PROJETO GÊNEROS
TEXTUAIS
Período de execução
Turma:
Professoras coordenadora:
Justificativa:
O presente projeto
visa a melhoria do ensino aprendizagem tanto na leitura como na escrita,
oportunizando ao aluno o desenvolvimento nas produções textuais, bem como
despertar o prazer de ler.
Objetivo:
Tornar o aluno em
um leitor competente, dotado de bons hábitos de leitura e de estratégias para
compreender o que lê.
Conteúdos:
Gêneros
literários:
Poesia /Conto
Tradicional/Fábula/Lenda/Carta/Bilhete/Diário/Conto de fadas
Mitos
brasileiros/Crônica/Anúncio/Notícia/Instruções/Instrucional/Informativo
Biografia/Convite.
Metodologia:
Cópias de textos retirados da Coletânea do projeto Além das Palavras;
Leitura e interpretação;
Produção textual;
Leitura das produções elaboradas pelos alunos;
Seminário.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados no decorrer das atividades desenvolvidas em sala.
Metodologia:
Cópias de textos retirados da Coletânea do projeto Além das Palavras;
Leitura e interpretação;
Produção textual;
Leitura das produções elaboradas pelos alunos;
Seminário.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados no decorrer das atividades desenvolvidas em sala.
GÊNEROS TEXTUAIS
3. Componente
curricular: Língua Portuguesa Turma: 7º ano B Ensino Fundamental
Problematização: Falta de interesse e motivação dos alunos, pelos estudos.
4. Sendo a leitura
o passaporte que nos permite viajar e entrar em contato com outros mundos,
ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e a comunicação. Sabendo da
necessidade dos alunos de nossa escola a essas estruturas, esse projeto busca
através de um trabalho conjunto e participativo, ajudar a desenvolver o hábito
da leitura e produção de texto, possibilitando o conhecimento de vários gêneros
textuais, sabendo diferenciá-los e caracterizá-los.
5. OBJETIVO GERAL
Formar leitores críticos, viabilizar o aumento do domínio da leitura e da
escrita, inserindo o computador e a internet como meios de conhecimento dos
Gêneros Textuais.
6. AVALIAÇÃO: O
aluno será avaliado durante todas as aulas, levando-se em consideração o
interesse, a participação nas atividades realizadas, bem como a criatividade
nas produções e apresentação dos trabalhos
7. Desenvolvimento
A ideia do projeto foi bem recebida pelos alunos, apesar de ser uma turma que
apresenta muitos problemas de indisciplina e falta de interesse pelos estudos,
eles participaram do primeiro momento, na STE, com grande empenho.
8. No segundo
momento escreveram um pequeno texto, uma síntese sobre o assunto pesquisado.
Mas estamos com dificuldades neste terceiro momento, porque eles precisam
pesquisar em livros, revistas, jornais, na biblioteca e em casa, os exemplos
dos gêneros em estudo, percebemos que os alunos não estavam se empenhando,
estavam desmotivados, por isso decidimos mudar um pouco a metodologia de
trabalho.
9. No terceiro
momento os alunos fizeram pesquisas, e usando mais recursos tecnológicos
copiaram e colaram os textos, que foram recolhidos e organizados para a
montagem do portfólio.
10. GÊNEROS
ESTUDADOS LITERÁRIOS JORNALÍSTICOS 7º B EPISTOLARES PUBLICITÁRIOS INSTRUCIONAIS
11. TEXTOS COM
LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL INFORMATIVOS
12. INÍCIO DO
PROJETO Fonte: Escola
13. ALUNOS
DESENVOLVENDO AS ATIVIDADES NA STE Fonte: Escola
14. Fonte: Escola
15. SITES
PESQUISADOS http://www.magiagifs.com.br/ http://www.gifmania.com.pt/
http://www.pekegifs.com/mafalda.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário