura das produções elaboradas pelos alunos;
Seminário.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados no decorrer das atividades desenvolvidas em sala.
GÊNEROS TEXTUAIS
3. Componente curricular: Língua Portuguesa Turma: 7º ano B Ensino Fundamental Problematização: Falta de interesse e motivação dos alunos, pelos estudos.
4. Sendo a leitura o passaporte que nos permite viajar e entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e a comunicação. Sabendo da necessidade dos alunos de nossa escola a essas estruturas, esse projeto busca através de um trabalho conjunto e participativo, ajudar a desenvolver o hábito da leitura e produção de texto, possibilitando o conhecimento de vários gêneros textuais, sabendo diferenciá-los e caracterizá-los.
5. OBJETIVO GERAL Formar leitores críticos, viabilizar o aumento do domínio da leitura e da escrita, inserindo o computador e a internet como meios de conhecimento dos Gêneros Textuais.
6. AVALIAÇÃO: O aluno será avaliado durante todas as aulas, levando-se em consideração o interesse, a participação nas atividades realizadas, bem como a criatividade nas produções e apresentação dos trabalhos
7. Desenvolvimento A ideia do projeto foi bem recebida pelos alunos, apesar de ser uma turma que apresenta muitos problemas de indisciplina e falta de interesse pelos estudos, eles participaram do primeiro momento, na STE, com grande empenho.
8. No segundo momento escreveram um pequeno texto, uma síntese sobre o assunto pesquisado. Mas estamos com dificuldades neste terceiro momento, porque eles precisam pesquisar em livros, revistas, jornais, na biblioteca e em casa, os exemplos dos gêneros em estudo, percebemos que os alunos não estavam se empenhando, estavam desmotivados, por isso decidimos mudar um pouco a metodologia de trabalho.
9. No terceiro momento os alunos fizeram pesquisas, e usando mais recursos tecnológicos copiaram e colaram os textos, que foram recolhidos e organizados para a montagem do portfólio.
10. GÊNEROS ESTUDADOS LITERÁRIOS JORNALÍSTICOS 7º B EPISTOLARES PUBLICITÁRIOS INSTRUCIONAIS
11. TEXTOS COM LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL INFORMATIVOS
12. INÍCIO DO PROJETO Fonte: Escola
13. ALUNOS DESENVOLVENDO AS ATIVIDADES NA STE Fonte: Escola
14. Fonte: Escola
15. SITES PESQUISADOS http://www.magiagifs.com.br/ http://www.gifmania.com.pt/ http://www.pekegifs.com/mafalda.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário